Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer 5742 / PEW71 LA6582p / Som Mono com alto falante Estereo

Avalie este tópico:


bungee teste

Posts em destaque

Olá pessoal. Tenho aqui está placa PEW71 LA-6582p.

A mesma é do modelo Acer 5742, o qual possui áudio Mono(um alto falante).

 

Entretanto, essa placa possui os dois conectores para alto falantes. Quando conecto um segundo alto falante, a mesma parece não habilitar e o áudio continua saindo apenas do lado esquerdo.

Gostaria de saber se há algo que possa ser feito. Será que uma bios diferente poderia resolver? Se sim, alguém teria um arquivo? Atualmente ela está na v1.04

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Rods disse:

@bungee teste Qual q Rev dessa placa? As vezes pelo projeto não ter o 2º speaker, eles economizam até nos componentes da linha, de uma verificada. Tens o esquema da placa?

Rev 1.0. Infelizmente não tenho o esquema dela.

 

Será que compartilhando algumas fotos aqui você pode me ajudar a desvendar a causa?

Editado: por bungee teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Aqui tem dois vídeos que mostram o problema.

 

No primeiro vídeo deo mostro que o áudio direito não sai nada.

 

Então, no segundo mostro algo estranho. O esquerdo está em 2% e o direito em 100%. Porém o áudio está saindo em 100% no esquerdo.

 

Já testei ligando apenas o alto falante direito(JSPK2). Neste caso nem há som.

 

Parece que a placa está limitada a usar apenas o lado esquerdo. (JSPK1)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

U37 é um amplificador de áudio, o problema pode estar nele.

 

Entrada de som esquerda e direita pelos pinos 17 e 5 (AMP_RIGHT e AMP_LEFT) (GND comum)

 

Canal esquerdo sai pelos Pinos 4 e 8 (SPKL+ e SPKL-)
Canal Direito sai pelos Pinos 18 e 14 (SPKR+ e SPKR-)

 

Um seguidor de sinal ajudaria a analisar, pode ser feito com uma caixinha de som amplificada para computador.

 

u37.JPG

Editado: por py2eb
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, py2eb disse:

U37 é um amplificador de áudio, o problema pode estar nele.

 

Entrada de som esquerda e direita pelos pinos 17 e 5 (AMP_RIGHT e AMP_LEFT) (GND comum)

 

Canal esquerdo sai pelos Pinos 4 e 8 (SPKL+ e SPKL-)
Canal Direito sai pelos Pinos 18 e 14 (SPKR+ e SPKR-)

 

Um seguidor de sinal ajudaria a analisar, pode ser feito com uma caixinha de som amplificada para computador.

 

Acredite ou não eu não encontrei esse U37, talvez falta de atenção mas realmente não encontrei.

 

11 horas atrás, Rods disse:

Saber se os resistores R690 e R691 estão no lugar seria interessante. Essa placa não é serigrafada?

Mesma coisa para esses dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bungee teste estou com uma placa igual na mão e percebi uma coisa. O D26 tbm esta ausente e pelo jeito não é necessário nesse projeto, agora note os dois resistores ali atras dele. Ja no D25, os resistores ali atras estão ausentes, então acredito que seja o problema. Veja que são apenas jumpers, resistores com valor 0. Eu tentaria.

S20231211_0003.jpg

S20231211_0004.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rods disse:

@bungee teste estou com uma placa igual na mão e percebi uma coisa. O D26 tbm esta ausente e pelo jeito não é necessário nesse projeto, agora note os dois resistores ali atras dele. Ja no D25, os resistores ali atras estão ausentes, então acredito que seja o problema. Veja que são apenas jumpers, resistores com valor 0. Eu tentaria.

 

 

Rapaz! Não tinha me atentado nessa questão dos resistores!😐 Eu achando que um bios resolveria haha.

 

Acho que deve ser isso mesmo. Agora é descobrir como faço pra colocar eles lá, acho que terei que levar em alguém para fazer isso já que não tenho conhecimento, até tenho um ferro de solda disponível mas não sei utilizar. Obrigado ai @Rods e @py2eb também!😉

 

 

Edit: olhei uma outra placa aqui idêntica e ela tem esses resistores(que coisa não?)

Editado: por bungee teste
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...