Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Verificar Componentes Eletronicos usando o multimetro

Avalie este tópico:


ACREANO

Posts em destaque

  • 2 meses depois...

desculpa a caixa alta , eh que sou meio cego, ai acabo escrevendo em caixa alta, sei que escrever assim quer dizer gritar, mas como ceguinho ( so enxergo com um olho ) eh bom demais hahahahahaha

 

Uma vez perguntaram pra minha ex-esposa que era surda se ela lia em braile. O Acreano diz que é seguinho mas escreve gritando. Não tô entendendo o que acontece!!!  :-[

kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Cuidado iniciantes, esta informação esta desatualizada, na medição de semicondutores (diodos, transistores) a medição e exatamente ao contrario (deve se inverter catodo e anodo ou base coletor, base emisor), este documento foi criado a muitas dezenas de anos e só se aplica a multímetros analógicos, o que acredito esta em desuso atualmente. A medição em semicondutores com multímetro digital indica exatamente a queda de tensão no mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Multímetro analógico está em desuso?

 

Sem querer entrar numa flame war, amigo, mas os analógicos são excelentes para muita coisa que o digital não presta, ainda mais os digitais de escala automática. O ideal é ter os dois, um analógico bom com sensibilidade de pelo menos 20Kohms/V DC e um digital, de preferência com frequencímetro (não gosto de modelos com medida de capacitância pois não costumam prestar).

 

Tenho 2 analógicos e os uso o tempo todo, é o melhor tipo de multímetro para testar componentes na placa e pulsos, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer entrar em briga também, mas essa de desuso do analógio é furada, técnico mesmo não abre mão dele. Tenho dois digitais, mas só servem para  aferir temperatura e o outro fica no balcão de atendimento para verificar se o adaptador do cliente está gerando a tensão correta e testar inverter com escala de frequência, na minha bancada só uso o analógico, principalmente para medir componentes. Mas a informação sobre inverter as ponteiras está correta, sem esquecer que o autor do tópico está de parabéns, quero ver a galera do contra - que fica o tempo todo dizendo que o fórum não ajuda os iniciantes - falar agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Ablacon! não foi com animo de ofensa aos multímetros analógicos, eu mesmo possuo um Simpson 260-8 analógico, e não troco por nada no mundo, mas meu comentário e que para os "iniciantes" que em geral compram multímetros digitais tenham em conta de trocar a informação do documento ( ponta vermelha pela ponta preta e vice-versa) no momento de testar semicondutores, que tenha opinado que o multímetro analógico esta em desuso não quer dizer que não e bom, simplesmente este se vende em um 5% do que se vende um digital, pelo que esta em desuso mesmo, foi só isso, não esperava ter uma resposta bélica, mas igualmente compreendo seu afeto ao analógico, são bons mesmo!

Te mando um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Romero: simplesmente citei para os iniciantes que debem trocar a informação do documento de ponta preta por ponta vermelha ao medir semicondutores, já di applauds para você anteriormente porque achei você um dos mais sensatos na área de assistência técnica, mas não estou afim de debates por fanatismo de nenhum tipo. Agradeço que tenha opinado da minha resposta, continuo acreditando que você e um cara honesto e sincero,

Bom trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta não foi bélica. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Só expliquei que os analógicos são muito utilizados e vão continuar sendo.

 

Tenho notado que quando os "novos técnicos" se tornam mais experientes acabam comprando um.

 

E parabéns pelo seu analógico, este modelo é muito bom.  C:-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...