Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MOSFETS de chaveamento e reguladores de tensão como saber a diferença?

Avalie este tópico:

jonathanieq

Posts em destaque

reguladores de tensão e mosfets que chaveiam as tensões!!

gostaria que alguém me ensinasse existe alguma coisa que diferencia entre eles, se existe alguma especificação na nomenclatura do datasheet dele que mostre oq ue é mosfet e o que é regulador de tensão!!

agradeço quem puder me ajudar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem dois tipos de mosfets: Canal P e canal N.

Sua questão é sobre a função dele no circuito.

Somente com o esquema elétrico do aparelho você irá saber a função que cada um faz no circuito.

Seu post está marcado como DICA. Altere a primeira mensagem para DÚVIDA.

Link para o comentário

Boas!!

O fet nunca converte a tensao, a funcção dele é chavear. Confuso?

Dá uma olhada neste topico, é uma das "rubricas" da extinta "Pergunta de quinta, Resposta de segunda".

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

Boas!!

Dá uma olhada neste topico, é uma das "rubricas" da extinta "Pergunta de quinta, Resposta de segunda".

é que o professor me disse que existe mosfets transformadores e mosfets coletores, na minha humilde opnião eu entendi que uma função do mosfet é converter tensões, eu já ouvi algo sobre:

amplificador de sinal e me disseram que isso era um mosfet não entendi direito, POR ISSO ESTOU AQUI TENTANDO TIRAR AS MINHAS DÚVIDAS COM VCS!!!!

Link para o comentário

Boas!!

por exemplo esse vídeo:

apresenta um CI regulador de tensão(até onde eu sei regulador de tensão é mosfet eu já li isso em alguma postagem de diversos fóruns mas posso estar errado e me corrija se eu estiver)

me explique esse vídeo o componente que ele está testando e se eu coloco no google REGULADOR DE TENSÃO sempre vai mostrar um componente com três terminais igual um MOSFET

Caso um mosfet e um regulador de tensão sejam coisas completamente diferentes com nenhuma relação qual seria a letra que se utiliza para identificar um REGULADOR DE TENSÃO na placa mãe???

essa era exatamente a pergunta que eu queria fazer pra vcs!!!

Link para o comentário

Um regulador de tensão é completamente diferente de um mosfet.

Reguladores de tensão existe em varios envolucros seja 3 pinos ou mais, tambem como os mosfet.

Nesse caso do video é um regulador de tensao de 8v da serie 78XX. Neste caso existe os 78XX para tensões positivas e os 79XX para tensões negativas.

Em caso de serigrafia das placas pode ter varias, contudo o mais usual é o Q para ambos (reguladores e mosfet), mas nao vas por aí porque pode ter outra serigrafia ou até nenhuma (como as placas de note da samsung) nunca será isso que vai servir para identificar o componente.

Se nao conheces o componente procura sempre o datasheet.

Link para o comentário

OK SÓ PRA APIMENTAR O DEBATE:

então como vcs me explicam esse vídeo com esse professor conceituado, em que ele mede um mosfet que entra 19 volts e depois manda 18,66 e sendo que entra 14v no gate?

em outras palavras o mosfet conduziu a uma tensão menor como explicar isso??

minutos 6:30-9:00

Link para o comentário

Esse Mosfet que está sendo testado nesse vídeo é de Canal P e ele está no seu Estado de Saturação, devido a tensão menor que se encontra no Gate em relação ao Source.

- Um Mosfet de Canal P só entra em Estado de Saturação, quando a tensão no Gate for menor que a tensão do Source.

- Um Mosfet de Canal N só entra em Estado de Saturação, quando a tensão no Gate for maior que a tensão do Source.

- O Estado de Saturação de um Mosfet é necessário para poder Chavear a Tensão entre Source e Dreno, se um mosfet tem a tensão do Gate Igual a do Source ele entra em Estado de Corte e deixando de chavear a tensão entre Source e Dreno.

Acho que é isso, se não for, me corrijam!

Link para o comentário

E em relação as suas dúvidas, faça uma busca no fórum, tem muito material útil para estudo e irá aprender muita coisa. Acho também que ficar postando várias dúvidas e algumas delas básicas, vai te expor ao ridículo (desculpe a sinceridade), pois no fórum tem tanta coisa excelente que é exatamente para evitar vários tópicos com perguntas básicas. Faz uma busca no fórum, que com certeza vai encontrar muitas coisas interessantes e muitas dúvidas serão respondidas e outras aparecerão com certeza, faz parte do mundo da eletrônica. Com isso, você vai evitar se expor ao ridículo e aprenderá muita coisa sem dúvida que levara ao sucesso nos seus reparos em notebooks.

Boa Sorte.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...