Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Osciloscopio HANTEK 6022BE liga e se desliga - A0505S-2WR apresenta 250mA fora da placa

Avalie este tópico:


xevete

Posts em destaque

Pessoal, passei um tmepo sem usar meu velho Hantek 6022BE, uso eme em trablahos de campo, hoje fui usar ele não par aligado, inicia, funciona por uns 30 segundos e da som de desocnecxão e desliga, apaga o led. Abri ele, detectei uma queda de tensão no fusivel, coloquei um resistor de 10 ohms junto no fusivel ele ficou ligado por mais tempo, cerca de 1 minuto, mas volta a se desligar, alimentei com a fonte e detectei que quando ele apra a corrente sobe a quase 1A (e é alimentaod pelo usb).

Percebi aquecimento no A0505S-2WR, removi ele, liugei na bancada, ele apresenta 250 mA de consumo ligo na fonte, sem nad aligado nele, quando ele ta frio a plac aliga, assimq ue ele aquece ela para. Agluma dica?

Valeu pessoal

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Imagem do WhatsApp de 2024-08-14 à(s) 15.10.27_35da41a8.jpg

Editado: por xevete
Marcar como resolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consumo parece correto, segundo o datasheet ele teria 2W de consumo fixo que seria 400mA, está abaixo pois apenas alimentaste e o ideal seria montar o circuito de teste sugerido no próprio datasheet, com os capacitores de entrada e saída, e a carga.

Falando nos ditos capacitores, talvez valha apena analisar ESR destes na placa.
Acredito que tenhas problemas após esse carinha que estão fazendo ele trabalhar forçado e eis o motivo de esquentar e após isso o aparelho desligar.
 

Editado: por Jack O'Neo
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste momento eu ja subsitui todos os capacitores da saida do componente A0505S-2WR, contudo o problema permaneceu, agora, estava mexendo na palca, acabei de remover todos os indutores nos 2 circuitos após o A0505S-2WR, o que antes aparecia uma impedancia de 4,4 ohms entre as saidas -5 e 5V agora subiu para 32K, vou ir reinstalando um por um para identificar o que esta cvaisando a baixa impedancia, mas ja estou perdendo as esperanças hehehehehe

Imagem do WhatsApp de 2024-08-23 à(s) 10.12.33_3d1a2085.jpg

Imagem do WhatsApp de 2024-08-23 à(s) 10.12.33_e11185db.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu removi os indutores para desligar os circuitos.

Estava colocando um por um devolta e medindo a impedancia no C109 que esta entre as linhas -5v e +5v, ela se mantinha em 17 Kohm até eu por os indutores L12 e L7, ao por o L12 a impedancia cai para 3K então removi novamente, Quando coloquei o L7 ela cai para 4,4 ohm, o que deve ser o curto.

No momento esta sem este 2 indutores, o que devo fazer? ligo ela assim para testar?

Imagem.jpg

Editado: por xevete
Erro de digitação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os conectores na frente ali são onde VC conecta as pontas de prova? Eu não creio (inicialmente) que o problema esteja nessa parte do circuito. Imagino que esses indutores façam parte do circuito de condicionamento do sinal lido pela ponta de prova. E não de um circuito de conversão de tensão. Eu tentaria isolar a falha. Ligaria partes do circuito isoladamente, medindo a corrente de cada uma delas. Imagino q por ele ser USB, nenhum circuito desses passaria de 500ma por ser o padrão USB. Mas não necessariamente seria o caso. Estou apenas assumindo que esse dispositivo funciona  nesse padrão.

 

Mas como VC tem 2 canais, pode comparar o valor de um com o do outro. Deveriam ser iguais. Não sendo, pode haver uma falha. Ou outra falha. 😁

 

4.4ohm não é curto.

Editado: por facsi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5v / 4.4 ohms = 1,13A 
1,13A x 5V = 5,68W.
A alimentação máxima do circuito pelo que entendi é de 2W.
É possível que algo após o L7 esteja danificado isso se é que a tensão sobre ele é de 5V. se a tensão sobre ele for de 3.3V o consumo seria de 0,75A o que ainda daria 2,4W e portanto estaria acima do possível para ser alimentado com 2W.
Resumindo, a não ser que a tensão normal no L7 seja menor que 3V, apesar de 4,4Ohms não ser um curto absoluto, o problema deve estar por ali.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma forma de medir se há curtos, é com o multimetro na escala de diodos ou de continuidade. Segue exemplo de medições:

Imagem.thumb.jpg.75f3f280563ebec919a19bf6c9831850.jpg

 

Resumindo, não pode haver beeps ou valores baixos (muito próximos de zero). Se houver, ou aquele ponto está em curto ou está na mesma malha do GND(ponta vermelha do multimetro).


Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não quis injetar tensão, mas fiz as medições com o multímetro como sugerido. A resistência nos locais dos indutores está como aberta. Porém, a impedância na entrada do U6 (Canal 1), onde o indutor L7 alimenta quando soldado, está dando 1.2K, enquanto no mesmo ponto do U10 (Canal 2) está 50K. Pelo que estou vendo, é este CI que está com a impedância baixa, mas ainda assim, longe dos 4.4 encontrados antes.

