Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida No-Break TS-Shara TS-125 UPS Senoidal 2200 queimando mosfets

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@joao lima RV 

Ola tudo bem?

fiz a medições nos gates com multímetro 

m1 18,38dc         m1 7,35ac

m3 19,38dc         m3  9,86ac

m2 18,20dc.        m2  7,38ac

m4 19,33dc         m4 9,81ac

 

osciloscopio 

m1 3,26ac            M1 3,26dc

m3 4,04ac.           M3 4,25dc

m2 3,26ac.           M3 3,26dc

m4 4,04ac.          M4 4,25dc

 

essas medições foram feita com a ponta de prova no dissipador!! E sem os fets. 

fiz a troca dos resistores de15ohm que ficam na frente dos mosfets todos danificados… os de 22k estão ok.
minha dúvida é essa disparidade no M2 e M3 sempre com valores nos gates diferentes em 1v. 
não sei se estou medindo certo…. 
gates tem pulso eu vou mandar uma foto do pulsos em ac.
 

 

 

image.jpg

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV 

Em 29/01/2024 às 15:54, joao lima RV disse:

 Normalmente quando queima os fets o ci (L6387e) de drive tambem queima

 

Cada tecnico tem um a forma de trabalhar , estas placas conserto na bancada fora do equipamento usando uma fonte de 24v.

Este procedimento é para TS-141 tera que adaptar para TS-125

1 - Retiro todos os fets verificando se não há curto entre as ilhas

2 - Retiro os capacitores eletrolidicos ( C10 , 21 e C22 )de 2200 ou 3300 uF . So a energia armazenadas neste eletrolidicos pode danificar os fets durante o teste

3 - Com osciloscopio verifico os pulsos nos drives

4 - depois de atestar a integridade dos pulsos de drive coloco um fet em cada braço

5 - Uso 2 lampadas automotivas de lanterna (15w ??) no lugar do trafo

6 - Protejo o circuito com um resistor ( de 0R33 a 1R / 5 w) em serie com o positivo da alimentação

7 - ligo a placa curtando os pinos 1 e 2 de CN8 (fios azul ) ate ela partir e depois retiro o curto

8 - Com o inversor ja funcionando , ligo a rede em CN9 pinos 3 ( FA ) e 4 ( NE ) para verificar se ele aceita rede desligando o inversor

 

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

depois do procedimento, 2 que vc retira os capacitores…. Vai para o 3 testar os pulsos dos gates…. Vc liga a placa sem os capacitores ou vc recoloca….?????

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV Tudo bem? Fiz os procedimentos e na hora que liguei o U7 aqueceu e fumaçou acredito que seja esse r20 como nao aparece o valor…. Quero saber se vc tem o valor dele?

Os fets realmente não pipocaram…. 
não tinha o termoretratil e fiz com isolante mesmo.

teria o valor do r20???

image.jpg

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@joao lima RV 

em correção ao post anterior o trocado foi o r20.

descobri o pq ele estava com o apito direto. Era o 2003 u5 fiz a troca e parou o problema…. 
só que agora ele não liga! O r32 esquenta. Mas ele não faz nenhum bip que está ligando…. Como antes, e não parte o cooler. Eu não tenho o resistor de 0r33 5w aqui. Então eu to ligando direto na bateria em série. 

eu vi um post que vc fez em outro tópico e lá estavam os capacitores. Quando vc fez o teste!

eu tenho tensão de 25v no q1 no d4 e na linha do r19. Ele só não liga. 
 

IMG_5536.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV 

opa tudo bem?

fazendo as verificações, fiz a troca do regulador U9 troquei o diodo zener z1 mesmo assim sem sucesso. 
quando eu fecho curto na chave, ele passa os 25v na linha da chave como está no esquema, só que ele para no R58 mas mesmo medindo… fora ele da os 18k mas lá não vai… 

meu vou fazer a troca. 
o mais estranho… que depois que eu troquei o r20 e os lm2003, ele parou de ligar. 
Vou fazer a troca e depois volto aqui… 

preciso resolver isso urgente!

vlww
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV 

sim…. Ao pressionar a chave a tensão no zener vai a 9.20v

e quando pressiono a chave, ele chega no r58 e não segue. Morre ali. Mas eu medindo o resistor ele tá ok com 18k mas vou fazer a troca mesmo assim. 

fiz a troca e não resolveu… percebi que to com problema no 5v ele não tá chegando em nenhum lugar…. Fiz a troca do zener coloquei um in 4144a pra teste e nada, troquei o regulador tb! 
Outra dúvida…. Ele estava ligando, e depois que troquei os cis ele não liga mais.

queria entender o motivo

Editado: por Norberto Rocha
Complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@joao lima RV 
boa tarde…. 
fiz a troca do ci principal, e ele voltou a dar sinal…. Só que ao ligar, ele estou um mosfet e queimou outro…. 
e voltei a estaca zero, 

só de encontrar o negativa da bateria… ele já fica apitando direto…. 
vou mandar o vídeo 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que se atentar também com componentes falsificados, tem aos milhares hoje em dia, não compre por preço, geralmente dá ruim.

Pelas fotos, vi o microcontrolador com um "furinho"; melhor é cotar uma placa com algum posto autorizado; está já não adianta mais.

Pelo valor das peças danificadas e melhor parar a empreitada. O equipamento não deve mais ficar confiável; apenas uma opinião. Vale mesmo é pela experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao lima RV 

Olhando…. Os dois 2003 u5 e u7 com problemas troquei os dois e agora ele não dispara mais quando vc liga o 24v tenho que fechar o curto, no cn8 

porem…. Ele não liga…. Eu escuto o relê atracar, mas ele não liga…. 
Será que tenho que pode ser o u8 que é um 431

 

a condição agora é a seguinte, 

coloquei um resistor se proteção como você havia dito.

a placa está sem os mosfets

e sem os capacitores.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite… 

eu estava fazendo colocando os mosfets pra fazer o teste… e percebi resistencia entre o gate e source do m1…. Retirei e fiz a medição e deu resistência! 
mas se eu coloco só na ilha de solda… ele não dá resistencia mas se eu coloco dentro da ilha… ele da resistência de 94ohm! 
Há possibilidade disso, essa resistência, entre ilhas, sendo que não era pra ter?

to apanhando e muito aqui nessa placa.

Editado: por Norberto Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

@joao lima RV @Maru

Opa tudo bem!!!!

não sei mais onde ver…. 
troquei o micro controlador, fiz os testes…. 
 

1 medi as tensões no regulador estão ok

2 tá chegando 5v no processador

3 tá chegando 24v no q1 na base e no coletor. Quando fecho curto pra ligar ele vai para o emissor

4 quando alimentava os terminais que sai da bateria logo o relê atracava. Agora não dá mais sinal. 
5 quando fecho curto pra ligar , o z1 manda os 12v certo.

 

estou mandando a foto de como fica a fonte quando fecho curto.

 

não sei mais onde verificar. 
Se alguém tiver mais alguma dica… 

me ajuda… 

vlw

IMG_5618.jpeg

Editado: por Norberto Rocha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...