Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhorando o padrão de formatação

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa noite galera. Nesses ultimos meses tenho procurado a melhorar a velocidade e o padrao de qualidade da formataçao aqui na loja. Sempre uso todos os instaladores offline e sempre atualizo os mesmos de 15 em 15 dias. Uso o pacote de instalaçao de drivers offline tambem, as vezes prefiro fazer o download de algum driver no site do fabricante mas ta tranquilo. Galera a duvida é a seguinte o que vcs usam pra agilizar a formataçao de vcs? Eu por exemplo sempre faço backup pelo hirens boot, inicio a formataçao pelo pendriver. instalo alguns programas pelo NINITE e o resto eu coloco manual. ja pesquisei a procura de algum programa para tonar a instalaçao de todos os programas automatica mas nada! existem varios metodos testei alguns mas nenhum funciona 100% como o ninite. Mas emfim alguma dica?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, já li sobre instalação não assistida, onde vc monta isos das instalações que vc mais usa, deixando elas guardadas num servidor windows 2003... essas isos eram acionadas via dos, por pendrive ou cd, bastando vc acionar a instalação da iso que vc precisa via prompt de comando, a instalação era automatizada, restando apenas instalar os driver que não foram instalados. Não tive tempo de procurar ou mesmo desenvolver algo nesse sentido para facilitar para mim, mais é um ponto de partida interessante para se estudar..

Link para o comentário

Para agilizar a instalação do Windows, eu uso esse:

Link para o comentário

Acabei de verificar e está normal.

Veja por este outro link. É o primeiro tópico chamado Fast Installer 2.0

Link para o comentário

amigos

depois da formatação eu instalo os programas vis comando silencioso

dê uma olhada

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Ola.

Eu montei o seguinte cenário em minha loja e venho agilizando muito as maquinas.

Windows 2008 Server. Nele você configura a opção WDS.

Você tanto pode capturar imagens em sua rede como fazer instalações atravez do seu servidor.

Você cria  uma instalação em um maquina com todos os programas  padrão e usa o comando Sysprep do próprio windows.nesta etapa voce vai generalizar sua imagem .

Apos este comando você captura esta imagem e adiciona em seu servidor.

Podendo assim inicializar suas maquinas via rede ,Para isto o seu servidor tem que estar configurado para entregar DHCP para poder ser detectado na rede.Nele voce ja adiciona no WDS as imagens de Boot, e suas imagens de sistema ,Tanto as personalizadas como todos os sistemas que voce quiser.

Eu por exemplo adicionei meu Windows 7 Todo personalizado com office etc deixei apenas antivirus de fora. Windows 8, 8.1 Windows Server ,Windows 7 todas as Versoes

inclui tmb o Hirens para inicializar via rede.

Bom é muita informação porem é uma ideia para voce criar em laboratório.

Com esta ideia voce instala uma maquina toda em 30 minutos deixando apenas os drivers para instalar manualmente.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abracos.

Link para o comentário

Na minha assistência técnica adotei o acronis true image, ele é bootavel onde já tenho uma imagem do sistema já pré-configurado, a única coisa que faço é instalar os drives "Utilizo o 3dpchip e 3dpNET para instalar os drivers". A instalação já toda configurada entrego em 25 minutos, o segredo é na hora da criação da imagem, tem que rodar o sysprep antes de gerar a imagem para que não de incompatibilidade com o hardware diferente e também não instalar antivírus, apenas depois da imagem rodada na maquina do cliente. Fica a dica, se gostou da joinha ae :D

Link para o comentário

Bom primeiramente esse vai ser meu primeiro post por que me inscrevi hj

na verdade estou com um notebook com defeito em um componente eletrônico e de repente me deparo com esse topico 

bom, trabalho em ti em uma empresa que precisa de formatação de maquina em massa coisas de 80-500 MAQUINAS  o ninite é bom mais necessita de internet e usava antes Amigo procure sobre CLONEZILLA  e faça imagem de todos as placas e notes exemplo vc reduz o hd e grava o tamanho certo  coisa de 100.000 MB  que são 100gg ficara em torno de 24-30 gb essa imagem  vc ao invez de clonar seu hd da nova maquina vc vai apenas carregar essa imagem  em 10-20 minutos não há nada mais rapido do que instalar um so rapido  nada msm experiencia propia, se precissar posso montar um tutorial bem bacana mas, vai demorar um pouco pq como disse no começo tou com esse note parado aqui  att.

