Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ECS GF7050VT-M - Placa liga mas não dá vídeo.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá caros colegas,

Recebi esta placa aqui na bancada. Ela já passou por outra(s) assistência(s) técnica(s). Ela está sem o conector DB15 da saída VGA. Estava sem o chip do BIOS mas eu já providenciei outro funcionando de outra placa.

Gravei a última versão desse BIOS, baixada diretamente do site da ECS.

Após me certificar de que a placa-mãe não tinha curto no 12v, nem nos Mosfets, coloquei um processador bom, um pente de memória bom e uma placa de vídeo off-board no slot PCI Express.

Liguei os fios do painel frontal num "chicotinho" que eu fiz e a placa liga, a ventoinha, gira, os LEDs do teclado piscam, mas não dá vídeo.

Coloquei uma placa PC Analyzer e ficam 4 "risquinhos" no display e não aparece código nenhum. O interessante é que pressionando o botão do Power por 4 segundos, a placa desliga normalmente.

Vou ser sincero, já fiz alguns consertos em placa-mãe de desktop, mas só troca de eletrolíticos, troca de mosfets e regravação de BIOS, mesmos os soldados.

Aos colegas que se propuserem a me ajudar, eu peço paciência, pois eu não tenho o esquema dessa placa e nunca troquei um cristal, ou chip Super I.O., ou Gerador de Clock, ou PWM.

Sei que talvez me digam que financeiramente não vale à pena perder tempo com o conserto de uma placa dessas, que seria melhor eu mandar o cliente jogar fora e comprar uma usada no M.L., que eu aproveitaria mais o meu tempo consertando notebooks, mas é o que entra na minha assistência e além de outras coisas, eu penso que devemos tentar consertar essas placas e evitar que elas acabem indo parar no fundo do rio de onde vem a nossa escassa água para beber...

LisandroCB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colega Alfena,

Pode me dizer de forma resumida como você faria o Reflow se estivesse consertando essa placa? Ou então eu posso procurar alguma técnica utilizada aqui no fórum ou na internet?

OBS.: Se eu conseguir consertar essa placa com a sua ajuda, seu "joinha" está garantido.

Obrigado por estar tentando me ajudar.

LisandroCB

Link para o comentário

Eu faço dessa maneira: Preaqueço a placa com a estação a 140°c, o ideal seria uma estufa pra isso mas como não tenho faço dessa maneira, depois colo fluxo liquido por baixo da bga de maneira que passe de um lado para o outro, coloco papel alumínio ao redor da bga , com estação com bico mais grosso colo 280°c por um tempo de 2 minutos em cima do chip, depois e só esperar esfriar. Espero poder ter te ajudado.

Link para o comentário

Olá colegas,

Fiz um M.E. (Minimal Esquentation), utilizei a estação de retrabalho com o ajuste do ar em 4 e a temperatura em 350 graus. Fiz por baixo da placa-mãe, bem embaixo do chipset. Usei o ar à uma distância de 3 cm por aproximadamente 30 segundos.

Infelizmente não adiantou, continua tudo na mesma!

Se alguém quiser me dar mais alguma dica, vou ficar agradecido, caso contrário vou colocar como Devolvido e devolver a placa-mãe para o cliente, pois tenho outras placas-mãe para consertar e não quero mais perder tempo com essa, até porque um colega já disse que ela dá muito problema de mau contato no BGA.

LisandroCB

Link para o comentário

Quando você clicka em responder tem uma opção logo abaixo do quadro onde se escreve, anexos e outras opções quando clicar ali seleciona escolher arquivo e depois clicka em enviar como se fosse uma mensagem normal... Ali é explicado também  a quantidade máxima e o tamanho máximo de arquivos.

Link para o comentário

o vga não ficou nada em curto quando foi retirado o conector isso já é um bom começo, no entanto lembro de algumas placas mãe que por padrão na bios vem setadas como default para somente dar vídeo no vga on board  portanto a primeira coisa que vou lhe solicitar é que solde um conector vga no lugar deste que foi removido.

Aguardo a resposta dos componentes que foram trocados e suas respectivas posições, nome do original e qual foi posto no lugar para entrar em mais detalhes.

