Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Gateway / Q5WVH LA-7912P rev 1.0 / não liga

Avalie este tópico:

jot4p3

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com essa placa e ela não liga. Não tenho 3VALW e 5VALW. As linha VIN, B+ e 3VSB eu tenho, porém não tenho sinal nos entrip do pwm e estava com resistência baixa em alguma dessas bobinas (chegava a bipar de vez em quando).
Vi que o PWM estava esquentando um pouco ao tentar ligar a placa, resolvi então trocar por outro da placa LA-7912P rev 2.0, porém não sei se é compatível. Após trocar vi que não esquentou mais, e a resistência da bobina aumentou, porém não chega no infinito porém não mudou mais nada.
Sou novo na área mas tenho muita vontade de aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que troquei foi o PU5. Não achei curto nas bobinas e nos mosfets de 3VALW e 5VALW. Hoje retirei o PU5, e vi que sem ele a placa fica sem os 24V no gate do PQ9 e PQ10, e medi alguns resistores:
PR80 - 1ohm
PR78 - 134k
PR70 - 13k
PR68 - 14k
PR69 - 8.5k
PR67 - 8.3k
Percebi também que a tensão nos ENTRIP desse PU5 fica variando muito a tensão não passando de 1.3v e a PL5 com 5v invés de 19v (Isso após retirar o PU5)

Link para o comentário

Em 28/12/2024 às 23:18, jot4p3 disse:

O que troquei foi o PU5. Não achei curto nas bobinas e nos mosfets de 3VALW e 5VALW. Hoje retirei o PU5, e vi que sem ele a placa fica sem os 24V no gate do PQ9 e PQ10, e medi alguns resistores:
PR80 - 1ohm
PR78 - 134k
PR70 - 13k
PR68 - 14k
PR69 - 8.5k
PR67 - 8.3k
Percebi também que a tensão nos ENTRIP desse PU5 fica variando muito a tensão não passando de 1.3v e a PL5 com 5v invés de 19v (Isso após retirar o PU5)

Verifique a compatibilidade do PU5: A troca de componentes pode ser uma boa prática, mas o PU5 precisa ser 100% compatível com a placa-mãe em questão. Procure pela referência exata ou consulte o diagrama da placa.

Verifique os resistores e capacitores ao redor do PU5: Resistor PR80 (1Ω) pode ser uma referência importante, pois o valor baixo pode indicar um curto ou algum problema de alimentação. Os valores nos outros resistores também devem ser revisados, especialmente os que estão conectados ao circuito de controle de alimentação.

Verifique se não há curtos nos MOSFETs PQ9 e PQ10: Se esses MOSFETs não estão funcionando corretamente, a distribuição de tensão pode falhar. Certifique-se de que não há curtos ou danos físicos nesses componentes.

Inspecione a alimentação da placa: Meça as tensões nas diferentes linhas (VIN, B+, 3VSB) e veja se estão dentro do esperado. Se necessário, refaça o caminho de alimentação, verificando todos os trilhos e componentes.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...