Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 15 5567 / BAL20 LA-D801P / Não reconhece HD ou SSD

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Dell Inspiron 15 5567 / BAL20 LA-D801P / Não reconhece HD ou SSD

Intel i7-7a com placa de video Radeon dedicada

Esse note reconhece o SSD quando quer. O cliente pegou num negócio sabendo que tinha algum defeito e trouxe pra eu analisar o que era. Começou normal dando boot pelo cabo flat sata. Durante a formatação, deu erro e desconfiei do meu ssd, que é novo. Quando tentei formatar de novo, o ssd era reconhecido mas com espaço de 0 bytes de armazenamento. Testei com outro novo. Formatou normal, subiu o windows, instalei drivers e não reconheceu mais o ssd depois que reiniciou. Tentei formatar de novo e o novo ssd era reconhecido com espaço de 0 bytes de armazenamento! Testei esses 2 SSDs em outro notebook e estão bons. Eu formato como AHCI e com secure boot desativado. Como veio com Caddy, tentei subir o windows por ele pois imaginei que a pessoa que vendeu o note sabia do defeito de boot pelo cabo sata e resolveu com o caddy. Acontece que por ele também não reconhecia. Pesquisei e consegui adicionar uma opção de boot manual na bios e reconheceu o ssd no caddy mas depois de ligar e desligar uma vez, perdeu essa opção e não reconheceu mais o ssd. A ordem de boot na bios em AHCI fica em branco (desativei algumas opções de boot por rede pois não gosto). Se eu tentar criar o boot no caddy novamente, dá uma mensagem de erro (que não me lembro de cabeça.) e não deixa mais criar.

Até agora:

- tentei reset manual da bios

- testei outros SSDs que sei que estão bons.

- Ele dá boot pelo pendrive -> uso o Strelec.

- Não tentei formatar em Legacy

- regravei bios (2 arquivos) - falta fazer um clearME neles e gravar novamente pois não foi pedido que eu alterasse a Service Tag e sei que a ST atual está diferente da minha mesmo sendo a bios certa. Deu vídeo depois das duas gravações e o defeito permaneceu.

Ele liga normal, então pode não ser problema de placa. O boot para na tela de verificação dos dispositivos e agora sempre dá erro de Hard Drive not found.

Sei que essa gravação de bios pra corrigir a ST é importante mas resolvi criar o tópico na esperança de alguém já ter resolvido um problema assim e me dizer. À noite eu faço a gravação correta e vou posto aqui.

Editado: por MBytesInfo
Postado

Atualização

Quando eu insiro o arquivo de Bios no Intel Easy Clean Me, me informa que não é possível fazer o ClearME. Não sei como fizeram nos arquivos que eu baixei, indicando que tinha ClearME, mas comigo não deu pois tentei fazer no arquivo original e não deu. De qualquer forma, nenhum dos arquivos que eu baixei devia ter CLearME pois não me deixou trocar o SeviceTag em nenhum.

Percebi tambem que está acontecendo alguma alteração na bios ao instalar o Windows. Na config AHCI não reconhece o ssd. Reconheceu na legacy e instalei em legacy para testes. funcionou e, de novo, após atualizar, não reconhece mais. Achei uma opção na bios que estava permitindo alterações na bios pelas atualizações no sistema. Desativei mas não foi possível mais acessar o sistema mesmo gravando bios de novo e de novo.

Desencanei pois é meu mesmo e vou usar pra sucata. Pena, pois é um i7 de 7a e com placa dedicada 4GB. Mas, acontece...

Postado
36 minutos atrás, cicerodesouza disse:

já tentou usar outro adaptador sata?

não tentei. como acontece o mesmo sintoma com o caddy, acabei não arriscando comprar um e não dar certo

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...