Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Mini System Toshiba - MS7530MU - Não sai som e não acende display

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Esse mini system não está saindo som e não está acendendo o display, de resto funciona tudo normal. Notei que não existe tensão de FL+ na fonte, somente FL- (-25.9v no FL- e -25.9v no FL+), tem uma resistência de 1.5ohm mais ou menos entre FL- e FL+. Os dois zener dessa linha estão bons, ou eu medi errado a tensão ou o trafo parece estar com problema. Alguém tem alguma dica? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, MarceloRibeiro94 disse:

Bom dia @Edmilson Goncalves Preza . Pois é, depois que eu publiquei o tópico que percebi que é do enrolamento do trafo essa resistência 😅. Só não entendi ainda porque só tenho a tensão negativa de filamento e não a positiva. 

• Percebeu a polaridade dos capacitores CE705 e CE707?
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde. Eu percebi agora uma coisa, a tensão de filamento é AC, não DC como eu estava medindo, erro meu. Com a ponteira negativa na carcaça do som eu tenho 3v AC no FL+ e FL-. Agora eu fiquei confuso mesmo, como medir o FL+ e FL- sendo que ambos são AC? Só encontrei uma tensão positiva de 3v AC. Outra coisa, o -VPP (-Vcut) é tensão contínua que pelo vi, já que ele passa por capacitores e diodos, mas eu só tenho uma tensão negativa que vai zerando aos poucos, medindo em AC eu não tenho nada nesse local. Onde colocar a ponteira negativa para medir AC nesse caso? 

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Problema do display resolvido, era solda fria na placa frontal. Problema agora é que está sem áudio nas saídas, detalhe, tem áudio no fone de ouvido, ou seja, até o HR459 e HR460 eu tenho áudio normal (página 8 do esquema). Eu segui a trilha de áudio até a saída do IC802, e aparentemente tem áudio normal. Só um detalhe que percebi, a saída R_out mesmo depois do IC451 não aparenta ter ganho de tensão, somente a L_Out, mas mesmo assim tenho áudio nos fones de ouvido. Isso se repete quando a R_out passa pelo IC806 (página 11 do esquema), não tem ganho de tensão, isso é muito estranho, mas na saída do IC802 os dois lados tem tensões iguais (???) Não estou entendendo. Os 4 mosfets não aquecem, e ao ligar o som dá um pipoco na caixa de som. Outra coisa, não tem a onda triangular que deveria existir. 

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário

Olá @MarceloRibeiro94 .

• Verifique o nível de tensão no pino 70 do IC701 pois é um sensor da presença dos fones de ouvido no jack J701 (pino 6). Neste pino 70 deve haver, alternativamente, 2 níveis de tensão: 
  1. Sem fones = 0V
  2. Com fones = VDD (+/- 5V).

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Como fica meio difícil de medir no pino 70 (até cheguei a medir no pino, com dificuldade, se medi corretamente deu 0v também), medi no HR797 que um dos lados dele tem conexão direta com o pino 70. Em um dos lados eu tenho 4.97v (lado do VCC provavelmente) e no outro lado 0v, não importa se o fone está conectado ou não, esses valores não mudam, o som está saindo no fone, então eu sei que está funcionando. 

Link para o comentário

@MarceloRibeiro94 , vou te sugerir testar assim: 

1. Sem energia, sem fones e com o multímetro na escala de continuidade, ponta preta no terra do circuito e ponta vermelha no lado de HR797 que der o beep.
  2. Mantenha a ponta vermelha conectada (use uma garra jacaré) fazendo o beep.
  3. Insira o fone no jack e deve sumir o beep, para comprovar que o pino 6 do jack está comutando normalmente.
Link para o comentário

2 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Boa noite. Era "mau-contato" no conector jack, mesmo não tendo a tensão de 5v, ele saia som. Então sim, está habilitando e desabilitando o fone corretamente. Ao conectar ele tem 5v e ao desconectar 0v.

• Mas ainda sem som nas saídas de alto falante?
Link para o comentário

1 hora atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Bom dia, tem sim +VCCP e -VSSP no pino dos mosfets. Pelo que vi com o seguidor de áudio, ele chega até o IC801, mas na saída desse IC não tem áudio.

• IC801 tem +5V (pino 48) e -5V (pino 26)?
  • Mede a tensão neste ponto deste circuito, tem que ser idealmente zero volts mas, na prática, não deve ultrapassar valores de polarização de base (negativos ou positivos) que levem qualquer dos transistores (HQ815 ou HQ814) à condução, provocando o acionamento do Power Offset Protection. 

image.png.7b9862a86b69c3f649ca9d5bd0cae742.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Boa tarde. Em relação ao IC801, eu tenho 5v no pino 48, já o pino 26 não é a tensão de VSS, é VLN, no pino 25 eu tenho os -5V que seria o VSS. Em relação ao pino 26, eu tenho -1.48v nele, como é um divisor de tensão e entra os -50v, o correto seria ter -2.17v, ou seja, está errado. 

No ponto do circuito que você destacou em tenho 0v. 

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Retirei os dois resistores do divisor de tensão, ambos bons, limpei uma sujeirinha em baixo deles, ressoldei e não adiantou, continua em -1.48v. O outro divisor de tensão do +VCCP (HR813 e HR816) estão liberando os 2.17v positivos deles, esse divisor está normal, somente o negativo que não. Outro detalhe que percebi agora, quando dá aquele pipoco na caixa, a bobina L802 que aparentemente é responsável pelo canal R tem -6.4v ao ligar o som e rapidamente desce a 0v, a bobina L801 do canal L não tem aumento de tensão ao ligar (mas dá pipoco nesse canal também, o que é estranho...). Eu não sei se pode ser esse o motivo de ter -1.48v, mas a tensão de -5v não é exatamente -5v, é -4.85v, já o +vcc é +5v certinho. Não faço ideia se o ic regula a tensão ali baseado na tensão de entrada dele, mas já que os resistores estão bons e se realmente deveria ter -2.17v ali, então só sobra o ic com problema. 

Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Troquei os dois resistores, se manteve os -1.48v. A tensão no pino 4 está em 5v. Medindo os transistores da placa aleatoriamente, encontrei o HQ804 totalmente aberto. É um MMBTA56, eu encontrei um PBSS5350T aqui, mas o ganho desse PBSS é maior, vai ter problema se colocar? 

Link para o comentário

48 minutos atrás, MarceloRibeiro94 disse:

@Edmilson Goncalves Preza Troquei os dois resistores, se manteve os -1.48v. A tensão no pino 4 está em 5v. Medindo os transistores da placa aleatoriamente, encontrei o HQ804 totalmente aberto. É um MMBTA56, eu encontrei um PBSS5350T aqui, mas o ganho desse PBSS é maior, vai ter problema se colocar? 

@MarceloRibeiro94 , o MMBTA56 é de uso geral, do tipo BC559, enquanto o PBSS5350T é mais robusto em capacidade de corrente, e aqui ele (HQ804) é um somente um chaveador (para HQ807 e HQ808) e por isso eu penso que o ganho não importa muito. 

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...