Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Projetor Epson Eb-x02 - Não Liga

Avalie este tópico:

Rods

Posts em destaque

Esse projetor não liga. Acredito que estou com problema na entrada AC. O capacitor principal de filtro não passa de 12VDc. Gostaria de uma ajuda aqui referente ao componente mostrado na foto. No conector (L e N) tenho os 127AC. Na ponte se medir entre o +AC e N do conector tenho os 127V. Se medir entre -AC da ponte e L do conector, tenho uma medida de apenas 1VAc. Acredito que o meu problema é como no video. Não tenho muita experiência com projetores mas acredito que o problema esta identificado. Gostaria de uma ajuda na identificação desse componente pois realmente não entendi muito sua função e se o meu raciocínio esta certo. Ali nos pads, T1 tem ligação direta com N da entrada. Se medir  entre T1 (N) e T2, tenho 117V, entre G e T2 tbm tenho 117V. Ha uma resistencia de 50R entre T1 e G.

WhatsApp Image 2023-09-19 at 15.21.13.jpeg

WhatsApp Image 2023-09-19 at 15.21.12.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Na maioria das vezes neste modelo o problema esta nos conversores dc-dc da placa principal normalmente capacitores em curto.

No seu caso não existe nenhuma tensão no segundario a fonte ?

Essas placas de fonte também apresentam problemas bem comuns de curto , e quando isso acontece o fusivel normalmente esta aberto.

• Joinha 1
Link para o comentário

@aletronic67 Obrigado pela ajuda amigo. Essas placas fontes de projetores ja recebem essa tensão provinda de uma placa bem protegida la na entrada, e todos os fusíveis estão ok. Estou recebendo a  alternada ali no conector corretamente. Tirei umas fotos ai para tentar melhorar o entendimento dos amigos. Não tenho nem DC ali na saída da ponte do primário, pois a AC esta não esta correta, só que esse componente me confundiu e não encontrei mt informação e nem esquema, que seria de total valia no meu caso. Estou com vontade de ligar a entrada diretamente ali na ponte com uma lâmpada em série só p testes, mas qt mais informação tiver, sempre é melhor. O problema esta bem identificado, e a dificuldade é a substituição desse bendito cujo.

WhatsApp Image 2023-09-22 at 12.25.26(1).jpeg

WhatsApp Image 2023-09-22 at 12.25.26.jpeg

WhatsApp Image 2023-09-22 at 12.25.25(1).jpeg

WhatsApp Image 2023-09-22 at 12.25.25.jpeg

Editado: por Rods
Link para o comentário

Então , já vou te informar que não existe esquema destes produtos da Epson. Eu trabalhei durante muito tempo para autorizado da Epson e posso te dar esta certeza.

Vou tentar te ajudar , em primeiro lugar se vc acha que o problema é na placa da fonte  então vc deve trabalhar com ela desconectada da placa principal, porque se houver curto nos conversores dc-dc  a fonte arma proteção e simplesmente não funciona nada. Então faça o seguinte , tira a fonte coloca um cabo ac direto ou de preferencia com uma lampada serie. Liga na energia e olha na saída se existe alguma tensão , normalmente aparece uma tensão de 8v que quando acionado power on , vai para 17v. 

Essa fonte é uma fonte chaveada simples com circuito PFC , inclusive esse PFC vai alimentar a fonte ballast.

Acredito que se vc conhece o funcionamento de fontes chaveadas , não terá problemas no reparo , desde que também tenha o material , caso contrario sugiro a vc procurar um profissional habilitado na sua cidade.

Link para o comentário

@aletronic67 Amigo acredito que o esquema elétrico com certeza existe não é mesmo, como montar um projeto desse sem desenvolver um esquema? Só não ficam disponíveis por ai como outros. Estranho uma assistência técnica da marca/fabricante não ter acesso a esse conteúdo. Placa fonte sempre desconectada para reparos, isso é de praxe. Em relação a testar medir, trocar, meu conhecimento me capacita bem sim. Fontes chaveadas aparecem aqui com uma certa frequência para reparos. A única duvida que indaguei aqui é a identificação desse componente e como ele trabalha. Pelo que pesquisei é um 'dobrador' que tem um certa função de proteção.

Link para o comentário

Então amigo , é obvio que o fabricante tem o esquema , porem  eles não disponibilizam para nenhum dos seus postos autorizados e mesmos seu pessoal em São Paulo. Já estive diversas vezes em treinamento  na fabrica e alias , foi dito para minha pessoa que não interessava publicar esquemas eletricos , porque não interessava ao fabricante que fizéssemos conserto destas placas, ou seja , a questão é bem clara , eles precisam que comprem aparelhos novos.Entendeu ? 

É claro que existe o manual de serviço , mas sem qualquer diagrama elétrico . Apenas a parte de desmontagem e uso de software. Alias isso não é novidade , LG, Samsung entre outros gigantes a muito tempo também não tem mais feito manual de serviço com diagrama esquemático. Como mencionei antes , não existe interesse deles no conserto de placas ,apenas trocas de placas inteiras.

obs: Essa placa de fonte dos projetores Epson e sua fonte ballast não são fabricados pela Epson. Eles compram de fabricas menores , apenas a placa principal é fabricadas por eles. Alias sse conceito também é usado por LG e Samsung nas suas tvs.

Sobre tudo que Mencionei , pode ficar tranquilo sobre a realidade. Tenho uma loja aqui no Rio de Janeiro e sou profissional a 38 anos da área.

Espero que realmente encontre o problema da sua fonte.

www.aletronic.com.br

certificado Epson.jpg

Link para o comentário

Meu amigo  @William_R , obrigado! Estava esperando aprovação do orçamento pelo cliente então tentei colher o máximo de informação possível, como alguém que ja tenha tido uma experiência nesse componente. É muito chato para remove-lo, por isso esperei a aprovação. Todos os transistores e a ponte de diodo estão em um dissipador que para ter acesso, é preciso remover/dessoldar tudo para se chegar ao parafuso que vai remove-lo. Toda pesquisa que fiz, recomenda-se a troca da placa inteira, acredito que um pouco se da pelo trabalho em se fazer o serviço. Assim que conseguir, vou postar. Muito gente procura informação desse componente e sempre ninguém obtém respostas, ao menos nas pesquisas que fiz. Mais uma vez obrigado!!

Link para o comentário

Uma vez precisei desmontar uma placa destas, @Rods quando li o seu comentário acima lembrei imediatamente do trabalhão que tive para remover o dissipador. Realmente é bem complicado...

Infelizmente não obtive êxito na ocasião, mas espero que consiga resolver o seu problema.

Abraços!

• Joinha 1
Link para o comentário

20 horas atrás, elias.girardi disse:

Uma vez precisei desmontar uma placa destas, @Rods quando li o seu comentário acima lembrei imediatamente do trabalhão que tive para remover o dissipador. Realmente é bem complicado...

Infelizmente não obtive êxito na ocasião, mas espero que consiga resolver o seu problema.

Abraços!

Vc realmente sabe do que estou falando Elias . Não tem nem como prender uma terceira mão nessa plaquinha complicada. Sobrou para o meu caçula me ajudar!! 😅

Meu amigo @William_R como sempre vc acertou em cheio, é um Triac sim, um 3CT16S.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Haha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...