Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV Panasonic TC-32A400B led stand by pisca verde e depois vermelho.

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

Boa tarde pessoal!

Estou com uma TV Panasonic TC-32A400B que ao ligar pisca o LED verde de stand by e depois pisca vermelho. Abri o painel de imagem e constatei dois leds queimados. Fiz a troca de todo o barramento por um novo e o comportamento persiste.

Confesso que não entendo muito de TVs, estou tentando ajudar a mãe de um amigo que me pediu para analisar rsrs. Fiz uma analise das linhas de 12V, 15 e 5.3V da placa lógica e parece estar tudo certo. Não há capacitores com sinais de estufamento na fonte.

Estou desconfiado que a barra de leds que comprei é incompatível...

Peço também a ajuda do colega @Claudio dias dos santos para estar me ajudando nesse caso.

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/12/2024 às 17:31, James Walker disse:

Boa tarde pessoal!

Estou com uma TV Panasonic TC-32A400B que ao ligar pisca o LED verde de stand by e depois pisca vermelho. Abri o painel de imagem e constatei dois leds queimados. Fiz a troca de todo o barramento por um novo e o comportamento persiste.

Confesso que não entendo muito de TVs, estou tentando ajudar a mãe de um amigo que me pediu para analisar rsrs. Fiz uma analise das linhas de 12V, 15 e 5.3V da placa lógica e parece estar tudo certo. Não há capacitores com sinais de estufamento na fonte.

Estou desconfiado que a barra de leds que comprei é incompatível...

Peço também a ajuda do colega @Claudio dias dos santos para estar me ajudando nesse caso.

Expandir  

Olá Amigo, faça uma verificação na placa do sensor, costuma dar muito defeito em capacitores SMD   ( 5uf o maior desta plaquinha ) com baixa resistência que causa o desligamento intermitente ou mesmo de não ligar e piscar vermelho.

Outra coisa, veja como está a tensão do barramento de leds, geralmente se a fonte não foi modificada a tensão deveria estar com 72volts e se houve alteração dos resistores ( R7825  e  R7824 ).

Faça estas verificações e depois continuamos a avaliação.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Claudio dias dos santos no conector dos LEDS temos uma tensão oscilante ao ligar de 5V-10v-70V-40V e quando o LED fica vermelho cai a 0V.

Os resistores tem serigrafia de 5R60 (5.6ohms) e dando leitura de 1.6 ohm. O capacitor da placa sensor está com resistência de 6K.

Link para o comentário

Olá,

@James Walker a verificação da tensão dos leds é feita entre positivo e negativo do conector, se for em relação ao chassi ficará perdido.

Em 31/12/2024 às 13:47, James Walker disse:

Os resistores tem serigrafia de 5R60 (5.6ohms) e dando leitura de 1.6 ohm.

Expandir  

São resistores em pararelo. É normal o valor ser abaixo que os esta escrito.

As conexões dos leds novos ficaram certinha?  Testou as barras antes de colocar ?

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Se os leds forem da mesma tensão, a barra com a mesma quantidade de leds tem que permanecer ligado obrigatoriamente. Caso não, terá defeito no drive led ou comando do mesmo. 

uma dúvida, os dois leds queimados estavam em curto ou aberto ? Se estivessem em curto bem provável que o defeito de não logar não seja os leds 

• Joinha 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@Edmilson Goncalves Preza 

Edit1: vou deixar um segundo resultado com a fonte aterrada. O primeiro eu fiz com a fonte solta do chassi para poder medir o outro lado.

D7801-0V  

R7822- 0V

R7813-oscilante entre 38V, 4V, 16V (Parecido com o conector dos leds)

R7814-mesmo resultado do R7813

R7815-oscilante entre 1V a 2V no outro terminal temos uma tensão baixíssima na casa dos mv oscilante

Q7803-dreno oscilante entre 2.3V a 3V possível source(que ainda não vi o diagrama desse transistor) 1V a 4.2V e gate 0V

IC7800- 15.6V e fica caindo e voltando para essa tensão

Segundo teste com fonte aterrada

D7801-oscilante 1.3V a 2.4V

R7822-0V mesmo resultado 

R7813-oscilante 15.6V de um lado

R7814-15.6 e 0V do outro

R7815-oscilante entre 1V a 2V no outro terminal temos uma tensão baixíssima na casa dos mv oscilante---mesmo resultado

Q7803-dreno oscilante entre 2.3V a 3V possível source(que ainda não vi o diagrama desse transistor) 1V a 4.2V e gate 0V----mesmo resultado

IC7800 mesmo resultado

Editado: por James Walker
Link para o comentário

Em 03/02/2025 às 20:23, Edmilson Goncalves Preza disse:

Olá @James Walker .

1. Veja o diodo D7801;
  2. Veja R7822;
  3. Veja R7813, R7814 e R7815.
  4. Veja Q7803, R7840 e R7841.
  5. Tem +/- 16,5V no pino 8 de IC7800?
Expandir  

Os itens de 1 a 4 que sugeri não são testes de tensão, mas testes ôhmicos  de diodo, de resistores e teste de condução do mosfet Q7803. 

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza 

Em 03/02/2025 às 20:23, Edmilson Goncalves Preza disse:

Olá @James Walker .

1. D7801; 500 ohms. Leitura normal de diodo não há curto
  2. R7822; 1200 omhs
  3. R7813- 150k R7814- 110K e R7815- Essa é 2.2G omhs?... Se for isso nao tenho nenhum multimetro capaz de medir aqui...
  4. Veja Q7803 sem curto.  R7840- 470 omhs R7841- 470 omhs
  5.  
Expandir  

Link para o comentário

@James Walker 

• As leituras de R7822, R7813 E R7814 estão corretas, mas o R7815 deve ser de 8.2K, conforme o diagrama. R7815 é referência de OVP para o pino 3 do CI driver dos leds, se ela estiver com valor acima do indicado vai ativar a proteção do circuito.  Confirme o valor gravado no corpo dela (deve estar marcado "822").
  • R7840 é zero ohms e R7841 é de 1K.

image.png.097507152164b3df681a2efaed3ca510.png

image.png.e89346a7726ca955d9705e7919f01469.png

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...