Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Placa mãe asus M4N68T-M LE acende o Led mas não liga o cooler

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Essa placa mãe comprei usada recentemente, estava usando normalmente, de repente o PC começou a desligar sozinho de tempos em tempos algumas vezes no dia, daí eu desliguei ele e no dia seguinte tentei ligar mas não ligou. Daí testei a fonte testei o botão de Power porém essa parte está funcionando. Uma coisa que eu observei é que o processador não está esquentando. Eu precisava do esquema dessa placa, encontrei aqui no site, mas não consegui baixar porque precisava fazer o cadastro no site e criar esse tópico. Alguém consegue me fornecer esse esquema ?

• Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renan Marques Batista disse:

Estou sem multímetro pra medir as tensões.usei um clipe pra testar.

O processador não está aquecendo... então acho que ele já era.

sem ferramentas, fica difícil vc identificar o problema...se tiver como testar com outro processador é válido, caso nao tenha, melhor levar em uma assistência.

Link para o comentário

@Renan Marques Batista Pelo seu relato de como o defeito aconteceu, podemos considerar um defeito muito comum nessas Asus Amd's ja com uma certa vida útil. Sem as ferramenta como ja citado é um pouco difícil. O defeito são as esferas BGA gastas ali do chipset. se quiser tentar algo, pode pegar um soprador de ar quente e jogar um pouco de ar, melhor fazer isso por baixo dele e tentar ligar, se subir a imagem ja tens o diagnóstico que infelizmente considero inviável o reparo.

Link para o comentário

25 minutos atrás, Rods disse:

pode pegar um soprador de ar quente e jogar um pouco de ar, melhor fazer isso por baixo dele e tentar ligar, se subir a imagem ja tens o diagnóstico

Ola amigo @Rods, temos que atentar nesse caso pois ja vi varios casos onde um cristal da CPU ou PCH está com defeito e ao aquecer surge clock e faz a placa liga, e isso iria causar um diagnostico errado. Sem ao menos um multimetro o nosso amigo não terá muito o que fazer.

Link para o comentário

Legal meu amigo @jone melo quanto mais informação melhor, com a placa na bancada, conferimos sempre cristais de outra maneira, evitando sempre jogar calor nela. Pelo relato do como aconteceu, eu aposto mais nas esfera gastas. Ainda mais se ela não liga.  Esses cristais que citou, para mim nunca a impediram de ligar, e sim um não término na sequencia de start, consequentemente não gerando imagem, mas vou começar a prestar mais atenção com essa sua informação. Um abraço.

Link para o comentário

@Rods Cristais não são comum de dar defeito, porém tem uma série da asus que está assim, e como nosso amigo não tem ferramentas de medição complica, esses dias ajudei um amigo com 3 placas que se quer geravam PSoN no atx e todas eram cristal, algumas só de encostar o Scope pra medir já deixava a placa ligar.

AC8D1CD4-B35D-440A-B102-40920BD296AD.jpeg

Editado: por jone melo
Link para o comentário

Boa tarde

semana passada peguei uma placa amd modelo diferente mas que segue esse padrão onde o cristal de 32k fica ali localizado proximo ao processador e conseguentemente recebe fluxo de ar da ventilação e era problema em uma das trilhas do cristal que estava oxidada

Cliente havia relatado que a placa tinha dias que não queria ligar e chegou o dia que não ligou mais de forma alguma

Refiz a trilha e problema resolvido

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...