Link para o comentário

Bom, lendo este tópico, vou dar minha opinião. Acredito que essa aplicação é quando realmente temos muitas maquinas com o mesmo hardware para fazer. Geralmente, quando o cliente traz a maquina para formatar, com certeza existe um problema. A formatação passo a passo, nos ajuda a conhecer o seu real estado, e nos da uma boa dica, caso haja um problema, em fazer o diagnóstico preciso. Muitas vezes corremos o risco de usar esses programas e devolver ao cliente antes da hora, o que acarretará retorno, desconfiança por parte do cliente e mais demora na solução do problema! Essa é uma opção pessoal minha em cima do meu dia a dia. Entendo e respeito as necessidades de cada um.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Utilizo o acronis true image, usando o método de clone de disco. Uma boa formatação servirá de base e depois vc clona o disco em outros. Alguns problemas podem ocorrer, como por exemplo incompatibilidades com chipsets diferentes. Para contornar isso, mantenho um clone de cada tipo de chipset (até Intel 775, Intel h61 em diante, amd) e também versões x64 x86 com clones diferentes. Como o amigo citou ali em cima, vc consegue deixar um ou note pronto em menos de 20 min.

Link para o comentário

Como um amigo acima falou, aqui na loja adotei um método usando o programa bootável "Acronis True Image 2015" onde eu montei imagens já com todos os programas e tudo atualizado dos sistemas: Win 7 x86, x64, win 8 x86, x64, win 8.1 x64 etc...

Utilizo o próprio programa para backup se necessário e o DPS 15 para os drivers offline. Uma instalação completa  com esse método não passa de 30 minutos.

Link para o comentário

Boa tarde,

Gostaria de compartilhar com voçes aqui tambem o meu processo de formataçao, hoje sou responsavel pelo laboratorio de uma empresa e o volume de maquinas e muito grande  ai resolvi criar este processo a maioria deve conhecer um recurso do windows conhecido como sysprep este recurso ele cria uma imagem do windows porem voçe consegue fazer essa imagem ja com todos os programas que  voçe ultiliza ou seja uma imagem personalizada a minha por exemplo contem o pacote office 2013,antivirus microsoft securiti,adobe,java,winrar skyp grome firefox isso tudo em uma so instalaçao restando apenas a instalaçao dos drivers quando necessario.

detalhe nao e tipo o ghost ok essa imagem funciona pára qualquer tipo de hardware sem execao porque o ghost so funciona com a mesma placa que foi gerada a imagem

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Eu uso sysprep pra limpar e gerar a imagem limpa, depois instalo todos programas necessarios, menos antivirus, ate porque ele da incompatibilidade com sysprep,ai uso o winpe com imagex pra captura a imagem, o winpe tem que ser bootavel com pendrive, digito os comandos pra captura com imagex, aonde quero salvar o arquivo install.wim, que contem a imagem que eu fiz, substituo por outro arquivo na pasta Soure do windows 7, e pronto imagem criada com todos programas, se quiser fazer a instalação automatizada é só criar um arquivo de resposta com windows aik, ferramenta da microsoft, e jogar dentro da iso do Windows 7, depois de criar a iso só instalar em qualquer pc sem ter problema de incompatibilidade, e sem precisar ficar na frente do pc ou notebook, deixando o windows fazer tudo sozinho, apos a iinstalação só tera q instalar os drives e o antivirus.

Link para o comentário

Concordo com o amigo Rods. A formatação passo a passo é a maneira mais segura de tudo dar 100% certo.

Porém, já utilizei métodos citados como a utilização do sysprep e do Acronis True Image.

Gostei dessa opção sugerida pelo amigo Willsavior, esse processo aí eu nunca tentei. Acho que vou testar para ver se fica bom.

Aproveito para incluir uma observação que acho relevante.

Uma coisa que eu fazia era criar máquinas virtuais, instalar o Sistema, instalar os softwares básicos, rodar o sysprep, fazer a imagem com o Acronis e, depois de restaurar a imagem na máquina do cliente, eu instalava os drivers e o que mais fosse necessário. Isso, depois, me apresentou alguns problemas pois muitas vezes os softwares que estavam nas imagens ficavam desatualizados e acabava que eu tinha que refazer todo o processo (considero que instalar do jeito que estava, utilizar o Remover Programas para desinstalar o que estava desatualizado e instalar novas versões já entregar o PC ao cliente correndo o risco de algum problema ocorrer com o uso).

Assim, passei a fazer apenas a instalação do Sistema e as atualizações. Após isso ter sido feito, eu gravava o estado da máquina virtual para ela ficar daquele jeito. Após a gravação da máquina virtual, eu rodava o sysprep e gravava a imagem com o Acronis True Image. E guardava apenas essa imagem para as instalações. Os softwares, depois, eu instalava um por um. Assim eu garantia a colocação dos softwares atualizados e as atualizações do Windows que faltavam eram poucas, e o serviço era completado com menos tempo.

Mas e quando aumentavam demais as atualizações do Windows?

Simples, eu criava a máquina virtual novamente, voltava a imagem gravada para ela, na inicialização ela instalava os drivers (pois os drivers de máquina virtual são básicos e o Sistema os reconhece automaticamente), continuava as atualizações de onde elas tinham parado na imagem, terminava as atualizações eu rodava a limpeza de disco para eliminar arquivos desnecessários de atualizações, e voltava a fazer o esquema que falei acima, ou seja, gravar o estado da máquina virtual, rodar o sysprep e fazer nova imagem com o Acronis, isso com as atualizações todas corretas até determinada data.

