Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Tenho esse inversor Solar que deu problema. São quatro transistores IGBT da saída que entraram em curto e saturaram. Dois tem numeração de G60h65dfb e dois 60n65fl2.

Eu tenho aqui na assistência o igbt Mbq60t65pes, minha dúvida é se posso usar ele para substituir ambos acima citados. 

Não tenho muita experiência com reparo de inversor solar, por isso peço ajuda aos colegas para essa informação.   

• 1 mês depois...
Postado

Boa noite, 
Os datasheets dos 3 são semelhantes, e compoucas variações. 
Não foi informado o motivo da queima dos IGBT originais, mas não deveriam ser diferentes como você informou (G60h65dfb e 60n65fl2).
Acredito que os que você tem devem funcionar.  Só evite usar a capacidade maxima do inversor. 

• Joinha 3
Postado
Em 30/03/2025 às 20:54, Alfredo Mendes Jr disse:

Boa noite, 
Os datasheets dos 3 são semelhantes, e compoucas variações. 
Não foi informado o motivo da queima dos IGBT originais, mas não deveriam ser diferentes como você informou (G60h65dfb e 60n65fl2).
Acredito que os que você tem devem funcionar.  Só evite usar a capacidade maxima do inversor. 

Acabei usando e funcionaram certinho. Além disso tive que trocar dois drivers e os resistores abertos, mas a princípio tudo ok. Obrigado pela informação.

• Joinha 1
  • 1 mês depois...
Postado (editado)
Em 07/04/2025 às 15:06, MartinhoB disse:

Acabei usando e funcionaram certinho. Além disso tive que trocar dois drivers e os resistores abertos, mas a princípio tudo ok. Obrigado pela informação.

Geralmente quando ocorre a queima dos IGBTs ou Ipms , os drivers e  malha de resistores de polarização do IGBTS e fotoacopladores danificam junto. mas ainda bem que no seu caso já identificou tudo e funcionou.  Parabéns pela conquista. 

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Legal 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 11/11/2025 às 01:12, HBTECH-BR disse: