Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Positivo stilo mb 71r-h14bt4-t830 / sem sinal de vida

Avalie este tópico:


fabio bolverk

Posts em destaque

Olá, 

Estou com  essa placa morta, sem consumo na fonte, injetei 1,5v, pelo esquema, no dreno do q35 eu tenho a tensão  que injetei.

Tem o sinal SAFTY_PROTECT, que chega do pino 112 do sio, que tem a tensão  de 1,5 que manda para q34( que nao tem ou não  encontrei nessa placa)e envia para o gate do q35, apartir dai nao sei qual caminho segui

Screenshot_20240608_060818_Drive.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabio bolverk , não entendi essa sua analise desse circuito.

 

Vamos iniciar injetando tensão (5V) pela entrada da fonte AC via fonte de bancada. Depois vai subindo essa tensão gradativamente monitorando o consumo na fonte de bancada... Quando apresentar consumo, veja se o mosfet Q32 está aquecendo. 

 

O mosfet Q32 conduz com tensão negativo no gate ou seja, ele é canal P. As vezes a fonte de bancada vai apresenta consumo depois que ultrapassar os 5 ou 6v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabio bolverk disse:

mas no gate do q32 so chegou 2v,

Mas é bem isso mesmo amigo! Pode ir subindo a tensão pra 19v via CN18 (DCIN).

 

O gate do Q32 deve ficar em 5,94V, tensão menor que a tensão do source, pois tem dois resistores e o mosfet Q35 ligado ao gate desse mosfet para formar um divisor resistivo e deixar a tensão do gate menor em relação ao source.

 

Veja se os 19v, vai passar pelo Q32 e chegar ao resistor R262?. Vamos avançar na analise. 

 

Se sim, veja se tem 5V na bobina L10? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LEONTEC então com os 19v no cn18, não  chena nem no capacitor c557 mesmo tendo a tensão no conector, além  que vira variando muito na escala de mv.

Fui fazer outro teste com os 19v, agora ficou estabilizado tanto q32 5.90v, quanto no capacitor 19v.

Quando coloco os 6v da fonte aparece um zumbido, parece ser no l8, com + ou - 5.5v aparece um consumo de 500mv

Tem a tensão  de 19v no 262

Editado: por fabio bolverk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, fabio bolverk disse:

Tem a tensão  de 19v no 262

Já que tem 19V chegando nesse resistor, vamos analisar sempre assim, 19v na entrada e avançando analise para encontrar o circuito e componente com problema.

 

Pergunto novamente se tem 5V na bobina L10? 

4 horas atrás, fabio bolverk disse:

Quando coloco os 6v da fonte aparece um zumbido, parece ser no l8

Já que aparentemente a linha VIN não apresenta curto, deixe a fonte regulada em 19v. Esse "zumbido" vai cessar ou não com 19v alimentado o equipamento. 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, fabio bolverk disse:

 5v na L10

Certo, isso bom! O outro circuito que deve ser analisado é, o circuito do iC U20 que você pode aferir a tensão de saída pino 5. Nessa bobina, você deve encontrar 3.3v que alimenta o SIO, malha PWRSW que faz o equipamento ligar, alimenta o BIOS_EC, alimenta boa parte dos integrados conversores de tesões etc. Tudo que é essencial pra fazer a placa liga.

 

Depois que você checar se tem essa tensão no pino 5, veja se tem 9,5V em um dos pads do S1, são dois pontos de solda que se você fechar um rápido curto entres eles, você consegue fazer o equipamento ligar sem a necessidade de aperta o botão de liga desliga. 

Capturadetela2024-06-12140935.png.0315a1b3a4a36d064cead19270ad3ad4.png

 

 

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, fabio bolverk disse:

tem tensão  5v e 3,3

Ok! Era somente um atalho. O esquema mostra que o botão power fica em uma placa extensora, e essa plaquinha é plugada no conector CN5. O botão de liga/desliga fica na placa certo? Veja se você encontra o circuito do mosfet Q27, só pra conferir se a tensão da malha PWRSW está chegado ao pino 125 do SIO. 

 

23 minutos atrás, fabio bolverk disse:

 não encontrei o l20

Não tem nenhuma bobina na saída! Foi um erro meu. Não sei onde encontrei essa bobina, que doideira :-X

Já corrigi o outro post.

 

Seguimos...

 

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabio bolverk , vamos avançar na analise. 

 

O que parece é que o equipamento tem todas as tensões standby necessário pra ligar. Agora você deve realizar os testes apertando o botão de ligar e verificando os sinais esses sinais vai para 3.3v quando o botão for acionado.  PWRSW, PMC_RSMRST, PWRBTN#, PM_SLP_S4#, PM_SLP_S3#.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...