Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida nobreak sms power sinus pciv021942

Avalie este tópico:

Lucas I M Moraes

Posts em destaque

bom dia, tudo bem?

prazer meu nome é lucas moraes e sou novo na comunidade, trabalho com manutenção eletrônica industrial ( inversores de frequência, soft starter, controladores de processo, nobreaks e etc...

atualmente estou com um nobreak na minha bancada que já identifiquei um curto no gnd da placa porem esse gnd esta em comum com com vários componentes e por sua vez não consigo achar o componente que esta em curto, gostaria de obter ajuda ou dicas de vocês para concluir minha analise técnica e iniciar o reparo do mesmo.

Editado: por Lucas I M Moraes
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia  joão lima, o curto esta no controle. mas o microcontrolador esta ok não esta danificado eu já removi da placa e continua o curta na placa também removi o circuito de potencia e o curto continua.

o curto esta em cima dos capacitores de cerâmica, eletrolítico smd e alguns cis porém quando eu removo eles da placa eles estão ok e o curto continua na placa, se tiver algum arquivo de esquema dessa placa me ajudaria muito por que ai eu conseguiria mapear melhor e realizar uma engenharia reversa para achar o componente danificado. 

esses que estão marcado são alguns dos componentes que estão acusando curto.

IMG_20231009_095637117.jpg

Link para o comentário

também desconfiei dele porem eu já havia removido da placa e curto ficou na placa, estou analisando uma possibilidade desse curto estar em outro ponto da placa pois aparentemente o gnd é o mesmo para outros pontos da placa, mas mesmo analisando os outros componentes da placa aparentam estar bons.

comecei a retirar componente por componente para testar separadamente cada um.

Link para o comentário

Eu costumo usar algumas técnicas que ajudam a detectar qual componente está em curto. Uma delas é a câmera térmica, com a ajuda de uma fonte de bancada (limitada em corrente) eu vejo qual o ponto que gera maior aquecimento na placa (geralmente um diodo ou capacitor cerâmico) e este componente é o que está em curto. Outra técnica é usar uma ponta Kelvin e ir encontrando a menor resistência, procurando mesmo na placa, encontrando o componente no qual a resistência está mais baixa ( visto que com a  ponta Kelvin uma trilha já acusa uma certa resistência).

Link para o comentário

Bom dia, eu consegui a achar o curto e realmente é um capacitor de cerâmico que estava em outro ponto da placa, na parte dos conectores dos coolers.

O capacitor em curto é o C31, e ele não tem identificação de capacitância se puder poderia me ajudar me informando qual a capacitância e  voltagem dele de acordo com o esquema elétrico, por favor?

IMG_20231010_084035915.jpg

Link para o comentário

Primeiro eu marquei todos os componentes que estavam em curto e depois comecei a realizar um aferimento minucioso removendo todos os componentes da placa que estavam acusando o curto e medindo-os separadamente. Nesse aferimento eu consegui detectar esse capacitor em curto dando exatamente a mesma leitura que estava dando na placa, assim que eu o removi da placa os outros componentes voltaram a dar suas medições normais e o curto estava nele. 

Atualmente na empresa que trabalho não temos a câmera térmica que seria de grande ajuda. 

Link para o comentário

• 1 ano depois...
Em 09/10/2023 às 09:56, Lucas I M Moraes disse:

bom dia  joão lima, o curto esta no controle. mas o microcontrolador esta ok não esta danificado eu já removi da placa e continua o curta na placa também removi o circuito de potencia e o curto continua.

o curto esta em cima dos capacitores de cerâmica, eletrolítico smd e alguns cis porém quando eu removo eles da placa eles estão ok e o curto continua na placa, se tiver algum arquivo de esquema dessa placa me ajudaria muito por que ai eu conseguiria mapear melhor e realizar uma engenharia reversa para achar o componente danificado. 

esses que estão marcado são alguns dos componentes que estão acusando curto.

IMG_20231009_095637117.jpg

Editado: por Priscila Cristiane
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...