Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Asus placa mãe X415EA não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá a todos, estou com essa placa mãe em bancada e ela não liga.
descobri que o charger BQ24780s não libera o gate para os mosfet de entrada trabalharem
o que ja fiz:
troquei o BQ sem sucesso
troquei os mosfets de entrada sem sucesso
verifiquei se tem curto nas linhas e não indica nenhum curto
injetei 19v após os mosfets e a placa liga normalmente
fiz um jumper entre os mosfets de entrada e a placa liga mas os 19v ficam flutuando

aqui está o link do boardview: 

alguem tem alguma dica pra dar ?

Editado: por Jhones
Postado
Em 22/01/2026 às 19:29, AMDRÔMEDA disse:

@Davi Querze  Quais tensões tem nos pinos do PQ8908? tem 6 pinos é um CI de 2 mosfets. posta as tensões pino a pino.

(Que pontos interligou nos mosfets de entrada? Pode explicar melhor?)

perdão pela demora, até mesmo com os 2 mosfets na placa se eu injeto tensão por fora com a fonte de bancada após os mosfets incrivelmente o gate volta a 24v e a placa liga, quando tiro a tensão injetada por fora mesmo com a fonte conectada a placa perde os 24v do gate e para de ligar, se eu faço um jumper no mosfet de entrada entre dreno e source a placa não liga por que os 19v direto da fonte cai.

Postado
Em 22/01/2026 às 19:29, AMDRÔMEDA disse:

@Davi Querze  Quais tensões tem nos pinos do PQ8908? tem 6 pinos é um CI de 2 mosfets. posta as tensões pino a pino.

(Que pontos interligou nos mosfets de entrada? Pode explicar melhor?)

mosfet PQ8908
pino 1 - GND - 0v
pino 2 e 3 (interligados) tensão pulsando entre 4.8 e 3.4v e fica assim 4.8 ~ 3.4
pino 4 - GND
pino 5 - tensão pulsando entre 0,400 e 0,500 mv
pino 6 - tensão pulsando entre 0 e 0,300 mv

quando injeto 19v após os mosfets esse mesmo PQ8908 tem as seguintes tensões:
pino 1 - GND - 0V
pino 2 e 3 - a tensão pulsando de 4.8 cai pra 0 fixo
pino 4 - GND 0V
pino 5 - tensão fixa em 5.4v
pino 6 - 19v

Postado

To achando que esse AC_Short_Protection nao faria diferenca nao. No pior dos casos ele estaria matando o ACDET, mas se o ACEDET morre, supostamente era pra morrer o ACOK e o ACOK supostamente está em alto porque injetando 19 na linha de alta a maquina liga.

Esse circuito do OVP Protection circuit, esse sim tá com cara de malvado. Removeu Pq8904, se o problema tá ai a máquina starta.

Outra situacao que me aconteceu diversas vezes foram alteracoes em PC8915, PC8916, PR8965 ou PR8918.

• Joinha 1
Postado
Em 27/01/2026 às 17:47, AMDRÔMEDA disse:

@Davi Querze tensões nos dois lados de PR8949? Tensões em B,C,E de  PQ8904? E por fim tensões no PU8901.

PR 8949 tensão pulsando entre 0,400 e 0,500 mv 
PQ 8904 - pino 3 tem 2,6v 
PU 8900 - AC DET 2,6V / VCC 19V / AC OK 0V (só ativa se passar tensão nos mosfets)

Postado
10 horas atrás, infosquad disse:

To achando que esse AC_Short_Protection nao faria diferenca nao. No pior dos casos ele estaria matando o ACDET, mas se o ACEDET morre, supostamente era pra morrer o ACOK e o ACOK supostamente está em alto porque injetando 19 na linha de alta a maquina liga.

Esse circuito do OVP Protection circuit, esse sim tá com cara de malvado. Removeu Pq8904, se o problema tá ai a máquina starta.

Outra situacao que me aconteceu diversas vezes foram alteracoes em PC8915, PC8916, PR8965 ou PR8918.

eu pensei nisso, ACDET nao morre removi pq8904 e o sintoma permaneceu o mesmo
troquei PC8915 PC8916 PR8965 medi fora da placa e esta OK PR8918 medi fora e esta OK
esta bizarro esse defeito, eu vou trocar o pq8904 por outro e ver o que acontece.

