Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Momitor Samsung 933snPlus mada funciona

Avalie este tópico:

Maru

Posts em destaque

Recebi a 3 dias este monitor da Samsung 933snPlus , com Chassis LS19CMYK que nada funciona, verifiquei todos os diodos e até aquele fusistor e nada, troquei o mesmo por um fusível como pode ser visto na imagem abaixo para teste e nada, até tirei o capacitor de 68hF x 450V, para facilitar a imagem do resistor mas nada, algum colega poderia dar uma forcinha para que possamos resolver este problema?

Lembrando que a mesma ainda tem vários componentes SMD na parte inferior. teste e nada, nem dá os 5V no flet que liga a placa de sinal de video

Cordialmente

CIMG1162.JPG.361837d86db9c39478c756c9afb915db.JPG

CIMG1163.JPG.d65e2c071f6044ffc449a8248f02db16.JPG

CIMG1166.JPG.ca2e4f1e8d8e48ee541c89e7d78496a8.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fusível costuma abrir quando os capacitores da linha de +14V se esgotam e/ou quando o driver SMD U202 (AF4511GED) entra em curto.

Agora para não dar nem os +5V, ou o diodo D104 esta em curto ou pifou o primario da fonte em torno do IC101 (FSDM0465R )

Informe se está aparecendo tensão nos terminais do capacitor C101 (68uFx450V) para que mais colegas possam lhe ajudar.

Boa sorte ;)

Link para o comentário

Bom Dia Sr. William.

Fiz algumas verificações após sua informação, e detectei dois capacitores cerâmicos SMD em aparente curto, ams como não possuo o manual desta fonte, não sei o valor deles, para poder substituir para um novo teste na placa esta marcado C103 e C105, C15 e C14, algo mais? quanto ao C101 de 68uF x450V não tenho outro aqui para o teste, vou providenciar um e retorno com os resusltados

Link para o comentário

Pelas minhas anotações esse aparelho usa uma fonte BN44-00249C

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

C14 e C15 estão relacionados com o inverter, acho que não tem nada a ver se a fonte primaria não funciona.

C103 = 33nFx50V não costuma entrar em curto, veja o zener ZD101 (1N5242 - 12V) pois está em paralelo com o capacitor e pode estar influenciando nas medições.

C105 = 100nFx50V e também não costuma entrar em curto, veja o zener ZD102 (1N5250 - 20V) pois está em paralelo com o capacitor e pode estar influenciando nas medições.

C101 (68uFx450V) dificilmente da problema, meça a tensão sobre os terminais dele como eu havia pedido !!!

Com a ponta negativa do multimetro no negativo do C101, meça o pino 5 (Vstart) e o pino 2 (Vcc) do U101 () e informe as medidas encontradas.

Link para o comentário

Bom Dia Sr. William.

Achei o valor de DZ101 alterado, pois pela posição das pontas de prova e o mesmo estar solto da placa em um de seus polos, pois o ZD102 quando posicionado da mesma forma ele não conduz nada, como pode ser visto na ultima foto, postada em separado. Fora isto , o demais não se apresenta nada alterado, troquei todos os capacitores, menos o de 68uF x450V que não tenho aqui para esta troca, por estar aguardando os Correios a entregar. hehehehe, Sniff, sniff, buaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Link para o comentário

Os diodos de silicio em geral tem que dar algo como 640mV de um lado e infinito do outro.  Se do lado do infinito apresentar algum valor no multimetro pode ser que haja alguma fuga.

Multimetros não são totalmente confiaveis principalmente quando aparece a indicação de bateria fraca.

bateria fraca.jpg

Se tens duvida no zener, troque ele pois custa algo em torno de R$1,00

Porque o amigo não informa as medidas que já solicitei anteriormente ?  Essas medições poderão ajudar para saber se o IC101 tem ou não problemas !

Já trocou o IC101 ou mediu ele como se fosse um diodo em seus terminais ?

Link para o comentário

Estive olhando o

e a tensão nas pontas de prova na hora da medição de diodos é de 3V e como D101 é de 12V ele começa a apresentar uma condução no sentido reverso o que não ocorre com D102 que é de 20V.

Talvez isso explique a diferença que você observou.

Agora imagine um dia que você tiver que medir um diodo zener de 2V1, 2V4, ....  9_9

Ai que o seu multimetro vai te deixar confuso !

Link para o comentário

Bom Dia Sr. William.

Efetuei a troca da bateria no multímetro e as leituras foram idênticas,  quanto as informações que me solicitou ainda não foram possíveis por ainda estar aguardando a entrega dos correios.

Quanto aos diodos zener, 1n5250 e 1n5242 quais seriam seus equivalentes, pois aqui no comercio especializado no Paraná, não encontrei para compra.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Boa Tarde Sr. William.

Como no outro post, as peças chegaram, e efetuei a troca dos diodos D101 e D102 , e para a minha surpresa, qunado coloco as pontas de prova na placa, parece estar tudo em curto, removi os capacitores e nada, depois removi o LM260N e adivinha, o problema do curto sumiu, resumindo é ele o culpado, agora a pergunta onde encontrar outro para a troca? pois se demorar como as demais peças os clientes me enforcarão, hehehe

Saberia que o teria para fornecer e de forma rápida?

Cordialmente

Maru ^-^

Link para o comentário

Boa Tarde Sr. William.

Como no outro post, as peças chegaram, e efetuei a troca dos diodos D101 e D102 , e para a minha surpresa, qunado coloco as pontas de prova na placa, parece estar tudo em curto, removi os capacitores e nada, depois removi o LM260N e adivinha, o problema do curto sumiu, resumindo é ele o culpado, agora a pergunta onde encontrar outro para a troca? pois se demorar como as demais peças os clientes me enforcarão, hehehe

Saberia que o teria para fornecer e de forma rápida?

