Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Som-panasonic-max700-fonte alterada

Avalie este tópico:


Posts em destaque

@ohm eu estou com um som desse modelo e o ci conversor dc-dc posição ic2011 estourou,coloquei uma placa step down no lugar e ela queimou também,chegou a pipoca o regulador lm2596 usado nela,verificado vi que a tensão da fonte chega até 40v fazendo a placa step down n suportar essa tensão e chegar a pipocar…

 

me ajuda a baixar a tensão dessa fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Testemusicasboas Teste . A tensão nominal desta fonte é de 36V mas está dando 40V e oscilando?? Além disso detonou o IC2011? Vejo no diagrama que este ci é o mesmo que o IC2012, ambos trabalham com a mesma alimentação, executando a mesma função de conversão dc-dc, apenas diferentes pelo fato de um entregar 15V na saída e outro 5,9v. Então por que o defeito levou apenas o IC2011? Pode ser problema na linha dos 15V, não acha?

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmilson Goncalves Preza acho que n é problema nos 15v,geralmente o defeito é fonte alterada, som da Panasonic que geralmente é mais potente quando a fonte altera só dá pra consertar colocando uma placa step down de 60 ou o ci tps54260 de 60v de entrada,comprei a placa step down de 60 de entrada,acredito que agora vai funcionar sem estourar 

Nenhuma sugestão @ohm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. 
 

@Testemusicasboas Teste usa fonte chaveada, coreto ? Para abaixar a tensão um pouco o procedimento é alterar os resistores do divisor de tensão do feedbacks que fica no secundário, é comumente  junto de um tl431. Não achei esquema, mas localize esse tl431 ( e suba o um pouco o valor do resistor entre o pino 1 e 2). 
 

Se eu souber o valor desses redutores consigo calcular o valor atual se está correto e o valor que deseja.

 

Obs- atenção se ela possui um chopper exclusivo pra o stand-by. 

 

Obs 2- abaixar o valor da tensão irá diminuir a potência sonora total do aparelho. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ohm eu tava usando o step down lm2596s que suporta até 40v e por duas vezes estourou o ci lm2596s da plaquinha step down,será que por alta tensão ou pro sobrecorrente?

 

agora estou usando o step down lm2596hvs e vou deixar em teste amanhã,que suporta até 60v,tem alguma maneira de saber se tá chegando corrente alta no ci lm2596hvs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

tem alguma forma de eu aumentar a amperagem suportada por essa stepdown?

nao.

 

10 horas atrás, Testemusicasboas Teste disse:

eu instalar um dissipador nesse lm2596hrv? 

ele esta aquecendo muito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte do aparelho está saindo 36v,eu estou usando esse lm2596hvs pq ele suporta até 60 v de tensão de entrada pra justamente ter uma grande folga em questão de tensão,pois oque me preocupar é a amperagem,pois eu usei dois lm2596s que suporta até 38v,porém não sei se o que estourou os dois lm2596s foi a alta tensão ou foi uma amperagem maior que 3 A que passou por ele… @ohm

IMG_0804.jpeg

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse som veio com o ci tps54240 (suporta até 40v de entrada)queimado,coloquei uma plaquinha step down que suporta 40v e queimou logo duas….

 

decidi comprar plaquinha que suporta até 60v e vou fazer o teste,simples….

 

n estou fazendo nenhuma confusão…

 

só queria saber de vc oque faria o ci original n queimar e o step down queimar?

 

qual segurança a mais teria nesse ci?

vi que precisa usar dissipador quando a potência passa de 15 w na placa step down…

 

será que por eu n está usando dissipador que está queimando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se caso eu estiver encomodando n precisa responder…

 

sobre colocar o ci original,se achar deve custar beirando os 100 reais,não estou achando sobrecorrente no aparelho,mas se caso queimasse o ci seria um baita prejuizo…

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre usei essas placas stepdown em som Panasonic e nunca tive problemas,por falta do ci original no mercado os técnicos sempre estão fazendo isso,o problema que nesse caso aí o som é bem potente aí acabei perdendo duas plaquinhas,porém as que usei suportava 40v,a que vou usar suporta 60v e mesmo assim tô receioso pois já perdi duas de 40v 😔

Editado: por Testemusicasboas Teste
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

Se caso eu estiver encomodando n precisa responder…

não esta incomodando de forma alguma. Porem, não consigo dar atenção o tempo todo e responder imediatamente.

 

 

1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

Esse som veio com o ci tps54240 (suporta até 40v de entrada)queimado

antes tinha mencionado p 54260, achei que era o original. O tps54240 suporta 42v.

 

1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

só queria saber de vc oque faria o ci original n queimar

é um defeito crônico nesses aparelhos, sempre danificam esses conversores dc dc. Talvez tenha sido mal dimensionados.

As vezes o diodo que vai do indutor ao gnd entra em curto e estoura o ic, outras vezes o próprio ic danifica.

 

1 hora atrás, Testemusicasboas Teste disse:

vi que precisa usar dissipador quando a potência passa de 15 w na placa step down

não acho que o consumo seja tão elevado. mas para ter certeza, coloque um resistor de 0,1r em serie com a saida do conversor dc dc e ao ligar o me fale a tesão entre os dois terminais do resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o ci original (TPS54240) que vi no esquema do aparelho custa menos de 20 reais na internet. É bem mais prático e menos trabalhoso colocar outro igual, se a tensão está oscilando até 40v, ainda não seria um problema visto que o ci suporta até 42v e 2.5A, ficar trabalhando perto do limite obviamente diminui a vida útil do componente, como o ohm mencionou, foi mal dimensionado pela Panasonic. Se não tem outro problema aparente no som, coloque um CI original que vai ser muito melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...