Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida GOSTARIA DE INSTALAR UM POTENCIOMETRO PARA CONTROLAR O SOM DE UMA SIRENE PIEZOELETRICA. FIZ UMA LIGAÇÃO E FUNCIONOU MAS O POTENCIOMETRO DE 50 K NÃO AGUENTOU E QUEIMOU NÃO SEI PORQUE. A SIRENE TRABALHA COM 12V

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Tenho uma sirene piezoeletrica ligada em uma bateria de 12v porém o som dela é muito alto e instalei um potenciometro rotativo de 50k tipo B  e funcionou só que não durou nem 2 minutos começou a fumaçar e acabou queimando. Eu não entendi porque tá acontecendo isso pois a voltagem de alimentação é apenas 12v DC.  o Potenciometro rotativo tem 3 pinos e deveria aguentar a corrente pois é bem baixa.  Será que alguém poderia avaliar e me dizer o que estou fazendo de errado. Se possivel me passar um desenho correto se souber o que está acontecendo.  A saída não é de áudio e sim de tensão 12v, então o potenciômetro é para controlar saida de tensão e não de áudio. Qualquer dica e ajuda eu agradeço. Obg

Editado: por Zuuc Festa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se fumaçou é porque a corrente passando no potenciômetro é maior do que ele suporta, estes mais comuns tem limite máximo de 3 watts, portanto o máximo absoluto que deveria suportar é 0,25A em exatos 12V, e o ideal é que nunca chegasse nem perto disso.
Se queres forçosamente limitar a corrente para a carga, encontre o valor adequado, e substitua por um resistor de fio com o valor encontrado no potenciômetro num teste rápido.
Outras opções seriam, utilizar um potenciômetro de fio, ou um reostato.
Se a ideia é controlar a corrente que circula pelo circuito de alimentação o uso de um LM317 pode ajudar também, ele tanto poderia controlar a tensão e com isso a corrente, quanto poderia ser utilizado como regulador de corrente, as formas de ligar podem ser vistas no próprio datasheet.
Há diversas outras possibilidades de implementação para resolver este problema... 

Editado: por Jack O'Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...