Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dell inspiron all one 2330 mb IPIMB-DP rev A00 Funciona tudo menos backlight

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Colegas,

Este dell uma vez apresentou este defeito e trocamos a placa do inverter e ele voltou a funcionar normal. Agora apresentou o mesmo defeito funciona tudo com monitor externo e a tela fica apagada.

Comprei outra placa do inverter e continua do mesmo jeito.

No chicote que vem da placa mae temos 12 v nos pinos 7 e 8  e 3,3 v no pino 1 . Esta figura do conector é de outro esquema e não bate certo com esta placa. Alguem sabe o pino de enable e o pino de controle do brilho dos led´s neste conector.

Quando alimento a barra de led direto com minha fonte de teste de led ele acende normal. Funcionando perfeitamente.

backlight.thumb.jpg.ad7ad82cac6c5c83baf99167f484d27a.jpg

IMG_1809.JPG

Editado: por Roberto275803
Postado (editado)

@Roberto275803 Bom dia!. Como ficamos sem rumo quando nos falta o esquema!! Pelo seu relato, não seria uma placa inverter e sim uma placa fonte dos Leds, pois são leds e não lâmpadas certo? Algo q vc não pode deixar passar muito seria a própria barra de leds considerando sua vida util. Sei que elas acendem quando vc usa sua fonte de bancada, mas eu aprendi na pratica que não consigo ter certeza do bom funcionamento usando uma fonte externa, seja para acionar leds ou lampadas, ja que não ha um circuito de proteção que aciona quando há uma detecção de algo errado com a carga, e essas proteções são bem sensíveis a qq alteração nela. Um exemplo, eu usava um inverter para testar lâmpadas e sempre achava que estavam boas quando as lampadas acendiam, e descobri pela dor que isso não funciona assim, uma alteração na carga não é sentida pela fonte externa como é sentida nas fontes que possuem essa proteção.

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Postado (editado)
9 horas atrás, Rods disse:

@Roberto275803 Bom dia!. Como ficamos sem rumo quando nos falta o esquema!! Pelo seu relato, não seria uma placa inverter e sim uma placa fonte dos Leds, pois são leds e não lâmpadas certo? Algo q vc não pode deixar passar muito seria a própria barra de leds considerando sua vida util. Sei que elas acendem quando vc usa sua fonte de bancada, mas eu aprendi na pratica que não consigo ter certeza do bom funcionamento usando uma fonte externa, seja para acionar leds ou lampadas, ja que não ha um circuito de proteção que aciona quando há uma detecção de algo errado com a carga, e essas proteções são bem sensíveis a qq alteração nela. Um exemplo, eu usava um inverter para testar lâmpadas e sempre achava que estavam boas quando as lampadas acendiam, e descobri pela dor que isso não funciona assim, uma alteração na carga não é sentida pela fonte externa como é sentida nas fontes que possuem essa proteção.

Colega,

Eu não sei se estou certo, mas se você testa uma barra de led com o sistema que mede a corrente e a tensão e elas repetem a mesma medida entre varias barras de led semelhante é sinal que a barra de led está perfeita. O que acha?

Eu consegui montar uma fonte para acender os led´s e notei que na verdade a placa não está mandando video para o LCD.

O cliente falou que a tela tinha imagem, mas ficava escura e na verdade somente tem imagem no vga-out.

Acredito que por isto não está ativando a placa inverter.

Abs,

Roberto

Postado

Colega,

Este Dell é terrivel.

Fazendo um estudo aqui ele tem na propria placa o conector vga-out  e para todos os outros sinais tem um conector LVDS que transfere os sinais para uma plaquinha auxiliar que fica fixada debaixo do conector do cabo da fonte.

Chequei o cabo todos os pinos e está OK. Tem um CI um tal RTD2668 que gerencia todos os sinais LVDS e manda para tela ou para HDMI

Se alguem tivesse as tensões nos pinos deste CI ajudaria muito.

Abs,

Roberto

Postado (editado)

Alguem sabe com testar esta placa?

Não gera video no HDMI somente no vga da propria placa mae.

