Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT). Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado. Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo. Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes. Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos. Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. Editado: 5 de Outubro de 2023 2 anos por Cristiano Freitas Não consegui o reparo.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos @Cristiano Freitas , essa tensão VCC_GT costuma aparecer quando termina de carregar o sistema operacional, é normal quando ligar a placa essa tensão não estar presente. As outras tensões estão todas presentes quando vc liga a placa? Te sugiro começar com a regravação da BIOS.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Autor Já fiz a regravação. Vi alguns vídeos aqui referente a este modelo de placa e esta tensão é habilitada junto, até mesmo no esquema tem esta informação.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos 5 horas atrás, Cristiano Freitas disse: Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT). Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado. Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo. Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes. Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos. Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. Olá Quais tensões vc tem no PU903? verificou que o procesado aquece?
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos @Cristiano Freitas @jhoe1981 Colegas, Eu tenho conseguido resolver alguns casos assim simplesmente pegando a bios original da própria placa, que não sobe vídeo, limpando a região ME e voltando com a bios. Boa Sorte! Roberto
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Autor @jhoe1981 Ele tem as mesmas tensões comparadas ao PU901 que tem o circuito idêntico, porém no pino 2 do PU901 que está funcionando ele fica com 0,14v e tem sinal PWM e já no PU903 ele tem 2v e não tem sinal PWM. O detalhe que ao remover a bios e ligar sem ela o PU903 entra em funcionamento gerando o sinal PWM e aparece a tensão na PL906.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Autor @Roberto275803 O grande problema que esta placa chegou para mim já mexida e a bios já tinha sido sacada, ou seja bem provável de não estar com a firmware original. Mas tentei 3 arquivos diferentes pegos aqui no site e todos ficam com mesmo sintoma.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Autor O chip da bios que está aqui é 25Q64JVSIG, não sei se é este mesmo o original e se caso não seja se é compatível.
Postado 22 de Setembro de 2023 2 anos Autor Ontem lendo aqui no fórum a muitos casos parecidos, que utilizei até mesmo para seguir a sequência de partida da placa e tudo indica estar funcionando e nada de gerar vídeo. Um detalhe muito curioso é que ao dar partida com um teclado ligado pela porta usb, vejo que ao cair o consumo a zero e depois ele voltar a consumir o teclado pisca as 3 luzes, e fica com um consumo de aproximadamente 170mah mas a tecla num lock não ativa e desativa. Vento isso estou trabalhando com uma tela ligada a ele para efetuar os testes e nada de vídeo. Ontem seguindo uma dica aqui do site eu desabilitei a memória onboard e utilizei uma externa e mesmo sintoma. Tem 2 casos resolvidos com este problema mais no momento não tenho créditos para a compra e visualização.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos Autor Bom dia a todos! Até hoje estou com este notebook na bancada aguardando se alguém tem alguma outra dica que possa me ajudar a solucionar este problema, consegui ganhar tempo com o cliente para ver se conseguia por aqui mais alguma informação que pudesse estar resolvendo este equipamento.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos @Cristiano Freitas Qual o consumo em A da placa quando vc a liga?
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos Autor @Rods Ao ligar ela fica com 500Mah e após uns 5 segundos ela desce para 200Mah, depois reseta e sobe novamente a 500Mah e desce novamente para 200Mah e fica direto neste consumo ligado sem vídeo.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos Autor @Rods Todas as tensões presentes com exceção da VCC_GT, mas pesquisei bastante e alguns falam que esta tensão só aparece ao iniciar o sistema operacional.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos @Cristiano Freitas VCC_GT é a alimentação do vídeo gráfico dentro encapsulamento do processador. Jamais o sistema operacional vai subir se essa tensão não aparecer, acredito. Com esse sintoma e esse consumo, uma regravação do ECBIOS no SIO seria valida.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos Autor @Rods Eu realmente achei estranho estas afirmações feitas por outros técnicos, mas não tenho este conhecimento suficientes para questionar. A respeito da firmware do SIO eu não tenho gravadora ainda para fazer este serviço. Não sei se chegou a ler acima na postagem, esta tensão VCC_GT ela aparece caso eu ligue o equipamento sem a bios, daí tirei a conclusão de que o setor do PWM e mosfet referente a esta tensão estavam bons. Ao ver que as tensões estavam presentes parti para a tentativa de desativar a memória onboard e usar apenas a do slot mas sem resultado. Vi aqui no site que alguns disponibilizavam a firmware ECBIOS, mas como não achei a eprom junto ao SIO logo percebi que se tratava de um SIO com a firmware embutida. Na busca aqui no site por informações vi que tem se não me engano 2 casos resolvidos que poderia me dar uma luz, mas estou sem acesso no momento a casos resolvidos de notebook.
Postado 27 de Setembro de 2023 2 anos Autor Depois da primeira postagem de hoje eu cheguei a tentar limpar a região de 2 bios baixadas aqui do site, mas após a limpeza ambas o notebook não sai de 110Mah de consumo.
Postado 28 de Setembro de 2023 2 anos Autor Infelizmente não consegui resolver, vou estar montando o notebook para devolver ao cliente. Como mencionou @Rods pode ser necessário a gravação da firmware EC e eu não tenho a gravadora ainda para este serviço. Tenho outros notebooks na fila aguardando e preciso fazer a fila andar. Obrigado a todos pela ajuda.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.