Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer E5-473 - LA-C341P - Liga e desliga

Avalie este tópico:


pauloribeiro88

Posts em destaque

Boa tarde amigos. 

 

Estou com esse notebook na banca, apresentando os seguintes sintomas: 

A placa liga, acende o LED e se desliga 5s depois . Na fonte assimétrica mostra um consumo de 0.006a e após o power passa para 0.008a.

Já verifiquei, e não há curto em nenhuma bobina do secundário. 

Já regravei a bios, e regravei e troquei o IO Kb9022q. 

Não tenho o sinal SUSP#  no pino 3 e 5 do U11. Não há curto nas saídas!

Injetei 3.3v nos pinos 3 e 5 do U11, e surge os 3VS e 5VS, porem ainda liga e desliga. 

 

Tensões encontradas no SIO U28

 

114 - ON/OFFBTN# - 3.3v  , após start vai a 0v e volta para 3.3V 

122 - PBTN_OUT# - 3.3v, após o start continua em 3.3v

   6  - PM_SLP_S3# - 0V antes e após o start

  14 - PM_SLP_S5# - 0V antes e após o start

    2 - EC_KBRST# - 0V antes e após o start

112 - EC_ON - 3.3v 

110  - EC_ACIN - 3.3v 

116  - #SUSP - 0v antes e após o start 

 

A bios esta alimentada certinho com 3.3v 

 

Agradeço a quem puder ajudar nessa analise 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pauloribeiro88 O circuito mais critico ai, citado acima, seria a linha de alimentação do processador, se não ele. Vejo um consumo parecido aqui na minha bancada quando tenho esse cenário. Tente remover a PL802, e veja qual resistência encontra nos dois pads. Pra mim, o SIO teria que deixar em nivel baixo o pino 122. Ele deve estar mantendo esse nivel alto, por algum problema encontrado em algum circuito, acredito.

2024-01-19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Essa medição eu fiz sem remover a bobina, pois no meu entendimento essa resistência não indica um curto na linha

Após o start ela permanece ligada por 5 segundas, e medindo tanto com multímetro quanto o osciloscópio não há nenhuma tensão nem variação nas bobinas do secundário 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pauloribeiro88 Amigo, o que estou dizendo é que ha diferenças entre as resistências com esse bobina levantada. A resistência baixa dessas linhas esta no componente e não na linha que o alimenta. Se vc levantar a bobina, e e encontrar  a resistencia baixa na alimentação, ali na linha dos mosfets, vc tem um curto provavelmente no de alta, e quando vc usou a assimétrica nessa placa, sem levantar a bobina ou sem remover o de alta do Vcore, antes de aferi-lo vc o fritou na hora, pois os +19VC CPU, passou pelo pq801 e danificou a PCH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me corrigem se eu estiver errado, mais me baseando em outras placas que já peguei que usam esse mesmo io, a sequencia seria:

 

Após apertar o Botão de ligar o Pino 114 ( ON/OFFBTN# ) vai a nível lógico baixo e retorna para 3.3V

Na sequencia, no pino 100 ( PCH_RSMRST# ) sobe para 3.3V 

Após isso o pino 122 ( PBTN_OUT# ) que está em 3.3v, deverá ir 0V e logo em seguida  voltar para 3.3V

E Após esses sinais o PCH vai liberar  PM_SLP_S3# e PM_SLP_S5#  e assim o Io libera Syson e SUSP#

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viu como mudou, essa resistência de 9K nos atesta isso, que não ha curto. Daqui, eu só suponho amigo, por isso peço para medir para tentar ajudar não tenho como afirmar nada!! Remover o de alta antes de injetar 19V pela assimétrica, foi algo que aprendi aqui e ja meu ajudou muito em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

@Rods Tenho atualização sobre esse notebook. Depois de analisar ele novamente, descobri que se tiro a bateria do Cmos, ou seja, faço um reset, ele liga e funciona perfeitamente. Porem se desligar, tem que resetar novamente.

 

Ja conferir todo o circuito RTC, e na minha analise esta tudo ok. Seria um problema no PCH ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pauloribeiro88 Opa bom dia, desculpa chegar atrasado assim mais espero sanar alguma dúvida, como está os pinos 19, 27, 37, 100, 115 quando a maquina não liga.

 

Em 19/01/2024 às 11:54, pauloribeiro88 disse:

PCH_RSMRST#

Esse sinal vai a 3V assim que o Ec está alimentado e habilitado deixando a PCH preparada para receber o pwrbtn#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pauloribeiro88 Bom dia. Uma vez deixei de fazer um teste em uma placa igual a sua, entreguei ela com um jumper la no mosfet de entrada. Não tinha o gate e o unico sinal era o RTC faltando, Na época até indaguei aqui no Forum, e me explicaram que não tinha problema, mas.... Veja que a bateria RTC sua é recarregável, o circuito a recarrega pelo D23, acredito que pelo fato desse sinal ser de suma importância eles fizeram o projeto assim, p essa tensão nunca faltar. Vc substituiu essa bateria de 3V? Ela é recarregável? O amigo @jone melo tem um profundo conhecimento em ler esquemas então pode até opinar melhor do que eu.

Esse print faltou.

 

2024-02-19 (1).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Muito obrigado pela consideração @pauloribeiro88 Pelo fato de ter que tirar a bios para a placa ligar indica a presença de algum sinal de proteção, pois a RTCVCC em nível baixo reseta a pch, logo a proteção só será identificada após ligar a máquina. Nesse caso tem que fazer uma análise bem detalhada pra encontrar o problema.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo 19 - LID_SW2# ===== 1.8v, e apos start vai a 0v e volta para 1.8v
27 - EC_RTCRST# === 0v, antes e após o start
37 - EC_RST# ====== 3.3v, antes e após o start
100 - PCH_RSMRST# === 0v, e após start vai 3.3v e parmanece depois de desligar
115 - LID_SW# ======= 3.3v., antes e após o start

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...