Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SOM Kita - INSM249 - Áudio distorcido

Avalie este tópico:

Posts em destaque

1 hora atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Sim, é uma caixa que aceita pendrive, cartão SD e também tem entradas de microfone.

13 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@JoeRob Não, só tem esse CI mesmo. 

Nesse caso o melhor caminho a seguir é o sugerido pelo colega @Edmilson Goncalves Preza , injetar um sinal de nível baixo na placa amplificadora e ver se o problema ocorre.
Faça o teste sem que o conector CN8 esteja ligado para que a placa do painel não interfira nos resultados. A entrada do TDA2030 é no pino 1, você pode começar injetando o sinal nele. Use um potenciômetro como mostrado na figura abaixo para ajustar o nível do sinal, comece com o potenciômetro no lado do GND, e vá aumentando aos poucos. Faça o teste em um TDA de cada vez.

image.png.2ba9872bfc8562f6feafb8b2b5b21b7f.png

• Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde. Desejo o mesmo para ti :). Não cheguei a solução, eu comprei um DSO-TC3 que é um gerador de sinais, testador de componentes e tem osciloscópio também para poder chegar a solução. Injetei um sinal de 1khz na entrada dos TDA2030A, em cada TDA a intensidade do sinal de áudio no auto falante é diferente, um é mais alto, outro é normal e o último é baixo. O que eu gostaria de saber é como vou saber se o problema de distorção está nessa placa ou na placa frontal com esses testes de injeção de sinal. Abraços.

Link para o comentário

Bom dia @MarceloRibeiroF94 .

• Pra isolar o problema você deve, inicialmente, testar somente a placa do amplificador, para isto você deve desconectar a placa frontal de CN8(?). A injeção do sinal deve acontecer "de trás frente" ou seja começa pelo pino 1 do CI e vai recuando pelo caminho do sinal até o ponto da entrada (CN8?) do sinal proveniente de outra placa.
  • Você injetou sinal de áudio diretamente nos pinos 1 de cada CI?
  • Saída para 3 autofalantes?
  • Verifica os capacitores de acoplamento (geralmente são menores e de baixa capacidade em uF e baixa isolação).
  • Joinha 1
Link para o comentário

@MarceloRibeiroF94 , após olhar novamente para esta foto, notei que tem alguns pontos frágeis de solda que sugiro que você os refaça, e até algum outro que não notei, principalmente algum que esteja com aparência mais escura, sem brilho, opaca. Muitas vezes quebramos a cabeça procurando a causa e ela pode ser mais simples e óbvia do que aparenta.

image.thumb.png.24c84c2ec6a1815aa1a16f8c37ae7aad.png

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

Em 01/12/2023 às 16:36, Edmilson Goncalves Preza disse:

@MarceloRibeiroF94 , de onde vem estes 3 fios conectados em CON6? 

Em 01/12/2023 às 22:44, MarceloRibeiroF94 disse:

@ohm @Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Desculpa pela confusão, eu tenho os -5v e 5v no OP-Amp. Os conectores do CON6 são para entrada RCA. 

• CON6 não são para entrada RCA, são 2 saídas de áudio:

image.png.7d2b0930ba6621dd8b324ace3e78cbea.png

image.png.4d48133255de5df714bbe7e52eea056c.png

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Sim, eu percebi depois que são saídas de áudio, inclusive elas estão boas, somente a saída de áudio do auto falante está ruim, somente o áudio que passa pelo OP-Amp está ruim, estou suspeitando do OP-Amp, comprei um e vou trocar. Eu fiz um seguidor de sinal e o áudio do RCA está OK. Vem três fios da placa frontal, um vermelho, amarelo e um branco. Em cada fio tem um áudio, sendo o vermelho e amarelo para a plaquinha do RCA e o branco é do auto falante. Com o seguidor de áudio o áudio sai OK no fio branco, mas ao chegar na entrada do TDA2030A ele sai todo errado. 

Link para o comentário

@MarceloRibeiroF94, se o sinal no seguidor está bom na entrada da placa, mas chega ruim na entrada do TDA, a falha está circunscrita no estágio do Operacional, podendo ser ele mesmo o problema ou capacitor de acoplamento, ou resistor alterado. 

Link para o comentário

Praticamente desisti já, troquei o Amplificador Operacional e não resolveu, ai eu prestei mais atenção e creio que o alto falante principal seja um subwoofer, por isso ele tem mais batida e menos voz, já que o agudo é feito pelos outros dois TDA e sai pelas duas saídas de áudio RCA. Então essa "caixa" é um subwoofer ao meu ver. 

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Oi, desculpa. Eu tô cheio de serviço na oficina, tanto é que postei sobre uma TV no fórum também que o cliente pediu urgência no conserto, e como o cliente desse som/subwoofer não tem pressa e me disse para fazer o serviço com calma eu acabei deixando um pouco de lado ele, eu vou mandar as fotos do interior.

Link para o comentário

@V5soundrestoration Olá. a "distorção" só acontece no áudio que vai para o alto falante grande, os outros dois TDA estão com áudio excelentes. Eu realmente tenho quase certeza que se trata daquelas caixas para computador, igual a da imagem abaixo. Mas como o cliente disse que ganhou de presente ela e não sabe de absolutamente nada a respeito dela, só me resta teorizar. 

unnamed (1).jpg

Link para o comentário

Vamos lá: Saídas já foram trocadas, o amp operacional também 4558 (cuidado que já comprei esse CI com defeito e penei com ele em uma mesa de som), as tensões + e - b estão OK. Veja o estado dos potenciômetros. Já peguei uma caixa amplificada que ao ligar fazia um ruído idêntico ao de saídas em curto e era o potenciômetro de médios que estava aberto. Injetando um sinal na entrada, com o osciloscópio em algum momento ele vai mostrar a deformidade na onda.

Link para o comentário

Boa noite.

Vou tentar resolver de uma vez seu problema!

Analisei as fotos da placa com calma e cheguei a seguinte conclusão.

_o ic4558 está relacionado somente com a saída do sub. Um dos amplificadores operacionais está na configuração de entrada não inversora com ganho de 45 (volte o resistor de 120k pois sua alteração deixou em ganho 13) e o outro AO como seguidor de tensão. O áudio do sub chega pelo pino 4 de minha legenda na foto. Em seguida entra no  4558 no pino 5, sai no pino 7, entra novamente no pino 3 e sai novamente no pino 1 para o tda2030 do sub.

_o áudio esquerdo e direito chegam pelos pinos 2 e 3 da legenda da foto e vão diretamente para os tda2030 (não passam pelo 4558)

_para saber se o áudio do sub está chegando distorcido, simplesmente renova o fio do pino 4 e faça um jumper entre 3 e 4 na placa. 

IMG_5052.jpeg.b03819a83eff6530e23991e1310ac928.jpeg

Link para o comentário

@ohm Boa noite. Recém fiz o procedimento que tu me recomendou. Fiz um vídeo mostrando como fica o som, o procedimento não limpou o áudio

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Não abriu o vídeo. Pode anexar diretamente no corpo da mensagem, fica do lado do clipe “clique aqui para escolher arquivos”:

Se realmente removeu o fio do pino 4 e fez o jumper na placa  entre 3 e 4 e continua roco, o defeito está na placa onde está a saída. Pode ser 4558, ou componentes que o “polarizam”, saída (tda), ou componentes que a polarizam. 

Editado: por ohm
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...