Resolvido;

Era mesmo esta placa filha que faz todo controle do video LVDS, HDMI e som

placaauxiliarHDMI.jpg.0062a8a79027c52906fbd6e0e1aa7c85.jpg

Postado

Colegas,

Alguem já resolveu este problema nesta maquina sem esquema. Ela liga rapido, aciona USB, teclado, HD rede wifi tudo funciona e somente o video gerado na propria placa pelo VGA-OUT 

Para ligar o LCD tem um conector que envia o sinal para uma placa filha com esta da foto e depois dela sai o sinal para HDMI ou LCD.

Estava acontecendo 3 problemas.

1 - backlight não acendia a tela.

2 - não tem video na tela conforme o cliente tinha falado, pq fiz o led acender com outro sistema e nada de video

3 - saida HDMI também não funciona nesta placa auxiliar

Será que o defeito pode ser mesmo nesta placa auxiliar. Alguem já resolveu problema semelhante/

Bios não é pq já regravei  e troquei até os chips

Abs,

Roberto

Postado

Bom dia.

Na nossa bancada havia um Dell Inspiron 2320 IPPSB SFA REV 1_0.

Ele utilizava uma placa secundária diferente dessa

E tinhamos o  problema de ascender o backlight mas não dava imagem.

E também não dava vídeo no HDMI etc

Somente no conector VGA da placa mãe

Havia sinal LVDS na placa mãe, mas na placa secundárias, as tensões 3.3V caíam para 1.9V

Trocamos 2 vezes a placa secundária, regravamos bios, checamos cabo e etc, e nada resolveu

Não é nenhuma ajuda, mas só para compartilhar a experiência fracassada que tivemos

No final, o cliente trocou de máquina, até por ser mais antiga...

• Joinha 1
Postado (editado)
1 hora atrás, ajbrasil disse:

Bom dia.

Na nossa bancada havia um Dell Inspiron 2320 IPPSB SFA REV 1_0.

Ele utilizava uma placa secundária diferente dessa

E tinhamos o  problema de ascender o backlight mas não dava imagem.

E também não dava vídeo no HDMI etc

Somente no conector VGA da placa mãe

Havia sinal LVDS na placa mãe, mas na placa secundárias, as tensões 3.3V caíam para 1.9V

Trocamos 2 vezes a placa secundária, regravamos bios, checamos cabo e etc, e nada resolveu

Não é nenhuma ajuda, mas só para compartilhar a experiência fracassada que tivemos

No final, o cliente trocou de máquina, até por ser mais antiga...

Sem esquema fica dificil seguir nesta maquina tão complicada. Engraçado que a industria faz as revisões somente para tornar incompativel uma maquina  de linha com o proximo lançamento e nada de melhoria. Esta placa auxiliar em que melhora o funcionamento da maquina?

Eu também testei o flat conector LVDS e sem tensão alguma. Não sai sinal algum da placa auxiliar.

Agora não era para acender os led da tela mesmo sem sinal de video?

Abs,

Roberto

Postado
21 minutos atrás, Roberto275803 disse:

Sem esquema fica dificil seguir nesta maquina tão complicada. Engraçado que a industria faz as revisões somente para tornar incompativel uma maquina  de linha com o proximo lançamento e nada de melhoria. Esta placa auxiliar em que melhora o funcionamento da maquina?

Eu também testei o flat conector LVDS e sem tensão alguma. Não sai sinal algum da placa auxiliar.

Agora não era para acender os led da tela mesmo sem sinal de video?

Abs,

Roberto

No Dell 2320, o controle do backlight era feito em outra placa secundária, que era conectado por outro conector fora a parte.

E sim, também não achamos esquema da placa secundária, só da placa mãe.

• Joinha 1
Postado

Neste caso aqui do 2330 também existe uma placa do inverter conectada em outro conector da placa mãe que somente envia 12 v e 3.2 v em outro pino que não o enable. Quando eu identifiquei o pino de enable pelo dasheets do ci de controle do inverter e alimentei com 3.3 v a tensão passou para o secundario, mas o led não acendeu pq ela ficou somente em 12 v sem oscilação. O certo era subir para 24 v no mínimo.

Então bolei um sistema e consegui fazer o led da tela acender, mas sem imagem alguma. O cliente falou que tinha imagem no fundo e eu errei em não testar isto antes de começar a mexer na maquina. Comprei logo outra placa do inverter e nada de acender. 

Depois que fiz a tela acender notei que não tinha imagem alguma, nem no HDMI somente na VGA-out da propria placa mae.

Abs,

Roberto

• Joinha 1
  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...