Postado (editado)
10 horas atrás, infosquad disse:

o estranho é que quando removo a carga da placa removendo o shunt PRS8901 a placa libera os 19v na entrada por uns 20 segundos fica fixo sem cair e depois desse tempo cai novamente.
se eu removo o pq8902 a tensão fica fixa em 19v normal e o gate volta a ter 24v 

Editado: por Davi Querze
Postado

Detecção ativa de adaptador AC em nível ALTO com saída de dreno aberto. É puxado para o nível ALTO pelo resistor de pull-up externo quando um adaptador válido está presente (ACDETa acima de 2,4 V, VCC acima de UVLO, mas abaixo de ACOV e VCC acima de BAT). Se alguma das condições acima não for válida, ACOK é puxado para o nível BAIXO pelo MOSFET interno. Conecte um resistor de pull-up de 10 kΩ de ACOK ao resistor de pull-up

(Descrição do pino ACOK).

Postado (editado)

O carregador é original? O que acontece com o ponto entre os mosfets de entrada com o carregador conectado? Digo qual tensão tem no meio deles (Source de PQ8901). E quando injeta a tensão com a fonte de bancada no dreno de PQ8902 qual tensão nesse ponto?

Editado: por AMDRÔMEDA
Postado
hace 12 horas, AMDRÔMEDA dijo:

Detecção ativa de adaptador AC em nível ALTO com saída de dreno aberto. É puxado para o nível ALTO pelo resistor de pull-up externo quando um adaptador válido está presente (ACDETa acima de 2,4 V, VCC acima de UVLO, mas abaixo de ACOV e VCC acima de BAT). Se alguma das condições acima não for válida, ACOK é puxado para o nível BAIXO pelo MOSFET interno. Conecte um resistor de pull-up de 10 kΩ de ACOK ao resistor de pull-up

(Descrição do pino ACOK).

Entao... mas levando em conta isto....

En 22/1/2026 a las 17:07, Davi Querze dijo:

injetei 19v após os mosfets e a placa liga normalmente

Será que a placa liga sem ter o ACOK em estado alto e por consecuencia tendo um estado alto em AC_IN_OC# ?
Asus costuma ser seboso com isso.  Por isso nem perguntei.  Mas.... isto é multimarca e nao sabemos quem foi o engenheiro que programou o KBC nem se ele estava bebado no trabalho.

hace 12 horas, AMDRÔMEDA dijo:

O carregador é original?

Pelo que vi P_A/D_IN_DETECT trabalha somente em um circuito de Throttle. Mas sim... efetivamente lembro de muitos casos aonde se o jack nao aterrar a deteccao o ACDET/ACOK morre.  Será que tem algo que nao vi ?

E pra deixar o meu pitaco...

O mosfet comutador da bateria está ok ? (PQ8909)

Existe continuidade entre ambos terminais de PRS8901 e os pinos 1 e 2 do CI ?  Os capacitores dessses pinos estao presentes ?
Os mosfets que voce trocou, sao os mesmos que a placa tinha originalmente ?

A partir do Bq24780 ficaram chatos com isso.  Tanto os capacitores dos gates dos mosfets de entrada quanto os mesmos mosfets de entrada conseguem trolar a gente. Esse lance da capacitancia do gate é chato mesmo.

Outra que já me aconteceu é ter que trocar uns 3 BQ até achar um que levantasse os 25V pros gates.

Mas ANTES de trocar, realmente é bom continuar medindo e verificar tudo o que os colegas mencionaram. (ACDET, ACOK, REGN, etc)

Postado
14 horas atrás, AMDRÔMEDA disse:

O carregador é original? O que acontece com o ponto entre os mosfets de entrada com o carregador conectado? Digo qual tensão tem no meio deles (Source de PQ8901). E quando injeta a tensão com a fonte de bancada no dreno de PQ8902 qual tensão nesse ponto?

sim nesse caso o carregador é original e quando injeto tensão no dreno do 8902 a tensão do source de pq8901 funciona a 19v normalmente e o gate sobe para 24v normalmente tambem. ja até pensei ser algo na linha de CMSRC mas nao achei nada anormal

Postado
2 horas atrás, infosquad disse:

Entao... mas levando em conta isto....

Será que a placa liga sem ter o ACOK em estado alto e por consecuencia tendo um estado alto em AC_IN_OC# ?
Asus costuma ser seboso com isso.  Por isso nem perguntei.  Mas.... isto é multimarca e nao sabemos quem foi o engenheiro que programou o KBC nem se ele estava bebado no trabalho.

Pelo que vi P_A/D_IN_DETECT trabalha somente em um circuito de Throttle. Mas sim... efetivamente lembro de muitos casos aonde se o jack nao aterrar a deteccao o ACDET/ACOK morre.  Será que tem algo que nao vi ?

E pra deixar o meu pitaco...

