Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV Panasonic TC-32A400B led stand by pisca verde e depois vermelho.

Avalie este tópico:

James Walker

Posts em destaque

@Edmilson Goncalves Preza Eu li o R7815 ao contrario... 😛 Então está certo 722 e dando 8.2K. Agora R7840 não parece ser de 0 ohm serigrafia de 741, o que seria 750 ohms mesmo. Vou deixar uma imagem dele. Enquanto ao R7841 também é 471. Apesar de um visual um pouco diferente.

Screenshot_11.png

Screenshot_12.png

Editado: por James Walker
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @James Walker .

• Esse "visual um pouco diferente" não é normal, é indício de sobreaquecimento, ele pode apresentar alteração de valor quando em funcionamento, eu o substituiria. Outra dica: os resistores devem ser medidos, de preferência, fora do circuito.

• O que esse componente que eu marquei na tua foto abaixo? Poste outra foto mais abrangente desse circuito.

image.png.5765fbc13d84b871dc24d0241a6fc133.png

Link para o comentário

Com todo respeito ao OP, mas essa fonte custa na média 100 reais, vale mesmo todo esse esforço para tentar recuperá-la? Ao que tudo indica temos uma falha no circuito driver, o que irá consumir tempo e dinheiro para algo tão barato. Meu conselho: se os leds estão ok, fiação ok e placa principal está gerando ps_on normalmente, só troque a fonte por uma nova e resolva o problema de vez. Até por 50 tem no MercadoLivre.

• Joinha 1
Link para o comentário

Olá amigo @DigitalZone Info , se pensarmos comercialmente, você está correto, e eu também poderia dizer o mesmo a ele, mas este caso não me parece ser o do @James Walker , que inicia o tópico confessando que não entende muito de tv, e que veio a este fórum porque quer ajudar à mãe de um amigo. Vejo que ele veio nos pedir ajuda em busca de aprender um pouco mais do que já deve saber.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Está certo. Tento o reparo pela didática. Aqui dá para iniciar um tópico e ter os melhores da are-a me auxiliando através de testes e aferições com instrumentação avançada a entendermos o problema.

Mas não sabia que tava tão barato!   Vou pedir essa placa e substituir para vermos se muda o comportamento. Mas meu receio nesse caso é que a placa lógica tenha algum defeito.

Agradeço a ajuda de vocês. Irei pedir a placa e posto o resultado dos testes.

Link para o comentário

Em 04/02/2025 às 17:38, James Walker disse:

@Edmilson Goncalves Preza Está certo. Tento o reparo pela didática. Aqui dá para iniciar um tópico e ter os melhores da are-a me auxiliando através de testes e aferições com instrumentação avançada a entendermos o problema.

Mas não sabia que tava tão barato!   Vou pedir essa placa e substituir para vermos se muda o comportamento. Mas meu receio nesse caso é que a placa lógica tenha algum defeito.

Agradeço a ajuda de vocês. Irei pedir a placa e posto o resultado dos testes.

Expandir  
  • Você tem instrumentação avançada? O que você tem?
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza A instrumentação necessária de praticamente qualquer assistência em eletrônica. Microscópio trinocular com camera fullhd, osciloscópio, multímetro digital Yaxun, Multimetro digital inteligente da Uni-T, câmera térmica , capacimetro com medidor de ESR. Fonte assimétrica, estação de ar quente, gravador de eprom... Deve ter mais coisa, mas não lembro ao certo.

Link para o comentário

São 2 sinais importantes vindo da placa lógica, sendo que um deles é o BL-ON, que atua no circuito chaveador formado por Q7808 e Q7809 para alimentar o pino 8 do CI driver com 16,4V (VCC); e outro sinal é o PWM injetado no pino 4 do CI driver, para controlar o mosfet Q7803 através do pino 9 (SW) do mesmo CI.

Penso que se o BL-ON falhar não teremos nada funcionando (nem fonte nem leds acesos), poderá haver uma tentativa de o ci driver fazer um restart, mas creio que sem o PWM a fonte dos leds não se sustenta, porque o CI driver precisa do feedback no pino 12.  

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

Vamos recapitular alguns pontos específicos do seu tópico:
 Você afirmou que a tensão dos leds sobe e abaixa assim que o led vermelho pisca, correto? Isso indica que a proteção está sendo acionada, porém não faz sentido os leds sequer piscarem ou acenderem por algum instante, uma vez que a tensão sobe para 70V.
 Uma vez (não me recordo o modelo) perdi um tempão com diagnóstico de uma tv com defeito parecido, onde os leds acendiam normalmente na fonte assimétrica, porém não funcionavam na tv. O defeito está nos conectores das barras, onde o pino central originalmente conduzia junto com o negativo em forma de jumper para unir a série dos barramentos, mas nas barras novas isso não acontecia. A solução foi fazer um jumper em todos os conectores.
 No seu caso, faça um teste simples de continuidade entre as barras, verifique se a série está completa e a tensão passa de uma barra para a outra, caso contrário nunca irá funcionar.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Edmilson Goncalves Preza Então, fiz a substituição da placa lógica. Mesmo comportamento. Somente agora que vi sua postagem. Mas acredito que seja inútil realizarmos esses teste agora visto que a substituição da mesma não resolveu. 

@DigitalZone Info Fiz o teste de condução aqui entre os fio até nos conectores. Está tudo conduzindo normalmente. Um outro detalhe que estou começando a pensar que pode estar influenciando no teste. Essas lâmpadas deviam acender sem o display conectado na placa lógica? Todos os testes que fiz até agora foram sem o display.

Link para o comentário

Sim, o led deveria acender mesmo sem o display. Ressalto novamente que, ou você tem led aberto, ou está com algum problema nas conexões ou fios que interligam as barras, afinal não há como ter a tensão de trabalho e os leds sequer piscarem. 
 O modelo das barras está correto? Conferiu com as antigas?

Link para o comentário

@DigitalZone Info Os modelos diferem com as antigas. Mas também não estou achando exatamente com o mesmo part number... Visualmente são idênticas. Encaixam tanto nos sockets do cabo das lâmpadas quanto na própria carcaça.  Já chequei e rechequei a condução dos fios. E estão conduzindo perfeitamente...

Link para o comentário

@DigitalZone Info Bom dia pessoal! Resolvido! Realmente era devido as novas barras serem invertidas. Como os pares nao vem o cabo e tive que reutilizar o original, as barras estavam invertidas e por isso não estava funcionando. Agradeço a todos que tentaram ajudar nesse caso @Edmilson Goncalves Preza@DigitalZone Info@ohm.

Fico até com vergonha do problema ter sido tão simples. Que fique de experiencia para outro usuário não cometer a mesma falha que eu.

Obrigado a todos mais uma vez :) 

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...