Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise X99 Atermiter / x99 D4 chipset intel h81 / liga, mas não "boota" ou da vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde, então tenho aqui o computador do meu amigo que da o start mas não boota, não faz o beep característico do buzzer que já veio pré-instalado de quando está tudo certo, as fans giram, os led's rgb acendem mas o pc se nega a entra no windows ou na bios, como também já sofrir muito com essas placas x99 já que uso uma kk, comecei a vericar o que podia ser.

Os testes que fiz:

A começar pela limpeza dos slots da memória ram com álcool isopropílico e os dentes da memória ram (2 pentes de 8gb cada) com uma borracha e o álcool isopropílico, não funcionou troquei o slots em que estavam as memórias de diversas formas e nada.

Então limpei os dentes da placa de video (esse modelo de placa mãe não tem entrada de vídeo então nem tinha como testar sem a placa de vídeo) limpei o slot pci (o da placa de vídeo) e nada. depois tirei o pó de topa placa mãe e nada.

Tentei também desconectar os cabos de áudio e usb da placa mãe, já que que da terceira vez que meu pc deu esse problema era que o meu conector "usb" do meu receptor wifi/bluetooth via pci esta plugada em uma entrada usb que não estava sendo reconhecida, por isso tive de desconectar os usb's frontais pra conectar ele, mas enfim voltando ao pc do meu amigo, isso também não deu certo.

Tentei formatar o windows mas o pc não reconheceu o pen driver, tentes em todas as entradas usb, tentem vários formatos de pendriver, tanto sistema de arquivos (FAT32, NTFS) como partições (MBR, GPT) como ainda formatos diferentes na seleção de boot como já deixar selecionado a iso do windows 10 ou deixar em freeDOS. (não deu certo)

Tentei restaurar o windows que lá já estava pro primeiro ponto de restauração que já tem de quando você faz a instalação do windows, mas o pc nem reconhecia os comando do teclado (F2, Delete, F9, F11......)

A bios não entrava de jeito nenhum, então tirei a pilha e coloquei depois de 20 minutos e nada, troquei a pilha por outra de mesmo modelo e nada, troquei o jumper do pino 1 e 2 para o pino 2 e 3 para resetar e nada, voltei o jumper e nada, desconectei todos os cabos da fonte da placa mãe e da placa de vídeo, tirei a pilha, e desconectei a fonte da tomada, deixei assim por uma noite, e pela manhã reconectei tudo e nada.

Então estou convencido que o problema é a bios corrompida, já que da quinta vez quem meu pc deu problema, nada disso tinha dado certo, e tinha também tentado cobrir a placa mãe em papel alumínio para desenergizar ela e não tinha dado certo, só quando comprei uma regravadora, e regravei a bios foi que ele voltou a funcionar, e algo que reforça ainda mais essa minha tese, é que meu amigo tinha dito que tinha mudado algo na bios na esperança de consertar um problema de autoclique no botão R1 do controle wireless dele (que tmb estou consertando kk) não sei onde ele viu isso ou qual exatamente foi a mudança que ele fez na bios (não soube explicar), mas com quase toda certeza estamos tratando de bios corrompida, então se por favor poderem me ajudar a conseguir essa bios original eu ficaria grato.

Sobre a bios: bios atermiter motherboard xeon x99 d4 chipset intel h81.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAÇÃO: Conseguir a bios com o vendedor do aliexpress (no chat da loja), quando tentei fazer a regravação, não conseguir! Tentei em dois programas, fiz a leitura, em um deles ficava estranho, em vez de ficar aquela lista grande alternando de códigos uns blocos FF em outros blocos, aparecia só uma lista de umas 4 ou 6 linhas em que ficavam só códigos ou caracteres se assim preferirem, já no outro programa de regravação ficava normal.

Depois fiz o backup da bios antiga e a deletei do CI então fiz a releitura, a partir daí fica estranho, no programa que já apresentava um padrão estranho aparecia uma mensagem de erro (não lembro qual) já no outro programa, após de novo fazer a leitura ficava aparecendo a mensagem "essa bios está em desacordo" (ou algo do tipo), tentei de tudo, limpar a área do CI com pincel e álcool isopropílico com escova, verifiquei o jacaré várias vezes, a eprom, as pinagens, a posição, se era 25xx, se a linha vermelha estava na direção da marcação do chip e nada.

Depois de um tempo tentando, os programas pararam de reconhecer o chip, quando apertava em [DETECTAR] aparecia a mensagem de que a bios não tinha sido encontrada (ou algo parecido não lembro).

Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser e quiser compartilhar eu agradeço. (diria ou que o CI queimou, ou que essa placa mãe não aceita jacaré, ai vou ter que comprar o suportizinho 25xx).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...