Link para o comentário

Caro colega Neofln,

Não troquei nenhum componente na placa. Só regravei o BIOS com a última versão, baixada diretamente do site da ECS.

Sobre o conector VGA, sim, eu posso instalar um outro no lugar, porém devido a um problema de saúde pulmonar, estou proibido de fazer soldagens na bancada por uma semana... é triste para um técnico, mas é verdade.

Assim que eu for liberado, irei procurar na sucata, instalar outro conector VGA e volto a postar.

Muito obrigado por enquanto.

LisandroCB

Link para o comentário

Amigo melhoras pra esses pulmões ai, quando estiver com o conector re-soldado no lugar vamos dar sequência a nossa tentativa ;D mas é impressão minha ou li em algum lugar do tópico que você já tinha substituído o regulador das memórias? Se for confusão da minha cabeça perdão andei lendo muito o fórum hoje, mas poderia jurar que li isso no teu tópico...

Link para o comentário

Olá colega Neofln,

Graças a Deus fui liberado pelo meu médico. O que ocorre é que há algum tempo tive uma pneumonia. De lá para cá, meu médico e minha esposa tem me mantido "em vigilância". Como eu insistia em continuar a trabalhar na bancada sem um exaustor, tive uma crise agora nas últimas semanas. O resultado foi que tive que fazer um tratamento de novo e comprar um exaustor e começar a usar máscara, principalmente quando estou fazendo soldas com pasta e usando fluxo com a estação de retrabalho. Agora estou melhor, mas é um saco ter que trabalhar todo mascarado... risos

Se puder, vamos voltar ao conserto dessa placa-mãe. Vou providenciar a instalação do conector DB15 na saída VGA. Aí tento ligar de novo e posto aqui os resultados.

Se quiser me indicar mais algum teste ou substituição, fique à vontade.

Muito obrigado por enquanto.

LisandroCB

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
já verificou as tensões da memória, vcore, PN e PS? Caso ela tenhas as tensões, faz a troca do Cristal perto do Chipset, é esse cristal cilindrico. Faz a troca e me fala se resolveu!
Link para o comentário

Olá colegas,

Neofln,

Já instalei um conector DB15 na saída VGA. Liguei o monitor lá e continua na mesma, nada de vídeo!

LaPaDa,

Pode parecer piada, mas nunca troquei um cristal... risos

Me parece ser um componente tão frágil que só o fato de retirar ele de uma placa sucata para colocá-lo em outra já danificará o componente.

Ah, fiz um teste, o do Reset, liguei um LED no pino 15 do slot PCI e o outro terminal no terra da placa e o LED acende corretamente após o cooler começar a girar. O LED permanece aceso.

E aí, mais algum teste ou dica?

LisandroCB

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se não tem como aferir o cristal, seria bom trocá-lo, só para garantir que o problema não é ele.

Quando regravou a bios, apareceu algum erro? Mesmo que tenha sido só 1? Caso positivo, seria bom regravá-la novamente.

O teu teste do reset é válido, mas se tivesse mesmo o master reset, o bip soaria.

Pode testar com um multímetro analógico os pinos 1 e 2 da eeprom na escala 10VAC ou 10VCC - se tiver atividade neste pino é porque o processador está copiando os dados dela para a memória (ou pelo menos tentando). Só que para isto o gerador de clock tem que estar funcionando - mas ele só funciona (gera os clocks) se o processador estiver sendo alimentado corretamente(se tiver tensões nas fases) e este último só é alimentado se o PWM das fases estiver funcionando.

O PWM das fases, só vai funcionar se a PN, PS e I/O estiverem OK e também a área das memórias(as tensões estiverem corretas). Se houver algum erro na comunicação da PN com as memórias tudo pára também.

Link para o comentário

Há, quem controla os coolers assim como os sensores de temperatura é o SIO - então pelo menos este aparentemente não tem problema.

Em muitas placas o SIO também é responsável por ligar a placa (ligar a fonte de alimentação e PS) mas pode ser a PS que é responsável por isto - mas isto é controlado por pequenos blocos dos chips e mesmo ligando inicialmente não significa que estão perfeitos.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...