Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Uso da Gravadora de EEPROM, séries 24xx e 25xx

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá pessoal,

Venho aqui saber se alguém poderia me auxiliar como é o uso da Gravadora de EEPROM tipo garra Jacaré?

Estou com uma BIOS 24xx de um positivo C6200 para tentar recuperar e tenho uma dessas gravadoras. Alguém poderia me ajudar como utilizar corretamente?

De antemão, tenho uma máquina funcionando normalmente. Posso extrair o arquivo dessa BIOS pra instalar na outra?

E qual o software que normalmente se usa para elas?

Agradeço a todos que possam dar atenção!

Postado

Amigo não recomendo a utilização da garra jacaré. Em alguns equipamentos pode ate da certo. Mas em alguns casos voce copiar e gravar a eprom com ela conectada na placa pode sofrer interferência outros componentes da placa e acaba atrapalhando leitura e corrompendo o arquivo. Sempre retiro o chip da placa tanto para copiar quanto para gravar. A garra jacare seria so um adaptador no caso ne? Qual modelo da sua gravadora para poder informar melhor?

• Joinha 1
Postado

@HBTECH-BR entendi a situação. Minha dúvida se trata se preciso alimentar a placa mãe de alguma forma, ou desconecto tudo dela pra tentar esse acesso ao chip.

A gravadora em questão é o Programador de Eprom CH341A.

Saberia dizer qual o programa compatível para ele?

Desde já agradeço!

Postado
10 minutos atrás, Eichman disse:

@HBTECH-BR entendi a situação. Minha dúvida se trata se preciso alimentar a placa mãe de alguma forma, ou desconecto tudo dela pra tentar esse acesso ao chip.

Desde já agradeço!

não precisa, pois se o fizer vai danificar a placa e o gravador, quanto ao programa faça uso do programa dela assim vai se assegurar que a gravação ficara correta. mas remova o chip do BIOS de placa e efetue a gravação fora, mais seguro e garantido ok

Quanto aos periféricos que estiverem na placa, se não precisar remover sem problemas, mas que fique de forma fácil e segura para que consiga remover o CHIP do BIOS da placa para que consiga gravar fora esta bem???

Boa Sorte    :)

Postado
19 minutos atrás, Eichman disse:

Desde já agradeço!

Não em qualquer gravadora. A linha 25xx e 24xx e alimentado pela gravadora. Não deve alimentar a placa com outras tensões. Até por isso indico que grave fora por que tem alguns casos que resistências fora do normal na linha de alimentação causa interferência ou falha na leitura mas seja com memória fora da placa ou na placa a gravadora já alimenta o chip não precisa injetar outra tensão ou ligar a placa.

Postado
11 horas atrás, HBTECH-BR disse:

Não em qualquer gravadora. A linha 25xx e 24xx e alimentado pela gravadora. Não deve alimentar a placa com outras tensões. Até por isso indico que grave fora por que tem alguns casos que resistências fora do normal na linha de alimentação causa interferência ou falha na leitura mas seja com memória fora da placa ou na placa a gravadora já alimenta o chip não precisa injetar outra tensão ou ligar a placa.

Discordo, pois hoje praticamente todas alimentam o IC Eepron diretamente, a única que conheço é o PoneyProg que tinha que alimentar externamente, todas as demais já efetuam a alimentação , só se atentar para os IC que tem a alimentação de 1,8 Volts.

Postado
9 minutos atrás, Maru disse:

Discordo, pois hoje praticamente todas alimentam o IC Eepron diretamente, a única que conheço é o PoneyProg que tinha que alimentar externamente, todas as demais já efetuam a alimentação , só se atentar para os IC que tem a alimentação de 1,8 Volts.

Na linha 24xx e 25xx sim mas em alguns casos outros cis como ene e ite em placas mães tem que ser ali então pela placa para gravação pôr cabo flat. Casos e casos.

Postado
4 minutos atrás, HBTECH-BR disse:

Na linha 24xx e 25xx sim mas em alguns casos outros cis como ene e ite em placas mães tem que ser ali então pela placa para gravação pôr cabo flat. Casos e casos.

com certeza, mas sempre os removo e os gravo externamente, mais seguro e confiável

Postado
1 minuto atrás, Eichman disse:

@Maru @HBTECH-BR 

Pelo que entendi, sempre será melhor não usar a pinça e gravar retirando a memória.

Agradeço o apoio e debate, foi esclarecedor.

Qualquer novidade volto a postar aqui.

correto, remove e grava fora, e sempre antes de regravar faça o back0up da que estiver no aparelho, para que tenha uma referencia e para que consiga comparar o que esta faltando ou mudou de uma versão para outra poderá usar o HDX para esta verificação ok

image.thumb.png.23affb9b41758d61b5b4e1811d20a82c.png

veja que coloquei uma referencia nos campos para comparação ok

image.thumb.png.3ff262a421a5c18370d8372f9d5da6b0.png

Desta forma vais evitar perder tempo e facilitara muito seu trabalho .

Boa Sorte    :)

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.