Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LENOVO / Aclu1 Aclu2 NM-A272 / Não liga

Avalie este tópico:

idealinfo

Posts em destaque

Boa noite...

Queria se possível uma ajuda pessoal, chegou para mim um notebook da Lenovo, o modelo da placa é a NM-A272, depois de desmontado o notebook encontrei o componente "PQ302" praticamente  queimado, onde o mesmo se encontrava esfumaçado... Troquei ele por um outro, pois tinha em sucata, mas mesmo assim o notebook não liga.

No PQ302 os pinos 1 a 4: (20,2v) e 5 a 8: (2,7v)

No PQ301 os pinos 1 a 4: (20,2v) e 5 a 8: (20,8v)

No PL707: 2,7v

No PR301: 2,7v

Alguém poderia me ajudar pelo menos no raciocínio de onde iniciar procurar o defeito.

Agradeço desde já

WhatsAppImage2024-12-07at23_01_33.thumb.jpeg.0f9b12dabca1b835f94ff61a0c85dbba.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, idealinfo disse:

Boa noite...

Queria se possível uma ajuda pessoal, chegou para mim um notebook da Lenovo, o modelo da placa é a NM-A272, depois de desmontado o notebook encontrei o componente "PQ302" praticamente  queimado, onde o mesmo se encontrava esfumaçado... Troquei ele por um outro, pois tinha em sucata, mas mesmo assim o notebook não liga.

No PQ302 os pinos 1 a 4: (20,2v) e 5 a 8: (2,7v)

No PQ301 os pinos 1 a 4: (20,2v) e 5 a 8: (20,8v)

No PL707: 2,7v

No PR301: 2,7v

Alguém poderia me ajudar pelo menos no raciocínio de onde iniciar procurar o defeito.

Agradeço desde já

amigo vc soldou a peça mais não corretamente pode olhar que tem peds da peça soltos solda fria tente refazer as soldas corretamente ok

retire a peça limpe o local troque a solda e solde novamente o componente use fluxo de solda nao muito so um pouquinho isso ajuda a soldar a peça

Screenshot 2024-12-08 at 09-12-26 WhatsAppImage2024-12-07at23_01_33.jpeg.a062ea457a615212b9cadde5f51bc756.jpeg (imagem JPEG 702 × 918 pixels).png

Editado: por Prego Tapado
add mais informaçoes
Link para o comentário

@idealinfo Bom dia!

seu tópico foi movido para a área correta »

Como criar seu tópico na área correta?    

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Legal 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
Em 08/12/2024 às 12:57, sidney_mk disse:

"No PQ302 os pinos 1 a 4: (20,2v) e 5 a 8: (2,7v)."

substitua pq302, pois pinos  5 a 8: (2,7v),  tem que ter a mesma voltagem que o gate (pino 4)

boa sorte.

@Rods @sidney_mk @Prego Tapado

Olá amigo, estou com uma placa idêntica comigo e tentei comparar com essa que está com defeito.

Na placa boa o PQ 302, o pino 4 é 5V... Na placa com defeito, o pino 4 está com 20v

Na placa boa o PQ 301, o pino 4 é 5V... Na placa com defeito, o pino 4 está com 20v

E as bobinas PL303 e PL304, que eram para ter 3.3v e 5v, não tem sinal.

Troquei o PQ302, PQ301, PQ304, PQ305... E ainda assim o problema continua do mesmo jeito do início...

Será que vcs poderia me ajudar a solucionar esse problema, ou realmente não valeria a pena.

Agradeço.

Link para o comentário

Não entendi isso: vc disse que os 1 ao 4 tinham 20V nos 2 PQs, agora diz que tem 5V nos pinos 4. Vc trocou de novo o PQ302 e ficou assim? Estranho... Continua com os 2,7V?

Por alguma razão, o charger pode ter entrado em proteção

Editado: por toniu-massa
Link para o comentário

1 hora atrás, toniu-massa disse:

Não entendi isso: vc disse que os 1 ao 4 tinham 20V nos 2 PQs, agora diz que tem 5V nos pinos 4. Vc trocou de novo o PQ302 e ficou assim? Estranho... Continua com os 2,7V?

Por alguma razão, o charger pode ter entrado em proteção

No caso, quando me referi que no pino 4 tinha 5v, é na placa boa "que está funcionando", na postagem anterior comentei que estou com uma placa idêntica e fui comparar as tensões das placas, que está funcionando em relação a que está com defeito. 

Placa boa -> Pino 4: 5v

Placa com defeito -> Pino 4: 20v

Isso nos PQ301 e 302.

Foram trocados e ainda sim continua a tensão de 2,7v nos pinos de 5 a 8 do PQ302.

Link para o comentário

@idealinfo primeiro, ajeita as soldas do mosfet e do capacitor que aparece na imagem que você postou. Segundo, esses mosfets são tipo canal PNP, ou seja, ele conduz com tensão menor no gate. Veja que ligado ao gate desses mosfet tem resistores formando divisor resistivo que é ativado quando o mosfet PQ307 recebe o sinal PACIN pino 5.

Remove o resistor PR301 e verifique se a malha B+ vai está em curto? Se apresentar curto, injeta 5v nessa malha em seguida sobe a tensão gradativamente sempre monitorando o consumo de corrente. Se a linha B+ não apresentar curto o problema ainda vai ser o circuito da entra da tensão de alta 20V.

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...