Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SOM Kita - INSM249 - Áudio distorcido

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@MarceloRibeiroF94 Desenhei o esquema de sua placa para facilitar. 

IMG_5086.thumb.jpeg.269af94d68475c15b308ccf158983b1c.jpeg

Vamos isolar se o defeito está no 4558 ou na saída:

_tire o jumper de antes. Continue deixando o fio do pino 4 soldo;

_remova o eletrolítico c9 (use o esquema como referência, talvez tenha colocado a nomenclatura errada pois olhei as fotos e dá margem de dúvidas). No lugar do negativo do capacitor solde um fio , do outro lado do fio em uma capacitor de100n e em outro lado do capacitor no pino 3 do conector (foto da mensagem *49).

_dessa forma de continuar roco o defeito é na saída ou componentes que a polarizam. 
_se sair som limpo o defeito está no 4558, ou componentes que o polarizam ou na alimentação dele. 

• 1 mês depois...
Postado (editado)

@ohm Boa noite. Todos os componentes destacados da imagem abaixo foram retirados da placa e verificados, estão todos bons. Troquei por precaução os dois capacitores de poliester e o eletrolítico, e não resolveu. Troquei novamente o 4558D e também não resolveu. Pelo esquema que você fez, aparentemente todos os componentes que polarizam o 4558D foram testados, a minha dúvida agora é em relação a alimentação dele, mas está chegando -4.98v e 5.01v nos terminais de VCC dele, então eu sinceramente não sei mais para onde correr. 

O R11 do esquema é de 10k, C7 de 220nF e o C8 100nF. Eu testei o zener também e está OK. O HF7805 esquenta muito a ponto de queimar os dedos, isso pode ser considerado normal? 

IMG_5086.jpeg.b932c5f65453d5953564258033b501e5.jpeg

Editado: por MarceloRibeiroF94
Postado
Em 30/01/2024 às 21:07, ohm disse:

Um dos amplificadores operacionais está na configuração de entrada não inversora com ganho de 45 (volte o resistor de 120k pois sua alteração deixou em ganho 13) e o outro AO como seguidor de tensão

voce voltou esse resistor.

Esta usando 4558 tradicional ou smd? Coloque um tradicional para evitar falha nas conexões  de adaptação.

Postado

Removeu da placa os componentes para testar?

Comece procurar trilha rompida. São poucas peças para verificar. O local da falha ja foi isolado. Veja com calma que encontrará.

Postado
16 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@Edmilson Goncalves PrezaBoa tarde, você tem alguma ideia do que possa ser? Agradeço a ajuda até agora :)

Bom dia@MarceloRibeiroF94 . No post #51 o colega @ohm  sugeriu um bypass com um capacitor de 100nF no lugar de C9 entre R5 e R15 ("pino 3" ou "IN R"). Eu proponho como teste desconectar o positivo de C9 e levá-lo direto ao pino 5 do 4558 e verificar o resultado.

Postado (editado)

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Fiz o que você recomendou, o áudio ficou baixíssimo, mas sem distorções. Eu conectei novamente o fio do pino 4 para fazer o teste. Eu não entendo muito como funciona esses pré-amplificadores, eu achei um vídeo usando o 4558 para fazer somente o grave, não seria esse o objetivo dele no sistema? Peço desculpas pela minha ignorância em relação ao assunto. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por MarceloRibeiroF94
Postado
Em 10/03/2024 às 17:52, MarceloRibeiroF94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Fiz o que você recomendou, o áudio ficou baixíssimo, mas sem distorções. Eu conectei novamente o fio do pino 4 para fazer o teste. 

• Este teste mostra que o sinal está chegando íntegro na entrada do 4558, através do "pino 4 do conector 05"; o erro está no tratamento do sinal até a sua entrega ao C9.
55 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

@ohm @Edmilson Goncalves Preza Troquei o OpAmp novamente por outro modelo, um RC4580, o mesmo sintoma se manteve, então agora tenho 100% de certeza que não é o CI ruim. 

• Se tens convicção de que não é o CI o problema, com certeza são os componentes periféricos, de polarização.
  • Qual é o número deste resistor e seu valor?

image.png.dacb8222882085494ca495e375ab115e.png

Postado
Em 10/03/2024 às 17:52, MarceloRibeiroF94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Fiz o que você recomendou, o áudio ficou baixíssimo, mas sem distorções.

• Durante este teste você tentou atuar nos controles de volume, bass e treeble do painel, para verificar se funcionam? No post #22 você disse que eles não estavam funcionando. 
  • Joinha 1
Postado
Em 01/12/2023 às 18:31, ohm disse:

Outro ponto sobre distorção é a qualidade dos ic’s de saída. Já peguei “pepino” de ao trocar e necessitei abaixar o ganho para não ocorrer distorção. Se tiver osciloscópio, tem um arquivo que disponibilizei no acervo para testes em

aparelhos amplificadores. fica mais fácil localizar a falha. 

@Edmilson Goncalves Preza boa ideia! Tive um caso parecido, mencionado acima no início do tópico. 

• Joinha 1
Postado

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Irei fazer isso então, já que não encontrei nada de incomum nos componentes da plaquinha. @ohm, qual o nome do arquivo? Eu comprei um osciloscópio recentemente, um DSO-TC3, vi que os PWM em som é 384Khz, consigo medir o áudio desse aparelho com esse osciloscópio? Ele vai até 500Khz, mas não sei quandos Khz é o áudio deste aparelho. 

Postado
6 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

consigo medir o áudio desse aparelho com esse osciloscópio?

Sim, consegue. Atentar à tensão máxima suportada pelo seu scope. Aconselho sempre deixar a ponta de prova em x10. A outra opção, x1 é excessão!

7 minutos atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

qual o nome do arquivo?

• Joinha 1
Postado
6 horas atrás, MarceloRibeiroF94 disse:

Pelo que vi ele suporta até 400v, não terá problema?

Da pra usar sem problema. Com esse valor você consegue até medir tensão da rede ac em 127v, pois terá próximo de 358vpp. Rede 220 não já não rola, passa dos 600vpp.

Se consta 400v na lógica em x1 suportará somente 40v. 

Mas no seu equipamento pode usar sem medo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...