O mosfet comutador da bateria está ok ? (PQ8909)

Existe continuidade entre ambos terminais de PRS8901 e os pinos 1 e 2 do CI ?  Os capacitores dessses pinos estao presentes ?
Os mosfets que voce trocou, sao os mesmos que a placa tinha originalmente ?

A partir do Bq24780 ficaram chatos com isso.  Tanto os capacitores dos gates dos mosfets de entrada quanto os mesmos mosfets de entrada conseguem trolar a gente. Esse lance da capacitancia do gate é chato mesmo.

Outra que já me aconteceu é ter que trocar uns 3 BQ até achar um que levantasse os 25V pros gates.

Mas ANTES de trocar, realmente é bom continuar medindo e verificar tudo o que os colegas mencionaram. (ACDET, ACOK, REGN, etc)

o comutador está ok eu verifiquei antes e até troquei ele por teste e o sintoma permanece.
os terminais do PRS8901 estão sim com continuidade e os capacitores dessa linha estão ok
eu troquei os mosfets por compativeis mas não originais da placa
e sobre o BQ eu troquei ele 3 vezes por outros, inclusive tirei um BQ de uma placa funcionando e coloquei nele e o sintoma foi o mesmo :(

Postado

estava pensando em burlar essa "proteção" pegando a tensão de A/D_DOCK_IN e jogar no source de pq8901 fazendo isso tudo funciona bem, mas tenho medo dessa proteção fazer falta em algum momento.

Postado
12 horas atrás, infocel technology disse:

Teria q fazer um teste se a tensao de acok e regn nao estao aparecendo ou estao sendo aterrada.

nesse caso REGN não cai fica fixo em 6v mas realmente o ACOK está aterrando, ele tenta subir mas cai em seguida

Postado
1 hora atrás, Davi Querze disse:

sim nesse caso o carregador é original e quando injeto tensão no dreno do 8902 a tensão do source de pq8901 funciona a 19v normalmente e o gate sobe para 24v normalmente tambem. ja até pensei ser algo na linha de CMSRC mas nao achei nada anormal

Nesse caso você injetou tensão no dreno de PQ8902 com o carregador conectado? 

Postado
9 minutos atrás, AMDRÔMEDA disse:

Nesse caso você injetou tensão no dreno de PQ8902 com o carregador conectado? 

exatamente com o carregador conectado, sem o carregador a maquina não liga mesmo injetando tensão no dreno de pq8902 por que você ignora algumas tensões como o A/D_DOCK_IN basicamente se eu faço igual a imagem a maquina liga funciona e da imagem

jumper addockin.PNG

Postado
hace 2 horas, Davi Querze dijo:

nesse caso REGN não cai fica fixo em 6v mas realmente o ACOK está aterrando, ele tenta subir mas cai em seguida

Verifica que o ACDET e o VCC do integrado de carga estejam estaveis.

O ACOK sobe cuando ointegrado está alimentado e detecta a fonte por meio de ACDET.

Considero que já deve ter tentado alimentar ele usando a fonte com 20V, mas mesmo assim vale a pena mencionar.

Estes casos fica mais bacana de analizar com um osciloscopio, ai dava pra ver a estabilidade de todas as linhas assim como também os valores que determinadas linhas como ACOK ou P_CHG_ACMOS_G_20 chegam a alcancar antes de morrer.

Postado

PRS8901. Esse resistor está adequado? Consegue outro igual para substituir para teste? Há uma pequena possibilidade de ser ele. (Outra coisa seria unir Dreno e source de PQ8901 com uma pinça. conectar o carregador e após isso remover a pinça. Para ver se ele se mantém ligado)

Postado
hace 10 minutos, AMDRÔMEDA dijo:

PRS8901

Será....  Shunt alterado é dificil, mas sem ter a placa em maos, é uma possibilidade viavel. Imagina se ele tiver um bolotao de solda ? 😆

Por isso que eu mencionava que era bacana usar o osciloscopio nestes casos.  Quando ha sobreconsumo (real ou nao), é normal que a linha de alta chegue a ter a tensao de VIN durante um breve momento.

• Joinha 1
Postado
3 minutos atrás, infosquad disse:

Será....  Shunt alterado é dificil, mas sem ter a placa em maos, é uma possibilidade viavel. Imagina se ele tiver um bolotao de solda ? 😆

Por isso que eu mencionava que era bacana usar o osciloscopio nestes casos.  Quando ha sobreconsumo (real ou nao), é normal que a linha de alta chegue a ter a tensao de VIN durante um breve momento.

Sim. Osciloscópio é indispensável para mim. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.