Antes de eu tentar resolver, ao conectar no PC ele era reconhecido, funcionava e lia os 2 canais por cerca de 10 segundos. Depois se desconectava do PC e apagava o LED. Se eu desligasse a USB, esperasse alguns segundos e ligasse novamente, o comportamento se repetia.

21 minutos atrás, nagkiller disse:

Uma forma de medir se há curtos, é com o multimetro na escala de diodos ou de continuidade. Segue exemplo de medições:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Resumindo, não pode haver beeps ou valores baixos. Se houver, ou aquele ponto está em curto ou está na mesma malha do GND(ponta vermelha do multimetro).


Flw...

 

Editado: por xevete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nagkiller disse:

Quando você diz, impedância, resistencia, 15K, você está medindo na escala Ohmica?

50K, 1K é um valor normal do circuito!

 



Flw...

Isso, estou lendo na escala ohmica, contudo estou comparando o canal 2 com o canal 1, e percebo que ao ligar o circuito com o indutor L5 a impedancia entra as tensão -5V e +5V sai de 17K para 4,4 ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nagkiller disse:

Então, te pedi na escala de diodos ou continuidade, senão vira confusão...

A resistencia alta não é problema, nas sim se cair muito para próxima de zero!

 

Flw...

A sim, ok, no L7 eu tenho 0.645 em ambos os lados e no L12 tenho 2.743 na esquerda e 0.650 na direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nagkiller disse:

Em suas medidas, não despreze também os C8, C109 e C110.

Pode ainda comparar os pinos 1 de U6 e U10, se estão com as medidas semelhantes.

 

Flw...

Estes capacitores eu ja medi eles,inclusive fora da placa, o que encontei agora foi isto, os 4 ohms apareceram neste CI, exatamente onde ele recebe os -5V e os +5V, nos pinos Vcc (16) e no Vee (7). Vou temover ele e repor os indutores e tentar ligar para ver como se comporta.

Imagem do WhatsApp de 2024-08-23 à(s) 10.12.33_e11185db.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica para manutenção!

Ao remover os componentes, eu sempre resoldo um dos terminais do componente em um dos pads (exemplo o R2 da figura).
Imagine o seguinte cenário: Remover vários capacitores SMD de valores diferentes. Como saber onde realmente cada um deveria estar?

WIN_20240823_15_07_57_Pro.jpg.8a739ed433a5ff62fe5af92eb3170dee.jpg

Flw...

Editado: por nagkiller
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, nagkiller disse:

Dica para manutenção!

Ao remover os componentes, eu sempre resoldo um dos terminais do componente em um dos pads (exemplo o R2 da figura).
Imagine o seguinte cenário: Remover vários capacitores SMD de valores diferentes. Como saber onde realmente cada um deveria estar?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


Flw...

Não costumo trabalhar tranto com eleronica assim mas vou usar sua dicar, muito obrigado. Trabalho mais com quadros de comando, mas realmente facilita, n rpecisa ficar guardando separados uns dos outros.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aparentemetne identifiquei o problema, retirei a fonte A0505S-2WR e liguei, ele foucou ligado por horas, mas claro, sem ler os canais, alimentie então com 2 fontes 5V externas ligadas em serie para ter o -5V GND +5V e nisso o U6 aqueceu muito, retirei ele alimentei novamente, ele funcionou (somente o canal 2 obviamente), rentão troquei o U10 para o lugar do U6 e o canal 1 passou a funcionar e o 2 não (como esperado) e não desligou mais.

Liguei o A0505S-2WR sozinho ele aquele cheogu a consumir 1A da fonte e queceu muito, então ele também tem problemas.

Vou provdeinciar compar um A0505S-2WR e 74HC4051 e colocar ele para funcionar novamente.

Por um acaso alguem daqui do forum tem algum desses componentes para me vender?

Imagem do WhatsApp de 2024-08-26 à(s) 10.56.57_3f67baa1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por mim esta indo no caminho certo, já isolou o circuito ruim. O conversor aqueceu junto com o canal que funciona? E ficou ligado por horas?

VC mediu os terminais de tensão do CI ruim fora do circuito no modo resistência?

Editado: por facsi
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, facsi disse:

Por mim esta indo no caminho certo, já isolou o circuito ruim. O conversor aqueceu junto com o canal que funciona? E ficou ligado por horas?

VC mediu os terminais de tensão do CI ruim fora do circuito no modo resistência?

Eu testei ele sozinho acontece a mesma coisa, ele funciona alguns segundos e para, e na placa só com o canal que funciona tbm, a mesma coisa, agora ele ta batendo 1A ligado sozinho direto na fonte, creio que o 74HC4051 deva ter caido a resistencia e acorrente subiu muito e danificou ele, pode ter sido a aorigem do problema.

Sobre medio o CI fora, sim ele apresenta agora 3 ohms nos termianis de alimentação.

Editado: por xevete
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...