Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

NOTEBOOK SAMSUNG RV411 PLACA JINMAO-L

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Tó com o notebook samsung rv411 placa jinmao-L na bancada com o seguinte problema: vc liga, ele vai carregando normalmente ate que desliga sozinho (totalmente) se ligar de novo acontece a mesma coisa, dei uma olhada no bga e ele ta aquecendo tanto que nao dar pra ficar com a mão encima. Ja fiz todos os testes basicos de tenção e nada. por favor alguem me ajude...

Postado

Normalmente esses capacitores fazem com que a placa não ligue, então creio que não seja isso.

Eu começaria testando (processador, Mem fonte etc) depois baixando o esquema e analisando as fontes da placa, nesse tempo que liga e depois do desligamento e com a placa energizada.

Logo Regraria o Bios com gravador.

Caso não obtivesse Sucesso com os testes básicos.

Se não me engane essa placa tem um capacitor Nectokin em baixo do Processador, Substitua por capacitores de tântalo.

Postado

pô meus amigos que contradição de dicas vamos analisar o caso:o not liga vai carregando e do nada desliga,o tecnico verifica que há um aquecimento anormal no bga (faltou falar se é no sul ou no norte,nessa placa há os dois).

aí vão tacando dicas de capacitor embaixo do hd (que ja tá manjado que mata a tensão de 3.3v levando a saturação e superaquecimento do pwm tps51125 e o not nem liga) aí logo após regravação de bios (com o mesmo ligando e gerando )e troca do nectokin,etc...

analisem:o not liga (tensões primarias 19v,3.3v e 5v ok)o not gera video (tensões secundarias ok) o not acende a tela (tensões terciarias ok 3.3v lvds) então o amigo relata que há um superaquecimento anormal em um dos bga (sul ou norte não relatado).

resumo:superaquecimento anormal e rápido em qualquer um desses bga acionará o termal sensor embutido nos mesmo para proteger o note de acordo com o projetista da placa).

solução;substituição do bga com superaquecimento (possivelmente ponte sul  intel) e 99% do defeito sanado ok!!!

então amados vamos analisar a situação mais tecnicamente possivel eliminando possibilidades que não condizem com o que foi relatado e que se for efetuado pelo colega que pediu informação poderá piorar o defeito!!ok !!

Postado

Opa souza04 blz, boas dicas as suas, mero por analisar sempre antes de ir chutando dicas, porem se vc ver dei uma sequencia para ele analisar em ultimo caso verificar o Nec

A jinmao-l tem um pch da intel, somente um chipset e essa placa da problema direto de nectoken, mesmo que não seja ele não custa nada trocar, já mata um retorno a menos, o amigo já pega experiência e aprende na prática.

Então como citei para ele analisar como um todo a máquina, passo a passo, não estou passando receita de bolo para o amigo entende, estou dando um norte para ele. 

e já pequei samsung desse modelo que depois de regravar o Bios parou de se desligar sozinha, e o nectoken quando esta com defeito faz a alimentação do processador avariar ocasionando por muitas vezes o desligamento como o amigo mencionou, por isso expliquei o que eu faria passo a passo.

Segue o esquema para o amigo analisar

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Postado

Amigo souza com todo respeito; acho mais útil tentar ajudar a quem precisa do que julgar a capacidade dos outros, já que você é tão experiente ajude quem solicita ajuda, tenho a certeza que estarás agradando a Deus e ganhando joinhas...Psiu; não vai ser um comentário infeliz seu que vou mudar o meu interesse de continuar contribuindo com os amigos do fórum.

Postado

relaxa kardec só estou expondo o ponto de vista de quem ja tem bastante tempo de estrada nessa área,e  que geralmente quando posto pode até parecer que estou desdenhando de alguma dica ou de alguém certo?porém se ler atentamente os meus posts eu geralmente relato os principios e procedimento para uma analise tecnica do equipamento e a possibilidade de reparo do mesmo até pq nesses procedimentos que relato já ganhamos tempo se observarmos o basico e entender o relato (interpretar) do colega que pediu ajuda.

e até mesmo sei fazer autocritica e admitir quando erro como foi o caso do intelbras do amigo dg ao qual pedi desculpa ao mesmo.

finalizando,enquanto eu ler procedimentos em que nada tem tem a ver com o defeito relacionado irei sim me pronunciar para que as medidas adotadas para o reparo do equipamento seja a mais tecnica possivel para o engradecimento deste forum ao qual já participo há bastante tempo e que está começando na área já se acostume com o procedimento e analise dos defeitos o melhor possivel pois valerá muito no futuro esse conhecimento.

no mais agradeço a compreensão dos colegas para que melhoremos sempre!!!

abraços MÁRCIO SOUZA!!!

Postado
   relaxa kardec só estou expondo o ponto de vista de quem ja tem bastante tempo de estrada nessa área,e  que geralmente quando posto pode até parecer que estou desdenhando de alguma dica ou de alguém certo?porém se ler atentamente os meus posts eu geralmente relato os principios e procedimento para uma analise tecnica do equipamento e a possibilidade de reparo do mesmo até pq nesses procedimentos que relato já ganhamos tempo se observarmos o basico e entender o relato (interpretar) do colega que pediu ajuda.

e até mesmo sei fazer autocritica e admitir quando erro como foi o caso do intelbras do amigo dg ao qual pedi desculpa ao mesmo.

finalizando,enquanto eu ler procedimentos em que nada tem tem a ver com o defeito relacionado irei sim me pronunciar para que as medidas adotadas para o reparo do equipamento seja a mais tecnica possivel para o engradecimento deste forum ao qual já participo há bastante tempo e que está começando na área já se acostume com o procedimento e analise dos defeitos o melhor possivel pois valerá muito no futuro esse conhecimento.

no mais agradeço a compreensão dos colegas para que melhoremos sempre!!!

abraços MÁRCIO SOUZA!!!

Tudo bem amigo sem problemas, fica com Deus.

Postado
valew amigos vou fazer esses testes e posto o resultado.

Vc pode fazer um teste antes dessoldar o nec, pega 4 capacitores de tantalo de 330 liga um rabicho nos lados positivos e um nos lados negativos e solda os positivos nas extremidades e o negativo no meio das trilhas no nec. Ai já fica para testes futuros assim que faço para naum precisar dessoldar o nec.

Créditos para o rolf que me deu essa dica.

• 2 semanas depois...
Postado

everaldo peço desculpa pois passei batido no modelo da mobo e realmente sua dica no nec faz sentido,mas quando relatei sobre a troca do bga que estava superaquecendo seria justamente pela descrição do defeito (superaquecimento+termal sensor+desligamento=troca do componente) e como falei anteriormente devemos ,quando puder,isolar ao maximo as possibilidades do que está ocasionando o defeito para não comprometer a placa trocando componentes que não tem a ver com o defeito e ocasionando outro correto?

no mais amigo boa sorte e felicidades pois sei que quando postamos estamos tentando ajudar o proximo a ganhar seu dimdim honestamente nessa área já tão dificil!!!!abs!! MARCIO SOUZA!!!

• 1 ano depois...
Postado

Olá amigo, peguei um note com mesmo defeito, percebi que o dc jack estava esquentando (nunca ví isso) só foi trocar por um novo que o note parou de desligar, verifica isso também. isso é eletrônica meu amigo, Boa sorte.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...