Dessa forma eu conseguia ter agilidade e qualidade no serviço.

Hoje em dia, após resolver voltar a estudar e não trabalhar mais em empresa, mas somente por minha conta, não tenho clientes demais e prefiro formatar tudo do zero para garantir qualidade no serviço pois, como disse o amigo Rods, quando alguém te traz um computador para formatar é sinal de que ele tem problemas. Somente na formatação complete a gente consegue perceber alguns problemas. Então, hoje em dia, prefiro demorar mais tempo mas entregar um serviço bem executado. O resultado é que a maioria dos meus clientes se tornam fiéis e muitos trazem, de tempos em tempos, o PC apenas para eu dar uma "revisada" pois ele não apresenta problemas maiores.

Link para o comentário

• 3 meses depois...
  • 1 mês depois...

Olá amigos,

Eu costuma usar o seguinte método:

Faço a instalação do Windows através do Pen drive que costuma da menos problema. (Não acredito que uma instalação não assistida do windows deve melhorar muito o seu tempo, uma vez que se não for muito bem feita, da problemas. O arquivo de resposta deve ser muito bem feito, e quando fiz a certificação MCDST para windows XP me lembro que é um verdade pé no #$%4.

Após realizado a formatação de modo normal, utilize o drivepack, offline para instalar a maioria dos drivers, complemento com downloads se necessário. Depois eu rodo um programa que faz as instalações online, desta forma não preciso me preocupar em ficar atualizando-os ou até mesmo de esquecer de instalar alguns.

Acesse

e selecione todos os programas que gostaria de instalar, isso geralmente já instala 95% dos programas. restam muito pouco depois.

Beleza?

Abraço, felicidades!

Link para o comentário

Eu trabalho em uma empresa de informatica, e o fluxo de maquina é muito grande e eu uso assim:

Acronis

DriverPack Solution

Isos

fiz algumas imagens do W7 W8 W8.1 e vou fazer do 10 (32bit e 64Bit)

eu formato e instalo todos os basicos e não instalo os drivers só a rede.

depois de pronto eu faço a imagem.

caso a maquina tenha D: tem como selecionar Apenas o sistema e manter o Backup na maquina do cliente...

nunca tive problemas e as formatações é no maximo 15Min

"Antes de jogar a imagem eu testo HD e Memória"

Link para o comentário

Uma dica para quem quer utilizar ISO´s, após formatar um computador, faça todas as instalações desejadas. Porém não faça personalizações como temas, pagina inicial e etc.

Depois no Executar digite SYSPREP, rode o arquivo SYSPREP.EXE  e selecione as opções conforme imagem em anexo.

Após o processo o computador será desligado. Então faça uma imagem ou simpleste um "Ghost" para outros computadores. Assim que o computador ligar novamente, estará sem usuário e sem drivers. Na maioria dos casos funciona perfeitamente.

Isso vale também se um dia fazer a troca da placa mãe e não querer formatar. Basta fazer isso que fica 10.

Valeu?

Abraços à todos...

sysprep.jpg.c0ba41dbed0323806bea835d308dbd75.jpg

Link para o comentário

Bom dia,

Também sou da linha do amigo Rods.

Aqui no meu laboratório só fazemos formatação passo a passo, analisamos cada maquina e cada cliente para instalarmos a melhor versão de SO para o cliente. Com a formatação passo a passo temos uma melhor visão do sistema e do hardware. Aqui utilizo um Windows Server 2008 com WDS contendo todas as imagens dos SO que utilizamos e assim rodamos nas maquinas dos clientes. Quando a maquina do cliente vem com o SO original baixamos as imagens diretamente do site da microsoft, assim, o cliente não perde seu SO e não nos preocupamos com a atualizações.

A unica coisa automatizada que faço é instalar os software através de scripts. Geralmente cada programa tem seu próprio meio de instalação sem intervenção. Então, eu vejo quais são os parametros da instação sem intervenção do software e rodo via script. No site

eu encontro esses parametros dos softwares que sempre instalo. Normalmente instalado o Adobe Reader, Office, WinRar, Chrome, Java, PDFCreator.

Uma coisa que não abro mão de fazer é particionar o HD do cliente e separar a pasta User para essa nova partição. Assim, em uma possível volta do cliente, a grande maioria dos arquivos pessoais já estarão separadas agilizando assim o backup pré-formatação.

É claro que todo esse processo demora bem mais do que os 15 minutos do colega nandofm. Mas aqui cobramos o pouco mais  na formatação incluindo limpeza e higienização. Mas a satisfação do cliente é 100% garantida pois todo cliente volta depois para uma nova limpeza e verificação.

Por isso preferimos demorar um pouco mais na execução para não perder o cliente.

Um abraço e boa sorte a todos.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...