Cordialmente

Maru ^-^

Creio que o U101 seja um (FSFM260N)

Pelo datasheet o FSFM300N substitui com folga.  Veja os seguintes fornecedores:

Link para o comentário

Obrigado pelo pronto retorno e pelas informações cedidas.

Mais uma pergunta, este componente sempre queima ou é esporárico, pois como havia comentado tenho vários aqui , cerca 25 com o mesmo problema, são da Prefeitura que queimaram por raio.

Verifiquei os diodos e capacitores, como chegaram hoje ja refiz as referidas trocas, mas não contava com este componente também queimado em todas as placas.

Link para o comentário

Eh como você disse, esse componente costuma queimar por descargas eletricas como raios !  Não eh uma coisa frequente, tudo depende da região a onde estão estalados os equipamentos.

Certifique-se que a instalação eletrica local possui o pino do meio da tomada e que ele esteja DEVIDAMENTE ligado a um terra CONFIAVEL.

tomada.gif

Passa o problema para os eletricistas responsaveis pela manutenção eletrica do cliente.  E manda eles fazerem uma nova instalação das hastes de aterramento do predio.

O aparelho já possui a devida proteção !

Fio_terra.jpg.8c9d9e8b59783b92cbd4fa44036f361c.jpg

Link para o comentário

Ok, obrigado pela informação, pois ja fiz contato com o eletrecista que irá fazer os ajustes na instalação elétrica da escola.

Mais uma pergunta Sr. William, qual o valor resistor que esta logo abaixo dos diodos que efetuei a troca ele é SMD marcado na placa como R111 e muito pequenino, e eu mau consigo ler seu valor, e pelo  Sr. ter o manual ficaria mais fácil .

Desde ja agradeço a atenção e a ajuda a mim disponibilizada

Cordialmente

Maru

Link para o comentário

R111 = 10 ohms

Tão logo consiga creditos, o esquema esta aqui:

Link para o comentário

Olá Sr. William, Boa Noite.

Obrigado pela informação do valor do resistor, quanto a adquirir créditos?? ainda não sei como fazer isto. hehehehe  :)

Aproveito o ensejo e lhe pergunto, este LM300N poderá ser usado com soquete? ou é recomendado usar ele soldado diretamente na placa???

Pergunto por justamente o vendedor dos LM300N ter enviado com os mesmos os referidos soquetes e não me cobrou por isto, vei como brinde, devido a quantidade de peças que comprei, pois limpei o estoque que ele tinha de 185 peças.

Fechei com a prefeitura para fazer a manutenção dos micros e minitores deles, além dos demais equipamentos.

Desde ja vos agradeço a atenção.

Cordialmente

Marcelo 

Link para o comentário

Pensei que não eram tantos aparelho defeituoso !

Como são muitos, sugiro que pegue uma das fontes que funcionaram e teste nos outros aparelhos pra ver se o defeito esta somente na fonte ou tem placa logica danificada.

Em seguida pegue uma placa logica e uma fonte que funcionaram e teste em todos as telas de LCD.

Pegue todas as fontes (somente elas) que não funcionaram e na bancada e meça os seguintes pontos:

1- Tensão sobre o capacitor C101 (68uFx400V) e pra dar aprox. 179VDC quando ligado na rede de 127VAC.  Se não der eh porque  tem problema na ponte retificadora e no Termistor TH101

2- Tensão de partida VSTR medida no pino 5 do IC101  e pra dar acima de 11V. Se não dee eh porque tem  problema nos resistores R104/R105/R106 ou no proprio IC101.

3- Tensão de sustentação VCC medida no pino 2 do IC101 e pra dar acima de 13V. Se não der eh porque tem problema R108, D102, C104, C105, DZ102.

4- Tensão de FeedBack medida no pino 3 do IC101 e pra dar algo em torno de 2.5V.  Se não der eh porque tem problema no C103, DZ101, R111, PC101 ou no proprio IC101

5- Tensão de saida de +5V.  Se não der eh porque tem algum curto nessa etapa ou porque D201 esta danificado, os capacitores C201 e C203 estão esgotados ou no proprio IC101.

6- Tensão de saida de +15V.  Se não der eh porque tem algum curto nessa etapa ou porque D203 esta danificado, os capacitores C206/C207 e C209 estão esgotados ou no proprio IC101.

7- Pegue uma placa boa e coloque um soquete (somente para uso temporario) no lugar do IC101 e teste todas as peças compradas do integrado FSFM260N ==> FSFM300N

Espero que ajude, agora sinceramente resolver o conserto de 12 aparelhos num unico topico só, vai ser um bocado complicado e difícil para ambos os lados.

Sugiro que se for seguir adiante, ficar com este topico só pra fontes, abrir um topico só para as placas logicas e abrir um topico so para as telas de LCD.  E ter em mãos a documentação completa do aparelho bem como o datasheet de todos os circuitos integrados principais utilizados no aparelho.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Obrigado pela informação Sr. William.

Acabo de arrumar o ultimo monitor, entre aspas, pois não consigo ler os valores dos transistores miniatura que se encontram no outro lado da placa, estou com 5 destes com o mesmo sintoma, ambos abertos ou em curto, como não consigo ler os valores deles para poder comprar para substituir, pois não possuo o esquema deles e ainda não obtive pontos para poder baixar da área de download, hehehe. e um resistor SMD com inscrição 100 que corresponde a um resistor de 10Kohms aberto, curto. falta somente estas para finalizar a entrega total dos aparelhos à prefeitura.

Preciso de ajuda urgente senão a prefeitura cancelará o meu pagamento.

Cordialmente

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...