Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Dell Inspiron 15 3511 la-l241p Não liga. tem indicativo de led piscando sem parar, mas sem sinal de ligar

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá, estou com esse Notebook e o mesmo não liga quando aperto botão power. Nada nele aquece e o led de indicação fica piscando sem parar. eu identifiquei um possivel mosfet em curto, estarei enviando imagens dele para analise. ele é o B03 N03R. Sabem me dizer se trocando apenas ele a maquina voltaria a funcionar?

WIN_20241211_12_05_42_Pro.jpg

WIN_20241211_12_06_04_Pro.jpg

WIN_20241211_12_05_40_Pro.jpg

Editado: por Kezio Marinho
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Kezio Marinho alterou o título para Notebook Dell Inspiron 15 3511 la-l241p Não liga. tem indicativo de led piscando sem parar, mas sem sinal de ligar
6 minutos atrás, Kezio Marinho disse:

Se possivel fornecer esquema eletrico tbm ou boardview dessa placa.

Sempre que precisar desses arquivos, você pode fazer uma pesquisa no gerenciador de arquivos do forum. Lembrando que você vai precisar ter créditos que são gerados pelos joinhas que você ganha quando ajuda outros colegas em tópicos que solicitar ajuda.

Link do boardview + o link pra assinar o pacote de download.

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Link para o comentário

4 minutos atrás, LEONTEC disse:

Sempre que precisar desses arquivos, você pode fazer uma pesquisa no gerenciador de arquivos do forum. Lembrando que você vai precisar ter créditos que são gerados pelos joinhas que você ganha quando ajuda outros colegas em tópicos que solicitar ajuda.

Link do boardview + o link pra assinar o pacote de download.

TOP DMAIS. CONSEGUI BAIXAR AQUI VOU VERIFICAR AGORA

Link para o comentário

27 minutos atrás, Kezio Marinho disse:

Sabem me dizer se trocando apenas ele a maquina voltaria a funcionar?

Essa sua pergunta aqui deixou outra pergunta por fazer...kkkkk Você trabalha fazendo reparo de placas ou está tentando só ajeita equipamento do seu uso? 

Link para o comentário

6 minutos atrás, LEONTEC disse:

Essa sua pergunta aqui deixou outra pergunta por fazer...kkkkk Você trabalha fazendo reparo de placas ou está tentando só ajeita equipamento do seu uso? 

sou técnico e estou tentando arrumar esse notebook, porém não tenho muito conhecimento em diagnosticar defeito na placa. mas sei reparar.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Kezio Marinho, vamos deixa esse mosfet PQZ3 de lado nesse momento. Faz o que pedi acima só pra mim poder saber o que está acontecendo na placa, você disse que tem LEDs piscando. Vamos ver se tem as tensões de 3.3v e 5v presente. Outra que na imagem que você enviou do mosfet, eu não veja nada de errado. Envia outra imagem melhor. 

• Joinha 1
Link para o comentário

@Kezio Marinho, esse mosfet PQz3 está chaveando a tensão de alta 19V que permanece nos pinos drain, e os pinos source fica na fhase (+VCCIN) que alimenta a CPU. Se tiver aferindo em escala de diodo essa linha, o seu equipamento de medições pode acusar um falso curto. Então vamos pegar lá nos circuitos das fontes 3.3v e 5V. 

• Joinha 1
Link para o comentário

14 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Kezio Marinho, vamos deixa esse mosfet PQZ3 de lado nesse momento. Faz o que pedi acima só pra mim poder saber o que está acontecendo na placa, você disse que tem LEDs piscando. Vamos ver se tem as tensões de 3.3v e 5v presente. Outra que na imagem que você enviou do mosfet, eu não veja nada de errado. Envia outra imagem melhor. 

realmente eu achei que estava queimado, mas vendo agora não esta

WhatsApp Image 2024-12-11 at 13.15.12.jpeg

Link para o comentário

25 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Kezio Marinho, veja se a fonte 3.3V (+3VALWP) está oscilando na bobina PL301? Pode verificar a PL501 também fonte 5V (+5VALWP). Essas linhas tem jumpers que você pode abri-los pra isolar as linhas do restante da placa.

