Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Epson L14150 A3 - Papel passa direto quando vem do alimentador de cima

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Caros, estou com essa impressora A3 que imprime normalmente quando tem papel só na bandeja inferior, ela puxa e imprime tudo certo.

 

Mas quando alimento a parte de cima com papel ele passa a ter prioridade e vai puxar de cima, porém ele puxa o papel passa direto, depois puxa de novo e o papel sai direto, até acabar o papel, não dá erro algum.

 

Aparentemente os sensores estão ok, inclusive trocamos o que fica embaixo do carro, o do papel de cima tb funciona, pois ela puxa de cima ao invés de baixo quando está alimentado.

 

Essa é um impressora cara A3 e relativamente nova, pouquissmo material sobre os defeitos dela, agradeço se puderem dar alguma dica.

 

Um dúvida que tenho é a seguinte, quando abro e fecho a bandeja de baixo ela pergunta TODA vez pra configurar o papel, no alimentador de  cima deveria fazer igual ao por e tirar o papel? Só alguém com uma dessa funcionando poderia me responder.

 

Começo a desconfiar de placa.

 

Obrigado

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um reparo uma dessa ha poucos dias, o defeito eu nunca tinha vista em nenhuma impressora Epson.

-------------------------------------

 

Detalhe mais uma pouco;
 

Quando inicia o processo de impressão o carro fica em posição de espera?
Já atualizou a firmware version FL08N6?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando há papel somente em baixo ela imprime normalmente,  quantas vezes mandar.

 

Quando há papel em cima ela puxa prioritariamente de cima,  pois ela reconhece que foi colocado papel em cima, aparece no visor imprimindo e fica como se estivesse feito igual quando sai de baixo a folha, a diferença é que de cima puxa a folha como se fosse imprimir mas ela passa direto (não faz movimento de impressão), o visor continua como se tivesse imprimindo não dá mensagem alguma, e continua puxando a folha e passando direto, quantas folhas tiver, até acabar e não dá erro. Só se não tiver papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

Fiz um reparo uma dessa ha poucos dias, o defeito eu nunca tinha vista em nenhuma impressora Epson.

-------------------------------------

 

Detalhe mais uma pouco;
 

Quando inicia o processo de impressão o carro fica em posição de espera?
Já atualizou a firmware version FL08N6?

 Atualizei pela própria impressora.

 

Acredito que seja algo na eprom,  dizem que me atualizando o firmware não resolve.

 

Queria o adjprog dela mas não encontrei ainda com ninguém e uma imagem da bios tb seria bem vindo.

 

Obrigado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2024 às 18:24, Ponto da Manutenção disse:

 

 

Desculpe, já tinha encontrado, fiz o dump, restaurei de outra impressora que me mandaram, fiz reset total nela, etc...

 

A impressora funciona 100% quando a bandeja de papel é a de baixo, imprime, copia, etc... faz de conta que não tem nenhum problema.

 

O problema dela é somente quando puxa o papel do alimentador de cima, onde é o único lugar que dá pra imprimir A3.

 

Ao imprimir de cima, ela puxa o papel e ele passa direto, depois ela puxa de novo e passa direto, até acabar o papel, não dá erro algum enquanto tiver papel ela vai puxando.

 

Acredito que só me resta trocar a placa, um camarada do Viver de impressora me relatou que pegou um problema desse e só a troca da placa resolveu.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, gnu informatica disse:

 

Desculpe, já tinha encontrado, fiz o dump, restaurei de outra impressora que me mandaram, fiz reset total nela, etc...

 

A impressora funciona 100% quando a bandeja de papel é a de baixo, imprime, copia, etc... faz de conta que não tem nenhum problema.

 

O problema dela é somente quando puxa o papel do alimentador de cima, onde é o único lugar que dá pra imprimir A3.

 

Ao imprimir de cima, ela puxa o papel e ele passa direto, depois ela puxa de novo e passa direto, até acabar o papel, não dá erro algum enquanto tiver papel ela vai puxando.

 

Acredito que só me resta trocar a placa, um camarada do Viver de impressora me relatou que pegou um problema desse e só a troca da placa resolveu.

 

Roberto

 

 

Vamos resumir, quem controla todas as impressões é o processador da placa logica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Agora estou com 4 impressoras L14150, nenhuma com esse tipo de erro... O firmware mais recente até a data dessa minha mensagem é FL27NA. Se não estiver com esse firmware, recomendo que atualize. Embora pareça obvio ou até algo bobo, mas é bom ver as configurações no menu. Já mudou as configurações de papel no menu? Ativou "resolução automática de erros"? Ativou "prioridade de bandeja de papel"? Desativou "mudança automática A4/carta"? Ela pode estar ignorando o papel no alimentador devido largura dele ser incorreta para o tamanho da impressão enviada. E por último: troque o primeiro sensor e a molinha que identifica o papel no alimentador de cima, aquele que, ao colocar o papel, já identifica pra impressora que TEM papel nesse alimentador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que há de diferente entre o alimentador de cima e a bandeja de baixo, é somente esse sensor inicial de papel nesse alimentador e o pickup roller dele. Depois disso o papel já vai passar pelo mesmo percurso que o papel da bandeja de baixo. Então o problema ou é o sensor inicial, ou erro de tempo do pickup roller ao puxar o papel, ou configurações erradas de papel no menu da impressora, ou em último caso problema na placa lógica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Até o momento nada, já troquei todos os sensores e a placa principal.

 

Pela bandeija de baixo tudo 100%

 

Pela bandeija de cima, independente de for A3 ou A4 puxa 2 vezes e dá erro de papel.

 

Pelo adjust program tem o ajuste de sensor PW e PE, o PW conclui normal, o PE dá erro, como se o sensor PE estivesse com problema, a questão é que já troquei o mesmo, fiz teste de continuidade, troquei o cabo dele e nada.

 

Lembrando que o sensor PE deveria ser usado por ambas as bandeijas, mesmo assim, o papel só é reconhecido na impressão quando vem de baixo, se eu desligar o sensor PE ele não imprime de lugar nenhum.

 

Começo a pensar que estou apanhando por algum erro meu, na montagem que toda vez que desmonto e monto estou comentendo o mesmo erro, a principio já revi tudo e continua na mesma.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Vou dar um Up nesse tópico apenas porque recentemente uma l14150 que está aqui comigo, começou a dar esse problema,  mas foi como se tivesse perdido o ponto no processo de puxar o papel na bandeja superior. O problema estava no pick up roller, ele tem um mecanismo que desgastou com o uso (50.000 impressões, e a maioria foi nessa bandeja de cima). E não conseguia puxar no tempo certo, e aí a impressora rejeitava o papel, ejetando ele. E o problema nem era a borracha do pick up roller ou do separador de papel. Era na engrenagem do pick up roller.

 

Quem tiver esse tipo de problema na L14150, confira esse setor, o mecanismo, as engrenagens e procure entender como esse mecanismo funciona, pois embora se pareça muito com as L3110, L3150, L3250, L4150, L4160, e outras da Epson, há algumas pequenas diferenças inclusive por depender do carro de impressão que empurra uma engrenagem ali, e se estiver fora do tempo certo, dá erro no puxar as folhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...