Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado

Tenho esse inversor Solar que deu problema. São quatro transistores IGBT da saída que entraram em curto e saturaram. Dois tem numeração de G60h65dfb e dois 60n65fl2.

Eu tenho aqui na assistência o igbt Mbq60t65pes, minha dúvida é se posso usar ele para substituir ambos acima citados. 

Não tenho muita experiência com reparo de inversor solar, por isso peço ajuda aos colegas para essa informação.   

• 1 mês depois...
Postado

Boa noite, 
Os datasheets dos 3 são semelhantes, e compoucas variações. 
Não foi informado o motivo da queima dos IGBT originais, mas não deveriam ser diferentes como você informou (G60h65dfb e 60n65fl2).
Acredito que os que você tem devem funcionar.  Só evite usar a capacidade maxima do inversor. 

• Joinha 3
Postado
Em 30/03/2025 às 20:54, Alfredo Mendes Jr disse:

Boa noite, 
Os datasheets dos 3 são semelhantes, e compoucas variações. 
Não foi informado o motivo da queima dos IGBT originais, mas não deveriam ser diferentes como você informou (G60h65dfb e 60n65fl2).
Acredito que os que você tem devem funcionar.  Só evite usar a capacidade maxima do inversor. 

Acabei usando e funcionaram certinho. Além disso tive que trocar dois drivers e os resistores abertos, mas a princípio tudo ok. Obrigado pela informação.

• Joinha 1
  • 1 mês depois...
Postado (editado)
Em 07/04/2025 às 15:06, MartinhoB disse:

Acabei usando e funcionaram certinho. Além disso tive que trocar dois drivers e os resistores abertos, mas a princípio tudo ok. Obrigado pela informação.

Geralmente quando ocorre a queima dos IGBTs ou Ipms , os drivers e  malha de resistores de polarização do IGBTS e fotoacopladores danificam junto. mas ainda bem que no seu caso já identificou tudo e funcionou.  Parabéns pela conquista. 

Editado: por Claudio dias dos santos
  • Legal 1
  • 5 meses depois...
Postado
Em 11/11/2025 às 01:12, HBTECH-BR disse:

Pode ser usado igbts compativeis de igual ou maior tensao e amperagem. Mas ideal que subistitua todos pelo mesmo modelo para trabalhar sem variaçao entre uma fase e outra. 

Os IGBTs são complicados de achar, mas procure o mesmo fabricante com potencia igual ou superior.  cuidado com IGBTs muito baratos, pode ser falsificado, infelizmente hoje no mercado tem muitas falsificações.

• Joinha 1
Postado
33 minutos atrás, Claudio dias dos santos disse:

Os IGBTs são complicados de achar, mas procure o mesmo fabricante com potencia igual ou superior.  cuidado com IGBTs muito baratos, pode ser falsificado, infelizmente hoje no mercado tem muitas falsificações.

sempre comprar de revendedores idôneos, eu sempre os compro da Mouser e raramente d Proesi, mas nunca eles os tem, a Mouser é caro mas vende componentes de qualidade e procedência, tudo de primeira linha e se precisar os vendem em pares casados também.

Boa Sorte     :)

• Legal 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...