Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Pavilion DV7 HPMH-41-AB6200-D00G Como Desabilitar Chip Grafico

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

@LEONTEC Entao, a principio quando medi e vi que nao tinha 5V e não havia curto na bobina pensei que pudesse ser do tipo de placa que nao aciona mesmo essa tensão antes do start. Depois que olhei a sequencia de start e vi 5VALW_ON. Bem, não sou bom em interpretar esquemas... Mas o ALW significa uma tensão que deveria ''ser sempre presente'' na placa, certo? Quando fui atras da resistencia PR831 que deveria ter os 5V e nao encontrei pensei que havia algo de errado realmente com a tensão de 5V. Ai parti para a troca do PWM, o que nao mudou o comportamento... deveríamos ter 5V no 5VALW_ON sempre? Se não, está certo. E estávamos procurando problemas em um setor que não havia.

Porem, se entendi direito aqui, sem essa tensão de 15v é normal nao termos os 5v, certo? Se sim, então deveríamos focar nisso.

Em sua segunda resposta de hoje vc sugeriu que analisasse os sinais no exato momento que damos o start, certo? Quais sinais especificamente devo analisar nesse caso?

Vejo que a analise está indo para verificação de possível falha com o PCH...

Postado
35 minutos atrás, James Walker disse:

sem essa tensão de 15v é normal nao termos os 5v

15v só vai existir quando tiver 5V presente na bobina.

Acione o botão de ligar e veja se o sinal no pino 2 do PQ810? 

• Joinha 1
Postado
44 minutos atrás, James Walker disse:

Mas o ALW significa uma tensão que deveria ''ser sempre presente''

Tem que levar em conta o projeto. Tire essa dúvida acionando o botão de ligar conferindo se vai chegar ou não tensão no pino 2 do PQ810?

Remove o PQ8 e alimente a placa pra confirmar se vai ou não subir 5v na bobina. Se o SIO não enviar o sinal para que a fonte 5V seja habilitada, você tem que analisar o SIO.

• Joinha 1
Postado

@James Walker, se você analisar o circuito que gera 15v, vai ver que a linha 3V3_DL ligado aos capacitores PC846 e PC849, esses capacitores recebem os mesmo pulsos pwm que chaveia o mosfet PQ811 da fonte 3V. Esses pulsos faz os capacitores junto com os diodos elevar a tensão na saída. Se ficar analisando esse circuito vai perder tempo.

O BIOS U22 tem seus pinos com 3.3V? Pino do SIO LID# tem 3.3V?

6 minutos atrás, James Walker disse:

Retirei o PQ8 e a tensão apareceu!

Ok! Coloca o PQ8 de volta. Remove o resistor PR831 e confirma se vai chegar tensão em um dos seus pads.

Postado
4 minutos atrás, James Walker disse:

seria pino 124 do I/O?

Isso mesmo! A tensão que chega nesse pino é 3.3VSTBY via R1036. A tensão ta baixa... Se o botão power ta em uma placa extensora, tentar ligar o placa fechando curto nos pinos do conector sem o cabo plugado.

Pergunto se a placa não acende nenhum LED ao acionar o botão de ligar? O pino 125 do SIO está zerando? Pino 74 e 14 do SIO tem 3.3v?

• Joinha 2
Postado (editado)

@LEONTEC 

14 - 3.3V

74 - 0V

125- 3.3 e zerando ao pressionar botão power

''Re-medi'' o pino 124 deu 2.54V acho que havia dado algum mau contato na aferição anterior.

Unico led que liga é o proximo a porta de carga.

Editado: por James Walker
Postado
16 horas atrás, James Walker disse:

tirei o resistor e medi. Sem tensão.

Ok! Coloca o resistor PR831.

Esse LED acesso deve ser ACIN_LED#. Vamos conferir mais alguns pinos do SIO.

Pino 67 AD_TYPE = ADP_ID deve está em nivel alto já que o LED branco está acesso. Esse é o pino central do carregador

Pino 35 ADAPIN# é ACOK lá do charge.

Se tiver tudo certo com esse pinos, injeta 3v 5VALW_ON e tenta ligar a placa. Veja se o equipamento vai mostrar alguma reação ao toque do botão de ligar. 

Sabe informar quais componentes na placa que foi feita aquelas alterações na tentativa de desabilitar o chip gráfico? 

Apesar da tensão desse pino LID# está baixo, creio eu que ele deveria sair do reset com essa tensão 1.82V. 

