Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Lenovo IdeaPad 3 15IML05 placa modelo GS452/GS552/GS752 NM-C781 Rev:1.0 não liga e led fica piscando na cor branca.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia! Estou com um notebook na bancada modelo Lenovo IdeaPad 3 15IML05 placa modelo GS452/GS552/GS752 NM-C781 Rev:1.0 que não liga e led fica piscando na cor branca. Maquina tem todas as tensões primarias e as tensões VS (tensões VS iniciam imediatamente ao apertar o botão power) porem a maquina não liga, fica com o led piscando na cor branca de forma continua e sem consumo  na fonte. A principio achei que fosse algo na BIOS ou na EC IO, fiz a gravação de ambos, troquei o IO regravei e mesmo assim não resolveu e também não achei nenhum curto na placa. Alguém já pegou esse defeito e consegue me dar uma luz? Segue video do defeito. 

Postado (editado)

Certo. O botão de ligar dá algum sinal ou não? Pressionando ele acontece alguma coisa?

No PU1101 pino 13 tem os 3V que deve aparecer? é +3VLP

Editado: por AMDRÔMEDA
  • Legal 1
Postado
Agora, AMDRÔMEDA disse:

Certo. O botão de ligar dá algum sinal ou não? Pressionando ele acontece alguma coisa?

Sim. Botão power com 3.3V indo a zero quando pressionado. Funcionando normalmente. Após pressionar que o led começa a piscar conforme video acima.

• Joinha 1
Postado
1 minuto atrás, AMDRÔMEDA disse:

Ja fiz a troca do IO e gravei o mesmo com o arquivo original e com outros 2 arquivos. Se caso tiver o arquivo EC dessa maquina que Vc tenha certeza que esta funcionando, por favor me mande aqui. 

Postado (editado)
Agora, AMDRÔMEDA disse:

PL501 sem os 1.2V isso? Não tenho o arquivo do SIO.

Exatamente. PL500 com 1.05V e PL501 zerado, com uma impedancia baixa de 66 Ohms e com valor de semicondutor de 0,06

Editado: por marcosoares
Postado (editado)

Ok. Mas algo ali não permite a saída da tensão de 1.2V e ela inicia nesse CI. Ou está com fuga/curto na linha ou não está sendo liberado o PWM ali. Essa linha, pelo que vi, alimenta também as memórias .

Dá pra tirar a PR5501 e ver se sobe a tensão ali para 1.2V. Ou testar com osciloscópio para ver se surge a tensão e desliga.

Editado: por AMDRÔMEDA
  • Joinha 1
Postado
5 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

PL501 sem os 1.2V isso? Não tenho o arquivo do SIO. Imagino iniciar as medidas pelo PU500

VDDQ_EN ausente
VTT_EN presente no valor de 3.3V
+1.8VALW_L_EN presente no valor de 3.3V

+1.05VALW_EN presente no valor de 3.3V
+2.5V_DDR_EN ausente 
EC_ON presente no valor de 3.3V
VCC presente no valor de 5V
VSYS_PMIC presente no valor de 19V

UG_VDDQ presente no valor de 5V
+1.2V_P ausente 

VDDQ_PGOOD ausente 

Postado
9 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Ok. Mas algo ali não permite a saída da tensão de 1.2V e ela inicia nesse CI. Ou está com fuga/curto na linha ou não está sendo liberado o PWM ali. Essa linha, pelo que vi, alimenta também as memórias .

Dá pra tirar a PR5501 e ver se sobe a tensão ali para 1.2V. Ou testar com osciloscópio para ver se surge a tensão e desliga.

Já fiz esse teste e continua sem valor algum.

• Joinha 1
Postado
27 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

vddq_en e +2.5V_ddr vem do SIO. Precisamos saber o que falta para ele habilitar essas tensões

+3VS que alimenta um bloco do IO tbm esta ausente porem essa tensão é ativa posteriormente a tensãp de 1.2V 

Postado
46 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

vddq_en e +2.5V_ddr vem do SIO. Precisamos saber o que falta para ele habilitar essas tensões

Estou desconfiado que seja o arquivo EC mas infelizmente não tenho um arquivo que tenha 100% certeza que esta funcionando.

• Joinha 1
Postado
45 minutos atrás, marcosoares disse:

Estou desconfiado que seja o arquivo EC mas infelizmente não tenho um arquivo que tenha 100% certeza que esta funcionando.

Pode ser mesmo. Procurou aqui em downloads?

Postado (editado)
Em 11/11/2025 às 17:59, AMDRÔMEDA disse:

Pode ser mesmo. Procurou aqui em downloads?

Tive que devolver a maquina. Não achei aqui no forum! Mas de qualquer modo, muito obrigado pela boa vontade de me ajudar! Deus te abençoe! 

Editado: por marcosoares
  • Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...