Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido DELL INSPIRON 14Z- 5423-I5-DMB40-11289-1 travado na tela da bios

Avalie este tópico:

O. Paulo Souza Junior

Posts em destaque

Olá pessoas!

Estou com o dell de cliente acima descrito na bancada. Estava funcionando normalmente até que na manhã de ontem, ao ligar, travou na tela da Bios, sem carregar 1 nada da barra azul de load.

- zerar a CMOS pelo botão de power 30 segundos. Check
- zerar a CMOS pelo método old School (removi a bateria e fechei + e -). Check

- Zerar a CMOS pelo botão dedicado na própria motheboard (30 segundos). Check

- Trocar pelo menos 5 memórias. Check

- Fazer todo o anterior com o HD plugado e o HD desplugado. Check.
- Fazer todo o anterior com o mSSD plugado e o mSSD desplugado. Check

Ai entra o motivo de eu entrar no fórum, estou criando coragem de avançar para a parte de técnica em eletrônica nestas crianças e, após todos os vídeos que estudei, tudo indica que o próximo passo seria regravar a Bios... então:
- comprei ontem mesmo o kit Gravador Eprom CH341, com pinça jacaré... falta só chegar o bichão (hoje).
- Baixei o driver da Dell e extrai o .rom do arquivo. (

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
)

- Baixei os programas Eprom 1.29 e o Neoprogramer V2.2.0.10

Então vamos lá... estou com um medo da po##@ de fazer me#d@. Estou esquecendo alguma coisa? Algum cuidado extra no processo?
Como o computador dá tela e fiz todos os testes anteriores, estou desconsiderando, a princípio, a necessidade de procurar outros problemas via esquema elétrico.
Se não está claro... sim... é a primeiríssima vez que farei isso.

Editado: por O. Paulo Souza Junior
Não consegui resolver o problema e terceirizei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@O. Paulo Souza Junior Boa tarde, o processo correto de gravar a bios pelo gravador CH341 é não usando a pinça de jacaré, muito raramente ela funciona.

Vai ter que dessoldar a bios e gravar diretamente na gravadora. Atente para a tensão do CI, pois o gravador por padrão trabalha fornecendo 3,3 volts para a bios, caso o CI seja de 1,8 volts deve usar o adaptador que reduz a tensão. Para saber a tensão do CI pode procurar pelo datasheet na internet ou medir com um multímetro no pino 8 da bios qual tensão chega nele.

Outra dica de ouro: faça sempre um backup da bios original antes de gravar a nova. Caso a gravação não surta efeito, pode simplesmente voltar à bios que estava e você continua na mesma. Não vai piorar o problema do notebook.

Boa sorte!

Editado: por elias.girardi
  • Joinha 1
Link para o comentário

Show Elias! Super obrigado!
Já tinha visto mesmo que a pinça pouco atende. Vi os vídeos do DiskRecuperar que ele usa a pinça... mas já fora da motherboard.
Mal li o que você escreveu e já fui testar a voltagem... Preciso tomar urgente uma cachaça antes de fazer isso! A mão tremia mais que tudo, de tanto que já ouvi e li do risco de dar um curto nos testes de voltagem. Confirmado: 3.3
Backup: positivo! Não tem um vídeo de instrução que não fala da importância. Deve ser o maior responsável por dar merderê.

Super obrigado.... depois volto com o relatório da iniciativa.

Link para o comentário

@elias.girardi

Meu amigo Elias e a quem mais puder continuar no EAD com a anta aqui que vos escreve.

Depois de um dia inteiro nessa bagaça... não tive sucesso.

O backup anterior quando voltei para a CI a máquina nem sequer liga... fiz o comparativo pelo HxD e tem uma porrada de buffer vazio... só posso concluir que consegui fazer alguma coisa errada no backup.

Quanto à eprom, apaga, checa e grava e verifica sem problema nenhum a CI.

Testei as bios de versão A16 (a última versão da dell), A13 (primeira que baixei), A00 (última que tentei agora a pouco) e tudo dá o mesmo problema.

Dá um primeiro start sem tela, por alguns rápidos segundos. Desliga sozinho, fica por alguns segundos desligado e então religa... e aqui vem o problema... cadê a DROGA da IMAGEM na tela! Tem iluminação (famoso, "dá tela")... mas nada acontece. Como deu o mesmo problema nos 3 arquivos, resolvei voltar ao fórum antes de continuar minha saga... "A primeira BIOS a gente nunca esquece".

Vlw

• Joinha 1
Link para o comentário

@O. Paulo Souza Junior bom dia amigo… regravação de bios como nosso amigo já falou ideal sempre é tirar pilha da bios e desoldar o chip da placa! Pinça jacaré é uma péssima ideia nessas ch341…

Sem experiência com ferro de solda eu recomendo que desolde com soprador térmico!

