Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise GIGABYTE B560M AORUS ELITE REV 1.01. Placa em curto e quando injeta tensão, nenhum componente esquenta]

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou com essa placa GIGABYTE B560M AORUS ELITE REV 1.01 na bancada e ela apresenta curto no v-core. No entanto, quando injeto tensão no pino 12v atx, nenhum componente esquenta. O que chamou minha atenção é que os pinos gnd do conector 12v, esquentam. Alguem sabe me dizer o que isso significa.

Gostaria desta ajuda, ainda sou inexperiente, começei a estudar no final do ano passado e estou pegando placas para trabalhar a dois meses apenas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marciocd12 , o que faz esquentar um componente ou um fio é a dissipação de calor pelo efeito joule, significa que a corrente que está circulando pelo caminho é alta, em termos práticos.  Na verdade sempre vai ter corrente circulando, mas quando esquenta fora do normal quer dizer que a corrente circulante é muito maior que deveria, indicando com isso um curto. Espero que entenda com essa minha pequena e simples explicação.

No seu caso não deve estar percebendo algum componente esquentando porque o "curto" está sendo, digamos assim compartilhado. Mas tem alguém causando esse curto.

Tem fonte de bancada? Numa placa de desktop e na linha de 12v pode chegar numa corrente de 4A ou 5A, vai injetando tensão que a corrente vai subir, aos poucos vá subindo mais, vai chegar num momento que o dito deve se acusar. Uma outra coisa é deixar por um tempo (monitorado por você) com tensão que com a passagem da corrente o componente deve esquentar. 

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 15/08/2024 às 14:55, Rogerio Nascimento disse:

@marciocd12 , o que faz esquentar um componente ou um fio é a dissipação de calor pelo efeito joule, significa que a corrente que está circulando pelo caminho é alta, em termos práticos.  Na verdade sempre vai ter corrente circulando, mas quando esquenta fora do normal quer dizer que a corrente circulante é muito maior que deveria, indicando com isso um curto. Espero que entenda com essa minha pequena e simples explicação.

No seu caso não deve estar percebendo algum componente esquentando porque o "curto" está sendo, digamos assim compartilhado. Mas tem alguém causando esse curto.

Tem fonte de bancada? Numa placa de desktop e na linha de 12v pode chegar numa corrente de 4A ou 5A, vai injetando tensão que a corrente vai subir, aos poucos vá subindo mais, vai chegar num momento que o dito deve se acusar. Uma outra coisa é deixar por um tempo (monitorado por você) com tensão que com a passagem da corrente o componente deve esquentar. 

Obrigado Amigo, me ajudou muito

Em 16/08/2024 às 07:01, WJinformatica2016 disse:

@marciocd12 teste a ser feito que da um trabalho e tirar todas bobinas do vcore e ver qual das linhas vai ter uma pouca tensão no lado da bobina que fica pros mosfets amigo 

essa que tiver uma tenão passando é onde esta seu problema 

Obrigado amigo, me ajudou muito

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...