Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Lenovo Ideapad 320 / DG424/DG524 NM-B301 Rev 1.0 / Placa mãe sem backlight

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Já anulei a possibilidade de ser tela e flat, realmente é na placa. Testei tela e flat em outro equipamento e estão OK.

O conector da tela tem as tensões mas eu fiquei na dúvida se o DISPOFF# estava funcionando corretamente, ele está recebendo 3,3v e não muda essa tensão. Eu imaginei que ele deveria zerar a tensão aqui para poder acionar a tela, mas o circuito dele é tão simples, basicamente vem direto do IO como BKOFF# e já vira DISPOFF# sem muita coisa no caminho.

Acontece que durante os testes, sem querer fechei um curto naquelas bolinhas de solda da placa entre o DISPOFF# e o INVT_PWM (tem um ponto que elas estão bem perto), nisso a tela ligou o backlight.

Olhei o INVT_PWM e ele vem um sinal do processador PCH_BKLT_CTRL_Q que vai para o QC2, nesse mesmo circuito tenho o RPC2 que está recebendo corretamente as duas linhas de 3v. A questão é que não compreendi se é aqui o problema

placa1.png.119da4d7d8e7589d4c5032f2988a723f.png

QC2
1: GND

2: PCH_BKLT_CTRL_Q 1,2v

3: PCH_EDP_PWM 0,3v

4: GND

5 e 6: 0,3v

Esse PCH_EDP_PWM se transforma no INVT_PWM. Pelo que eu entendi esse circuito chaveia nos pinos 5 e 6 e deveria liberar os 3v no pino 3, mas algo está impedindo isso, estou correto? Até suspeitei que era para o RPC2 estar liberando mais tensão no pino 1. 
Se eu apenas fechar um curto direto entre o DISPOFF# e o INVT_PWM já seria uma solução ou o ideal mesmo era fazer o circuito funcionar corretamente?

Editado: por MJVFC
Postado (editado)

Veja que se tem as duas fontes de 3V (+3VAWL e +3VS) e o pino 5 está com 0,3V o QC2B deveria estar cortado e portanto a tensão PCH_EDP_PWM deveria estar com 3V. Se isso não acontece pode ser o QC2B com fuga ou curto ou ainda fuga/curto na linha PCH_EDP_PWM. Pode, ainda, ser o RPC2 aberto.

Editado: por AMDRÔMEDA
  • Joinha 1
Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...