Os PJP302 e PJ502.

Me desculpa, mas pode me ensinar a abrir esses jumpers que voce disse aqui?

Link para o comentário

@Kezio Marinho, termina de desmontar o notebook deixando somente a placa em cima da sua bancada. Outra, identifica esses dois mosfet PQB11 e PQB12, eles são os primeiros mosfet que recebem a tensão de entrada 19V. 

Veja nas imagens a localização deles na placa. Veja todos os pinos deles e post aqui.

Captura de tela 2024-12-11 132639.jpg

Captura de tela 2024-12-11 132943.jpg

• Joinha 1
Link para o comentário

8 minutos atrás, Kezio Marinho disse:

Me desculpa, mas pode me ensinar a abrir esses jumpers que voce disse aqui?

Você tem ferro de solda, estação de ar-quente e fonte de bancada? Mano, o jumper é um ponto de solda que você consegue remove-lo com o ferro de solda e malha de cobre, as vezes quando não tenho malha, eu uso um fio de cabo de carregar de celular que tenho muitos aqui.

Link para o comentário

40 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Kezio Marinho, termina de desmontar o notebook deixando somente a placa em cima da sua bancada. Outra, identifica esses dois mosfet PQB11 e PQB12, eles são os primeiros mosfet que recebem a tensão de entrada 19V. 

Veja nas imagens a localização deles na placa. Veja todos os pinos deles e post aqui.

Captura de tela 2024-12-11 132639.jpg

Captura de tela 2024-12-11 132943.jpg

PQB11 tem tensão 19v de um lado, do lado sublinhado na imagem fica oscilando e o PQB12 fica oscilando em todos os pinos

WhatsApp Image 2024-12-11 at 14.27.47.jpeg

Link para o comentário

53 minutos atrás, LEONTEC disse:

Você tem ferro de solda, estação de ar-quente e fonte de bancada? Mano, o jumper é um ponto de solda que você consegue remove-lo com o ferro de solda e malha de cobre, as vezes quando não tenho malha, eu uso um fio de cabo de carregar de celular que tenho muitos aqui.

tenho sim. pode remover os dois então? Eles são esses da imagem né?

WhatsAppImage2024-12-11at14_32_47.thumb.jpeg.b9487108f41aa216f0a08dc0b50265ca.jpeg

WhatsApp Image 2024-12-11 at 14.32.16.jpeg

Link para o comentário

@Kezio Marinho, sim pode remover eles, veja que nessa saída da tensão 5V tem dois jumpers, PJ502+PJ503. Depois que abrir esses jumpers e as tensões não estabilizarem, remove o resistor PRB02 depois veja se os 19V vai passar pelos dois mosfet e chegar no pino 5 do PQB12. Se chegar tensão nesse pino, você vai ter que injetar 5V na linha +19VB e subir essa tensão pra aquecer o que tiver com problema. Tem que achar o que ta provocando essa oscilação...

Já que tem fonte de bancada, alimenta a placa com essa fonte.

Link para o comentário

2 horas atrás, LEONTEC disse:

@Kezio Marinho, sim pode remover eles, veja que nessa saída da tensão 5V tem dois jumpers, PJ502+PJ503. Depois que abrir esses jumpers e as tensões não estabilizarem, remove o resistor PRB02 depois veja se os 19V vai passar pelos dois mosfet e chegar no pino 5 do PQB12. Se chegar tensão nesse pino, você vai ter que injetar 5V na linha +19VB e subir essa tensão pra aquecer o que tiver com problema. Tem que achar o que ta provocando essa oscilação...

Já que tem fonte de bancada, alimenta a placa com essa fonte.

removi os dois jumper e continuou a mesma oscilação. removi o PRB02 continuou oscilando porém ta indo até 14v agora. Eu respondi errado anteriormente. não tenho fonte de bancada ainda rs

tem outra forma de identificar sem a fonte?

WhatsApp Image 2024-12-11 at 17.48.47.jpeg

WhatsApp Image 2024-12-11 at 17.53.41.jpeg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...