Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Aspire A-515-51-51UX / LA-E891P C5V01 Rev: 1C / Sem tensão VCC_GT (devolvido ao cliente)

Featured Replies

Postado

Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT).
Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado.
Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo.
Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes.
Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos.
Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. 

Editado: por Cristiano Freitas
Não consegui o reparo.

Postado
  • Autor

Já fiz a regravação.
Vi alguns vídeos aqui referente a este modelo de placa e esta tensão é habilitada junto, até mesmo no esquema tem esta informação.

Postado
5 horas atrás, Cristiano Freitas disse:

Estou com este aparelho na bancada onde tem todas as tensões com exceção da PL906 (VCC_GT).
Sem a bios ela aparece esta tensão, este aparelho chegou na oficina porém já foi mexido, mas com boa aparência e sem nenhum componente ausente ou queimado.
Já fiz a regravação da bios retirado aqui do site mas sem resultado positivo.
Teste feito apenas com a memória onboard e também com outra de 4GB no slot, também já substituí por uma memória confiável de bancada que uso para testes.
Neste notebook tem 2 circuitos parecidos que são alimentados ao mesmo tempo, o que alimenta a PL904 e a PL906, tem 2 driver que os controlam que são PU901 e PU903, com medidas comparando estão bons, até mesmo pelo fato que com a ausência da bios o drive PU903 gera pulsos e com a bios ele passa a não gerar pulsos.
Estou neste momento sem saber qual seria o caminho para identificar este problema que com a bios ele para de gerar este pulso. 

Olá 

Quais  tensões vc tem no PU903? verificou que o procesado aquece?

Postado

@Cristiano Freitas @jhoe1981 

Colegas,

Eu tenho conseguido resolver alguns casos assim simplesmente pegando a bios original da própria placa,  que não sobe vídeo,  limpando a região ME e voltando com a bios.

Boa Sorte!

Roberto

Postado
  • Autor

@jhoe1981 Ele tem as mesmas tensões comparadas ao PU901 que tem o circuito idêntico, porém no pino 2 do PU901 que está funcionando ele fica com 0,14v e tem sinal PWM e já no PU903 ele tem 2v e não tem sinal PWM.
O detalhe que ao remover a bios e ligar sem ela o PU903 entra em funcionamento gerando o sinal PWM e aparece a tensão na PL906.

Postado
  • Autor

@Roberto275803 O grande problema que esta placa chegou para mim já mexida e a bios já tinha sido sacada, ou seja bem provável de não estar com a firmware original.
Mas tentei 3 arquivos diferentes pegos aqui no site e todos ficam com mesmo sintoma.

Postado
  • Autor

O chip da bios que está aqui é 25Q64JVSIG, não sei se é este mesmo o original e se caso não seja se é compatível.

Postado
  • Autor

Ontem lendo aqui no fórum a muitos casos parecidos, que utilizei até mesmo para seguir a sequência de partida da placa e tudo indica estar funcionando e nada de gerar vídeo.
Um detalhe muito curioso é que ao dar partida com um teclado ligado pela porta usb, vejo que ao cair o consumo a zero e depois ele voltar a consumir o teclado pisca as 3 luzes, e fica com um consumo de aproximadamente 170mah mas a tecla num lock não ativa e desativa.
Vento isso estou trabalhando com uma tela ligada a ele para efetuar os testes e nada de vídeo.
Ontem seguindo uma dica aqui do site eu desabilitei a memória onboard e utilizei uma externa e mesmo sintoma.
Tem 2 casos resolvidos com este problema mais no momento não tenho créditos para a compra e visualização.

Postado
  • Autor

Bom dia a todos!
Até hoje estou com este notebook na bancada aguardando se alguém tem alguma outra dica que possa me ajudar a solucionar este problema, consegui ganhar tempo com o cliente para ver se conseguia por aqui mais alguma informação que pudesse estar resolvendo este equipamento.

Postado
  • Autor

@Rods Ao ligar ela fica com 500Mah e após uns 5 segundos ela desce para 200Mah, depois reseta e sobe novamente a 500Mah e desce novamente para 200Mah e fica direto neste consumo ligado sem vídeo.

Postado
  • Autor

@Rods Todas as tensões presentes com exceção da VCC_GT, mas pesquisei bastante e alguns falam que esta tensão só aparece ao iniciar o sistema operacional.

Postado

@Cristiano Freitas VCC_GT é a alimentação do vídeo gráfico dentro encapsulamento do processador. Jamais o sistema operacional vai subir se essa tensão não aparecer, acredito. Com esse sintoma e esse consumo, uma regravação do ECBIOS no SIO seria valida.

Postado
  • Autor

@Rods Eu realmente achei estranho estas afirmações feitas por outros técnicos, mas não tenho este conhecimento suficientes para questionar.
A respeito da firmware do SIO eu não tenho gravadora ainda para fazer este serviço.
Não sei se chegou a ler acima na postagem, esta tensão VCC_GT ela aparece caso eu ligue o equipamento sem a bios, daí tirei a conclusão de que o setor do PWM e mosfet referente a esta tensão estavam bons.
Ao ver que as tensões estavam presentes parti para a tentativa de desativar a memória onboard e usar apenas a do slot mas sem resultado.
Vi aqui no site que alguns disponibilizavam a firmware ECBIOS, mas como não achei a eprom junto ao SIO logo percebi que se tratava de um SIO com a firmware embutida.
Na busca aqui no site por informações vi que tem se não me engano 2 casos resolvidos que poderia me dar uma luz, mas estou sem acesso no momento a casos resolvidos de notebook. 

Postado
  • Autor

Depois da primeira postagem de hoje eu cheguei a tentar limpar a região de 2 bios baixadas aqui do site, mas após a limpeza ambas o notebook não sai de 110Mah de consumo.

Postado
  • Autor

Infelizmente não consegui resolver, vou estar montando o notebook para devolver ao cliente.
Como mencionou @Rods pode ser necessário a gravação da firmware EC e eu não tenho a gravadora ainda para este serviço.
Tenho outros notebooks na fila aguardando e preciso fazer a fila andar.
Obrigado a todos pela ajuda.

• Cristiano Freitas alterou o título para Acer Aspire A-515-51-51UX / LA-E891P C5V01 Rev: 1C / Sem tensão VCC_GT (devolvido ao cliente)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.