Postado (editado)

@LEONTEC 

Corrigindo: Os pinos 67 deu 0,80V. 35 sem tensão, resistência de 0 omh. Não sei se viu antes, mas medi novamente o 124 (dessa vez deu uma tensão mais alta...) deu 3.38V. Era como tinha dito antes, havia algum mal contato aqui na minha ponta de prova. Parece resolvido por ora.

Editado: por James Walker
Postado (editado)

@James Walker Veja o estado do pino central no plug do carregador e a aparência do encaixe do pino central no dc-jack. Se tudo estiver bem, o circuito do charge não é a causa do problema como sugere as tensões dos pinos que você postou.

Editado: por master7
Postado

A placa não liga, porque o SIO precisa liberar outros sinais além desse 5VALW_ON no acionamento do botão liga/desliga. Se a fonte 5V já deveria está presente antes ou depois do start, vamos confirmar quando o equipamento voltar a ligar. 

Exemplo; essa tensão 3.3VSTBY_PCH que só vai ser transferida, quando o SIO enviar o sinal SB_ALWPW_ON# na sequência. Então posso informar que o problema vai ser o SIO! Pode ser falta de comunicação SIO e BIOS, o próprio SIO com defeito etc.

Sobre o pino 74, eu já tinha visualizado o que você postou sobre ter 3.3v.

Se não tem curto nas fontes, e o SIO não envia os sinais para a placa startar, posso dizer que tem algo errado com o SIO. Você chegou a mexer no BIOS_EC? Pode ser problema do BIOS corrompido decorrente dos procedimentos feitos para desabilitar o chip gráfico.

Sobre o pino central, esse sinal não impede da placa ligar. Algo pode mudar de projeto para projeto 

Tenha como exemplo alguns projetos dos notebooks Dell, que param de carregar e reduz o desempenho do equipamento, mas permite que a placa ligue.

O pino 35 do SIO chega o sinal ADAPIN# = ACOk, é um sinal investido, ativo em nivel baixo e desativado em nível alto. E o SIO precisa dessa informação da fonte AC OK. Em algum momento vc encontra esse pino em nivel alto.

Postado

@LEONTEC Sim, o LID tem tensão. Foi uma possível falha ocorrida com minha ponta de prova que nos deu a falsa ideia de não ter tensão.

Ainda não regravei as BIOS. Acha que esse procedimento do gringo que tentei está errado?  Fiquei preocupado após faze-lo e a placa nao ligar de ter danificado o PCH. Nesse caso me indica regravar as BIOS antes de trocar o I/O?

• Joinha 1
Postado (editado)

A falta de clock no IT, pode ser a causa do mesmo não funcionar, firmware corrompido como ja cite, algun sinal de reset ativo, ou seja, em nivel logivo baixo etc. Refaz as medições no SIO e em caso de tudo OK, realize a gravação do firmware. Veja o circuito RTC...

Só pra encerrar esse assunto e seguir na análise, vou deixar um resumo do que entendo sobre o sinal ACOK.

Obs: até mesmo pra vc pesquisar (estudar) mais sobre o assunto também. Eu até hoje ainda ainda estudo sobre funcionamento desses ciucuitos.

O sinal ACOK em alguns projetos não tem relação direta com o funcionamento ou não do super I/O, isso pode mudar de projeto para projeto em que esse sinal ACOK faz o SIO liberar habilita para as fontes S5.

Em circuitos híbridos como de notebook,  onde o equipamento funciona com carregador e bateria, esse sinal pode servir de aviso para que o SIO inicie o carregamento da bateria e em alguns casos, melhorar o desempenho do equipamento.

Vamos avançar na análise.

Editado: por LEONTEC
  • Joinha 1
Postado

Você movel o resistor para lacuna R151? Qual é esse resistor na placa? Ai, você removeu o mosfet M50 e fez ligação direta entre dentro e source? Fez isso pra que o sinal DGPU_PWR_EN ficasse aterrado? Será que você ligou os pinos corretos? Se tiver feito entre gate e source, o sinal que o U811E envia do bloco PCI foi direto pro gnd. 

Postado

@LEONTEC Eu fiz exatamente como nas imagens. Nesse momento to tentando gravar o chip. Eu consegui gravar e a placa inicializou e apresentou consumo semelhante como se tivesse em funcionamento. Desliguei e fui testar com a tela conectada e nao ligou mais. To tentando gravar novamente o chip, mas a gravadora está apagando ele em loop e o arquivo lido está diferente do original. Acho que vou ter que conseguir outro chip...

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...