Ferro de solda sem experiência pode acabar tirando algum resistor ou capacitor em volta da bios! Como vc aparentemente não terá créditos pra baixar a bios aqui do fórum estou deixando um j+   Pra que possa entrar nas assinaturas e fazer a compra do DOWNLOAD 1 com créditos ebr!! Assim poderá baixar a bios necessária! Recomendo que regrave primeiro um .bin e depois faça a atualização via pen drive!

te desejo sorte e sucesso!

precisando estamos a disposição!

Editado: por Kenny Rabugento
  • Joinha 1
Link para o comentário

• curtolo alterou o título para DELL INSPIRON 14Z- 5423-I5-DMB40-11289-1 travado na tela da bios
  • Moderador Global

@O. Paulo Souza Junior , seu tópico foi movido para a área correta » Notebooks

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

Vamos lá Senhores,

Voltei para o problema que motivou todo o início aqui... e mesmo com o mesmo problema... estou feliz para burro que voltou o loguinho da Dell.

@elias.girardi  Graças à essa bios, voltou a dar o logo do Dell. Tinha pesquisado no FDS e o indicado realmente era a A14, que ia ser meu próximo teste e vocês super ajudaram. Porém, voltou o problema inicial. A máquina liga, aparece o logo, mas não carrega nem sequer tico da bios. Se aperto o F12 ou F2 quando ligo, chega a ofuscar como se aceitasse o comando, mas não acontece nada, já trava na sequência.

@kazuki yano Winbond 25Q64FVSSIG O backup deu errado porque quando chegou a eprom, fui ligar o jacaré na placa mãe só a titulo de teste... como super leu, achei que todo o processo seria um sucesso depois. Agora já estudei que pode até ler, mas que para a troca de informação precisa do contato perfeito.

Meu colega de trabalho trabalha com celulares e tem bastante experiência com ferro de solda e soprador térmico. Ele está fazendo essa parte e eu a parte de software.

Agora, volto a ficar perdido... cacet@ viu...

Link para o comentário

@O. Paulo Souza Junior amigo

não sei se me passou algo na leitura porém vc não está testando só a placa?? Solta! Isso sem teclado sem touch sem driver de dvd?

Pilha bios tem 3v tranquilo??

Tenha em mente que um teclado ou drive de dvd por exemplo com defeito pode travar o note na logo da bios!

• Joinha 1
Link para o comentário

26 minutos atrás, Kenny Rabugento disse:

@O. Paulo Souza Junior amigo

não sei se me passou algo na leitura porém vc não está testando só a placa?? Solta! Isso sem teclado sem touch sem driver de dvd?

Pilha bios tem 3v tranquilo??

Tenha em mente que um teclado ou drive de dvd por exemplo com defeito pode travar o note na logo da bios!

Positivo! totalmente solta. Depois que limpo a estática, ela dá tela, se troco a memória para teste, já não dá tela novamente. Qualquer coisa que plugo já não dá tela novamente e aí tem que fazer novo reset no botão da placa. Sendo que não funcionou em nenhum teste com pente de 4gb de memória, somente de 2gb.

Link para o comentário

@O. Paulo Souza Junior memórias de acordo?? Pc3L ou pc3… pc3L funciona no lugar de uma pc3 mas não ao contrário!!! verifique!

No mais acredito que terá que testar outras bios disponibilizadas no fórum!

Testar 

Editado: por Kenny Rabugento
Link para o comentário

32 minutos atrás, Kenny Rabugento disse:

@O. Paulo Souza Junior memórias de acordo?? Pc3L ou pc3… pc3L funciona no lugar de uma pc3 mas não ao contrário!!! verifique!

Testar 

Positivo, memórias pc3, com a L também deveria funcionar. De qualquer forma, só dá logo no primeiro start e trava. Mesmo assim eu deixo uns 3 minutos... vai que né... não está super aquecendo. Vou continuar testando as bios e já relato.

Link para o comentário

1 hora atrás, Kenny Rabugento disse:

Testar 

kkkk O que fazer quando você tinha o direito a dois downloads por dia, e esse segundo download dá erro? kkkk 
O pior é que o adesivo da máquina é exatamente esse.

A explicação da Dell é que o note, efetivamente é o 5243, mas na sua versão com 8Gb de memória e 2 gb de vídeo dedicada, o nome comercial ficou 14z 5680. Logo, imagino que essa bios pode ser inclusive alterada para casos como o meu... que raiva kkkk.

Link para o comentário

Bom senhores... infelizmente tirando todo o processo de aprendizado nessa primeira troca de bios, pelo menos consegui voltar para como estava. Agora vou mandar para meu parceiro de manutenção em placas mães e vida que segue. Agradeço muito todos que ajudaram.

Abraços

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...