Jump to content
Sign in to follow this  
LaPaDa

Como saber se foi feito Reballing na placa?

Rate this topic

Recommended Posts

Boa tarde pessoal do Fórum!

Bom, atualmente ando terceirizando meus serviços quando a questão é reballing já que não tenho a máquina apropriada pra fazer o serviço. A dúvida que vem é a seguinte: Existe uma forma de saber se foi feito reballing na placa realmente ou apenas aquecida? ??? Pois tenho receio de estar sendo enganado e está pagando reballing para estarem fazendo reflow ou até mesmo PN.

Se a placa nunca passou por um reballing, em volta do bga terá uma resina que antes de se fazer um reballing é necessário retirar. Após o reballing não haverá mais resina.

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
, realmente é dificil saber. A dica basica mesmo é quando nao tem mais a resina original. O que vc pode fazer e fotografar a placa antes de mandar pro reparo.

Amigo, realmente é complicado, porque nada impede do cara remover a resina pra fingir um reball, te aconselho a analisar as esferas com um microscópio ou uma boa lupa, as esferas tem que estar bem assentadas e  com brilho.

Espero ter ajudado, abraço.

Se você perdeu a confiança, e houver a possibilidade, mude a empresa que lhe presta o serviço.

Amigo, para se ter certeza disso você teria que aquecer o chip a uma temperatura de 195 graus e ver se as esferas derreteram porque as esferas lead free originais derretem com 223 graus e as esferas lead que usamos para rebalar um chip derretem com 185 graus.

Uma forma que você pode usar para comparar o resultado é ver a aparência das esferas porque as esferas originais tem aparência fosca e esbranquiçada, já as esferas lead após rebaladas tem uma aparência mais lisa e brilhante, então você pode ver o antes e depois pela aparência das esferas. Claro que isso não funciona 100% mas já dá para ter uma ideia.

Boa noite, as respostas dos colegas sao interessantes , com certeza sao procedimentos que indicariam se foi feito reball ou reflow , mas acho que sao inviáveis pra maioria dos casos, eu mesmo quando realizo um retrabalho em um chip , coloco um lacre entre a placa  e o chip, pra minha segurança e a do cliente , assim assegurando que o retrabalho nao vai ser violado.

Abraço.

Marcelo.

Bom se perdeu a confiança mude de parceiro comercial, a moral é ele cobrou reball, vai lhe dar garantia se estiver voltando muitos mude, como eu falei, se foi feito reflow e vc quer identicar isso é fácil, de uma aquecida de leve por baixo do chip ele chorou (mumaciou fluxo e borbulhou um pouco ai foi reflow).