Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Controle Alarme Kaori Antigo TX2003 - 57 - Não funciona nenhum botão e não pisca o led

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Estou querendo salvar meu controle de alarme antigo, é uma longa história, mas basicamente o mecânico ficou 1 ano com meu carro e devolveu todo ferrado que nem o alarme está funcionando, quando abri o controle tinha grafite dentro e estava sem a CR2032.

Soldei uma CR2032 temporariamente pra tentar fazer o reparo, a única coisa que acredito ter descoberto por conta é que o LED está morto, não sei se ele é essencial pra funcionar ou se é só pra vermos que funciona (e se posso colocar led normal/pth no lugar pois não tenho smd além dos de lâmpada, na malha larga ao redor tem 3V, depois dele vem o resistor R2 331 (330ohms) e daí vai pro transistor N2 2Cp que conecta com o negativo da CR2032 e resistor R4 102 (1k), vai pro resistor R1 473 (47k) e pino 6 do CI H1, do 473 vai para o transistor N1 (acho que é 1DN) e acho que perna 3 do HD 2401 (433MHz), do transistor volta pra malha grande/C1 e para o resistor R3 221 (221ohms) e (acho que C2, o componente ao lado dele), que vão para acho que perna 1 do HD 2401 e o C3 (que vai pra malha).
Pino 1 do H1 liga no P2

Pino 2 do H1 liga no P3

Pino 3 do H1 liga no P1

Pino 4 do H1 liga não liga em nada

Pino 5 do H1 liga no Negativo da CR2032

Pino 6 do H1 liga no 473 (que citei mais acima)

Pino 7 do H1 não achei onde liga

Pino 8 do H1 liga no Positivo da CR2032

Os resistores medi e estavam ok, o restante fiquei em dúvida.

Sei que muitos de vocês sabem os valores de cabeça, mas me oriento melhor detalhando assim pois sou bem iniciante nisso.

O que posso colocar no lugar daquele led quando falta um smd?
O que pode ser o defeito e que testes posso fazer?

photo_2024-12-24_06-06-29.jpg

photo_2024-12-24_06-06-37.jpg

photo_2024-12-24_06-06-41.jpg

Editado: por MakotoMuyoAibu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro uma boa limpeza, pois nas fotos está muito suja.

Segundo, em alguns casos, em controles de portões, por exemplo, o LED faz parte fundamental do circuito, em outros apenas um feedback visual ( o que parece ser o seu caso).

Na dúvida, só testar se funciona sem o LED!!!

Sim, pode usar um LED PTH na ausência de um SMD. Mas não faz muito sentido o LED ter queimado, ainda mais com aquele resistor limitando a corrente.

A grande trilha é a antena do transmissor, parte do circuito tanque... quaisquer alterações poderão afetar a oscilação do circuito/frequência.

Poderia ainda disponibilizar uma foto da membrana? Parece que aquela membrana faz contato com aqueles 4 Test Points.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Link para o comentário

@nagkiller Vou limpar melhor sim, peço desculpas, estava mexendo com resina na hora e acabou sujando.

Mas lembrando que na hora que abri estava com muito grafite em pó, eu havia limpado aquela hora e sujei no manusear resina perto 

O LED não passa nada na escala de diodo mesmo invertendo as ponteiras, por isso eu havia assumido que estava queimado, no caso, aberto, está com um ponto preto no centro, vou procurar o que tenho de LED aqui e testar, acho que vai ser pth mesmo.

Pois é, essas alterações se envolverem o led eu posso ter me lascado por não ter outro igual ;-;

Na mão a foto da membrana, a resina que estou usando na carcaça pra reconstruir parte quebrada ainda precisa de atenção, mas informo que tentei acionar os terminais direto com pinça tanto na parte preta quanto nos 4 pontos de ilha que ligam nos terminais com a antena e nenhum sinal de funcionamento aparente. Não tenho aparelho que detecte essa frequência pra ter certeza e o led morto não me ajuda, seguirei procurando um aqui para trocar.

EDIT: Testei a tensão que vem no led quando algo dos botões é apertado, em torno de 1.2V, não sei se pra esse led seria isso mesmo. Se for e o controle estiver funcionando existe a chance de terem feito caca na minha central. De momento vou testar o que tenho de led.

EDIT2: Após remover o led, testei novamente nos terminais e a tensão "Apertando botão" onde fica o led agora é de 1,35V aproximado, o que é estranho tendo em vista que o led parecia aberto 

photo_2024-12-24_14-16-48.jpg

Testei a tensão no led
  • Joinha 1
Link para o comentário

@nagkiller Com outro led pth que tenho aqui acendeu, mas não dava de fechar.

Usei um led pequeno de lâmpada que tinha aqui e voltou a funcionar, descobri que o mecânico não colocou a sirene, mas os piscas e travas trabalham, próxima luta é ir atrás da sirene.

Colocando o final
  • Joinha 1
Link para o comentário

Agora para testar, poderá testar no alarme se ativa/desativa.

Para verificar se ainda transmite, pode usar um módulo receptor 433MHz e um amplificador para escutar o sinal.

image.png.ddcc35e2e6a08a80f3b358716bd78e74.png

Pode usar um receptor desses, onde alguns tem 2 sinais de saída: Analógico e Digital. Poderá ainda soldar um pedaço de fio com comprimento de 17,5cm no pino de antena.

Alimentando os 5V e GND, usar um amplificador (caixa de som de pc, radio com entrada para microfone, etc...). Unir os GND do amplificador com o da fonte do módulo. Ligar o outro na fio na Analógica, por exemplo.

Quando acionar o controle, deverá ouvir o som nos falantes.

Essa é uma maneira simples, que garantirá que está transmitindo.

Flw...

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...