Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placas eletrônicas bebedouro/adega, marcas diversas, modelos diversos - esquentando transistores

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Oi Pessoal,

Tenho consertado alguns desses produtos: bebedouros, adegas que usam placas, que se assemelham no funcionamento das fontes de computador.

Quando é o elemento Peltier, ventilador, algum capacitor estufado...fácil.

Um problema que tenho pego quando é os transistores chaveadores em curto. Faço uma geral, em todos os capacitores (primário e secundário), nos

transistores menores do oscilador,  diodos, etc. E algumas placas, dessas que tem vários componentes pifados, voltam em alguns dias, com marca de

aquecimento na placa em torno dos transistores chaveadores.

Dou uma nova geral, analiso várias coisas, tudo ok. Alguns componentes, chego a trocar, mesmo medindo bons...E continua aquecendo muito os transistores.

Cheguei a usar transistores de reator e de fontes de PC de sucata, ou seja,  componentes originais.

Chego a desconfiar dos trafos chopper, visto que não acho nada.

Consertei muita fonte de PC, não davam esses problemas...

Alguém tem alguma experiências com esses produtos, ou já passou por isso?

Desde já, Obrigado pela atenção.

Moacir

Editado: por MoacirJP
adicionar informações
  • Joinha 1
  • 2 anos depois...
Postado

Olá amigo tudo bem  , gostaria de saber como ja pegou várias se poderia me dar alguma dica 

, estou com uma placa de adega , onde ja troquei tambem os transistores 13005 , resistores de 2ohms  , os transistores pegquenos e 2 diodos da ponte tambem esqueci de fechar a solda que chaveia para 110 o led vermelho acendeu (somente a placa sem os demais pois nao estou com o aparelho ) , apareceu 9V na saida  , nao queimou nbem esquentou  nada , foi so fazer a soida para chaevar ´para 110 mesmo ligado na lampada de serie queima novamente os transistores e 1 resistor de 2 instantaneamente .  

• Joinha 1
Postado
1 hora atrás, elo1972 disse:

Olá amigo tudo bem  , gostaria de saber como ja pegou várias se poderia me dar alguma dica 

, estou com uma placa de adega , onde ja troquei tambem os transistores 13005 , resistores de 2ohms  , os transistores pegquenos e 2 diodos da ponte tambem esqueci de fechar a solda que chaveia para 110 o led vermelho acendeu (somente a placa sem os demais pois nao estou com o aparelho ) , apareceu 9V na saida  , nao queimou nbem esquentou  nada , foi so fazer a soida para chaevar ´para 110 mesmo ligado na lampada de serie queima novamente os transistores e 1 resistor de 2 instantaneamente .  

Se esta a queimar , e porque ainda existe algum curto na linha, hoje não basta trocar o que queimou, tem que verificar a linha que atende as duas peças que voltaram a queimar, com isto se verifica curto, componente aberto ou com fuga, sempre parta do principio e com calma, pois fazer na correria so lhe tras prejuízos desnecessários. Pega a linha que esta chegando em um dos pinos 13005 e corra toda esta linha procurando primeiramente curto, se não haver nenhum, procure componentes que se ligam a esta linha para se certificar de que nada esta aberto ou com fuga, tudo de boa, faça isto com os demais pinos do 13005 e assim por diante ok Bem básico mesmo, isto vais lhe ajudar a conhecer a placa por menores e ajudara a entender o circuito e achar o problema de forma mais sistemática e assertiva, assim quando voltar a pegar outra placa como esta ou na mesma configuração que esta já terá gravado os passos que devera seguir e o reparo será muito mais rápido e assertivo e barato ok

Boa Sorte    :)

• Joinha 2
Postado

toda a parte dos resistores , diodos entre outros foram testados , o 494 tb foi trocado um curto nao acenderia a lampada de serie ou mesmo sem o jumper chaveamento do 110 ele nao deveria queimar tambem ? , isso que achei estranho so se o caso for o chopper mais vou continuar tentando agradeço pelo tempo gasto para a responder  fica meu joinha Valeu .

• Joinha 1
Postado
1 hora atrás, elo1972 disse:

toda a parte dos resistores , diodos entre outros foram testados , o 494 tb foi trocado um curto nao acenderia a lampada de serie ou mesmo sem o jumper chaveamento do 110 ele nao deveria queimar tambem ? , isso que achei estranho so se o caso for o chopper mais vou continuar tentando agradeço pelo tempo gasto para a responder  fica meu joinha Valeu .

sim se estiver algo em curto a lâmpada ira ascender sim com certeza, mas não desista, vai postando aqui o que vai encontrando e nos vamos tentando lhe ajudar da melhor maneiro possível ok, pois tem alguns defeitos cabulosos mesmo, que nos sega e passamos varias vezes por ele e não o achamos, verifica pontos de soldas frias ou mesmo algo anormal na face cobreada da placa, ou mesmo uma bolota de solda mau colocada, pois passei um perrengue com um note, pois o reparador anterior havia feito uma bolota mas não chegou a fecha o contato entre o terminal do componente e a placa, so achei depois de refazer quase todos os pontos da placa novamente. Mas faz parte meu nobre, mas vai postando ai e vemos como resolveremos este seu BO ok.

Boa Sorte    :)

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.