Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ECS GF7050VT-M - Placa liga mas não dá vídeo.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá Neofln,

Medindo na placa eu descobri que tem 2 Mosfets que dão 0,01v, por que justamente no terminal que eu medi está ligado no terra da placa.

Então eu não retirei nenhum Mosfet. Não sei como é para você, mas para mim a retirada de um Mosfet é complicada, pois mesmo com a estação de ar quente ele não sai assim tão fácil e eu acabo aquecendo em demasia vários componentes ao redor, em especial capacitores eletrolíticos, que com esse aquecimento, acabam pifando. Então eu só retiro Mosfet da placa se eu medir ele e estiver em curto mesmo, só para fazer teste eu não retiro.

Fico aqui pensando, que falta faz um osciloscópio, se eu tivesse um era só encostar em determinados pontos, como nos cristais por exemplo, aí a forma de onda senoidal já apareceria bonitinha... risos

Já estou chegando à triste conclusão de que ficar procurando defeitos nestas placas-mãe é pura perda de tempo, pois o valor do conserto não compensa de jeito nenhum o tempo que se perde.

Em notebooks a conversa é outra, primeiro porque o valor é bem mais alta, segundo porque para a grande maioria das placas de notebook eu consigo o esquema, aí..., aí a história é outra...

LisandroCB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, se não tem como aferir o cristal, seria bom trocá-lo, só para garantir que o problema não é ele.

Quando regravou a bios, apareceu algum erro? Mesmo que tenha sido só 1? Caso positivo, seria bom regravá-la novamente.

O teu teste do reset é válido, mas se tivesse mesmo o master reset, o bip soaria.

Pode testar com um multímetro analógico os pinos 1 e 2 da eeprom na escala 10VAC ou 10VCC - se tiver atividade neste pino é porque o processador está copiando os dados dela para a memória (ou pelo menos tentando). Só que para isto o gerador de clock tem que estar funcionando - mas ele só funciona (gera os clocks) se o processador estiver sendo alimentado corretamente(se tiver tensões nas fases) e este último só é alimentado se o PWM das fases estiver funcionando.

O PWM das fases, só vai funcionar se a PN, PS e I/O estiverem OK e também a área das memórias(as tensões estiverem corretas). Se houver algum erro na comunicação da PN com as memórias tudo pára também.

Olá Ben, o que você quer dizer com: "O teu teste do reset é válido, mas se tivesse mesmo o master reset, o bip soaria." ? Como eu comprovo com certeza de que tem esse master reset ?

LisandroCB

Link para o comentário

Por que se tivesse mesmo o master reset ouviria o bip e logo depois dele vem o vídeo no monitor - o processador já copiou os dados da eeprom pra memória e agora vai executar ele pra testar o hardware e ao mesmo tempo vai exibindo as informações na tela.

O teu teste do reset é válido pelo fato de mostrar atividade (ou mesmo mudança de estado)  mas não confirma se a placa desligou ou não os outros chips por algum problema - se a placa desligou outros chips por problema o gerador de clock parou de funcionar e sendo assim os outros chips não funcionarão mais (em algumas placas as fases ficam funcionando mas em outras não). 

Link para o comentário

• 4 meses depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...