Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson L3250 - Limpeza cabeça por pequena falha vale a pena?

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Impressora Epson L3250, 490 páginas impressas, desde a primeira impressão usando tinta Inktec Profeel pigmentada. No teste de jatos a cor azul falta 2 tracinhos. Só mandei fazer limpeza (via soft) apenas 2x até hoje para tentar completar esses 2 pontos de falha. Imprimindo a impressora não falha nada. Após a limpeza = o teste de jatos sai 100% preenchido, porém depois de 20 páginas volta a aparecer essas 2 falhas no azul.
O que faço? Deixo assim? Ou mando fazer limpezas todas as vezes que o teste de jatos mostre ponto falhando? Meu medo é que nesse ponto junte tinta seca e nunca mais volte a sair tinta ali.

20260305_213252.jpg

Editado: por Carol.zinha
  • Joinha 1
Postado

Pelo seu relato isto não parece ser problema na impressora, está com cara de ser micro bolha de ar no canal do azul, se fosse obstrução real, você veria linhas brancas nas impressões. No caso não precisa fazer limpeza direto, a melhor manutenção de cabeçote Epson é imprimir nem que seja uma pagina regularmente pra manter os pigmentos circulando. Como é a cor azul que falha na limpeza imprima uma pagina totalmente azul o que vai ajudar a estabilizar o fluxo e remover esta remove micro bolha. Como você já usa tinta de boa qualidade não precisa ter medo de secar tinta no bico, é só não deixar a impressora muito tempo sem imprimir.

• Joinha 1
Postado

Eu tenho feito da seguinte forma quando a limpeza via software não resolver.

Uso aqueles filtro que coloca nos suspiros dos bul ink na ponta de uma seringa e encaixo a mangueira da estação de limpeza, puxo o embolo sem deixar voltar até que puxe a tinta da cabeça, então daí faço a limpeza via software.

Esse procedimento ajuda também saber se a estação de limpeza está funcionando 100%

Os filtros são esses, eu esquento o lado mais espesso até que encaixe na seringa.

image.png.a86805d81b85cacd5f0c7269ed501cf1.png

Uso eles também para pressurização dos dampet, por serem mais finos não danificam as membranas plásticas dos damper.

• Joinha 2
Postado

Olá. Estou aproveitando esta pergunta sobre limpeza de cabeçotes de impressão para compartilhar minha pesquisa.
Vou resumi-la com uma comparação. Você não espera o filtro de óleo do seu carro entupir para trocá-lo, certo? Você o troca enquanto o óleo ainda está circulando... O mesmo acontece com os cabeçotes de impressão das impressoras da série L... Quando você compra a impressora, ela geralmente vem com uma garantia de um ano, então você não deve mexer nela ou abri-la. No entanto, após o término da garantia, é recomendável realizar uma limpeza interna do cabeçote de impressão para evitar a formação de bloqueios nos filtros internos. Um limpador ultrassônico não removerá esses bloqueios porque, se você submergir o cabeçote, corre o risco de queimá-lo e perder a impressora. Portanto, a tentativa de limpeza não funcionará quando já houver uma camada de pigmento dentro do cabeçote de impressão.

Isso é observado quando você abre o cabeçote de impressão para ver sua estrutura interna. Lá, você descobrirá que, apesar dos filtros do tanque de tinta, os pigmentos ainda passam e se depositam nos filtros finos dentro do cabeçote de impressão. Neste ponto, o trabalho torna-se muito mais preciso e exige considerável habilidade e experiência para remontá-lo sem vazamentos. Considere isso uma dica para manutenção preventiva. Saudações de Mar del Plata.

tengo fotos...

• Joinha 2
Postado (editado)

essas impressoras L3210/3250 estão chegando à oficina com os mesmos problemas recorrentes. Os mecanismos estão ressecados, várias delas têm o flat do carro de impressão presa ou solta atrás do carro... a leva atrás do carro não libera... muitos atolamentos de papel falsos. Francamente, qualidade muito ruim.

Sempre verifique as coisas mais simples antes de lidar com os problemas mais complicados: mecanismos sem lubrificação, verificação da cinta flat do carro, porque quando ela quebra, começa a bater de um lado para o outro até parar em algum lugar... dando erro luzes piscando.

Quando uma dessas impressoras é usada diariamente por mais de dois anos e não passou por manutenção da cabeça de impressão, e linhas começam a aparecer sem motivo aparente... esteja preparado, pois já há bastante acúmulo de resíduos dentro da cabeça de impressão. Antes de culpar a cabeça de impressão, certifique-se de que os tanques de tinta estejam sempre cheios. Pense nisso como se você tivesse uma planta que precisa ser regada duas vezes por semana... é assim que funciona manter os tanques cheios. E nunca, jamais misture marcas de tinta de qualidade duvidosa. O que você economizar na qualidade da tinta agora, o técnico acabará pagando depois.

Editado: por carloslicata
  • Joinha 1
  • Carol.zinha alterou o título para Epson L3250 - Limpeza cabeça por pequena falha vale a pena?
Postado

@Carol.zinha Isso, agora está correto.

Já havíamos discordado em um tópico seu anterior sobre a questão das tintas para impressoras epson.

Minha opinião continua sendo que se utilizar SEMPRE tintas originais do fabricante esses entupimentos não ocorrem assim com tanta facilidade.

Sei qual é a sua opinião sobre esse assunto, por isso não vou debater isso agora. 

Meu conselho é realizar uma sucção com seringa como nosso amigo @xandy_73 sugeriu.

Após isso, realize uma limpeza via software, o problema deve resolver e não voltará a contecer.

Boa sorte!

• Joinha 1
Postado
2 minutos atrás, elias.girardi disse:

@Carol.zinha Isso, agora está correto.

Já havíamos discordado em um tópico seu anterior sobre a questão das tintas para impressoras epson.

Minha opinião continua sendo que se utilizar SEMPRE tintas originais do fabricante esses entupimentos não ocorrem assim com tanta facilidade.

Sei qual é a sua opinião sobre esse assunto, por isso não vou debater isso agora. 

Meu conselho é realizar uma sucção com seringa como nosso amigo @xandy_73 sugeriu.

Após isso, realize uma limpeza via software, o problema deve resolver e não voltará a contecer.

Boa sorte!

Original não serve para o meu trabalho por ser corante. Não é questão de custo, mas sim do tipo de tinta. Com a original eu tinha problemas seguidos de entupimentos (nas outras Epson que uso desde 2012/2013) e com a Inktec nunca mais precisei nem fazer limpeza via soft, além de eu ter mudado de midia, onde corante não fica bom o trabalho.
Agradeço pela colaboração de vcs aqui do forum 🙂

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.