Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Itautec Placa MR056B MB VER: 0.1 Não da vídeo

Avalie este tópico:

kadu.lm

Posts em destaque

Olá pessoal,tudo bem?

Meu nome é Kadu e sou novo no fórum. Trabalho há algum tempo com manutenção em Desktops e estou entrando agora para a parte de manutenção em placa mãe de notebook.  Não tenho nenhum curso relacionado à essa área ,estou pesquisando o máximo que posso para depois investir no curso que quero fazer da Tecnoponta e depois o de Análise de Esquemas Elétricos.

Bom,vamos ao meu problema.  Acho que esse é curriqueiro para vocês.

Meu cliente usou uma fonte universal( cinquenta leal). Ele estava usando a fonte com a chave posicionada à  24v sendo que a tensão correta é 20v.  Ele me trouxe e disse que não da nem sinal de vida. Já fiz a inspeção visual e não acende nada(nem a luz da bateria)

Gostaria da ajuda de vocês se possível.

Grande abraço e desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom sem muito detalhe do defeito, tenho uma ligeira impressão que o Jack foi pro espaço, isso sendo o menor problema, pois com essa tensão de 24v pode ser que tenha feito um rombo na entrada de energia da placa (jack tbm) ou seja mandou trilhas da placa pro espaço entre muitos outros problemas, bom até mesmo coisa muito mais simples, interessante é você detalhar estada da placa, faça uma analise visual!

Se no seu caso for um fusivel que passe a primeira tensão faça uma ponte entre positivo do Jack no fusivel

No caso de um mosfete substitua-o !

Link para o comentário

isso ai e pasta de solda ou algum produto isolante, ]começe medindo da entrada (jack) e ja verificando se queimou alguma proteção, mas de 20 para 24 nao e diferença para queimar trilha nem mesmo o jack, provavelmente foi ci regulador, transistor ou algo relacionado, boa sorte,sucesso. coloque mais informaçoes fica mais facil ajudar.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Ola  teste na entrada jack , bobinas , fusível

faça o que o amigo disse logo acima, pois acredito que os 4 volts a mais não tenho rompido as trilhas do circuito, da uma atenção pro fusível, tente reparar nos componentes visualmente, tente encontrar  alguma deformação na superfície deles.

Link para o comentário

Olá comece testando os fets logo aí perto do jack, capacitores e diodos (principalmente os zenner) se tiver. Depois vá para o PWM do primário (3 e 5v) e os fets desse circuito, depois verifique o comutador e circuito de charger da bateria. Entre esses com certeza vc vai achar o defeito.

Poste os resultados de sua análise.

Sucesso em seu conserto!

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Olá Pessoal,ressuscitando o tópico,estou com mesmo problema nessa placa. Estou com os 20v. Vou seguindo os pontos até chegar num fusível (F5)que dá os 20v, mas só de um lado. do outro não pede nada. É exatamente nesse ponto da placa que para as medições.  Tentei fazer um jumper(não sei se certo)no positivo do Jack até esse lado do F5.  Mas aí parou todas as tensões,retirei o jumper e voltou as tensões até o mesmo lugar.

O que pode ser isso? Fiz o jumper corretamente?

Link para o comentário

Troca esse fuzivel primeiramente, e vc testou para ver se ele esta bom? Se sim vc tera que seguir os sinais, das bobinas na saida do jack, depois de transistores, o ideal para vc entender o circuito de proteção e vc baixar o esquema e estudar o circuito. Ai vc ja vai se familiarizando com os esqueamas. Pesquise no proprio forum o esquema dessa placa amigo. Se ajudou de uma joinha ai amigo. Qualquer coisa prende o grito.

Link para o comentário

Troca esse fuzivel primeiramente, e vc testou para ver se ele esta bom? Se sim vc tera que seguir os sinais, das bobinas na saida do jack, depois de transistores, o ideal para vc entender o circuito de proteção e vc baixar o esquema e estudar o circuito. Ai vc ja vai se familiarizando com os esqueamas. Pesquise no proprio forum o esquema dessa placa amigo. Se ajudou de uma joinha ai amigo. Qualquer coisa prende o grito.

Obrigado pela ajuda.  Posso trocar esse fusível( ele é pequeno e a parte de cima é branca) por outro um pouco maior?    pq como eu disse,quando chega nesse fusível a sequencia para e não tem sinal de continuidade.

Link para o comentário

Pessoal,como eu disse,ainda não sei fazer jumper.  Fiz como o amigo acima disse.  Soldei uma ponta nos 19 do jack e a outro ponta onde não estava passando tensão no fusivel.  Só que quando eu soldo,some todoas a voltagens da placa,inclusive e no caminho que disse que os 19v até chegar na fusível.  O que será?  estou ligando o jumper em pontos errados?

Link para o comentário

Normalmente se a tensão some depois q vc forçou um jumper ali é porque tem um curto no circuito na linha do VIN. Talvez o fusível esteja bom, mas o curto mata a tensão, portanto, 1° passo) Verificar o fusível smd fora da placa. (se não souber verificar post que lhe ensinamos) Continuando.... se o fusível estiver ruim seria bacana vc arrumar um fusível smd para essa placa com as mesmas características elétricas do fusível que vc tirou , nem q pra isso vc gaste um pouco.

Sobre fazer o jumper, vc citou que não sabia, um dos colegas ai lhe sugeriu usar 3 trilhas de um flat cable de HD e ou gravadora. Pega o flat que normalmente tem 80 vias, os antigos tem 40 vias , separe 3 daquelas vias e solde as pontas dos fios nos terminais onde está o fusível.

Procure na linha VIN, depois do fusível que deve ter um curto matando a tensão. Poste os resultados que vamos pouco a pouco verificando com vc o reparo dessa placa.

Link para o comentário

Normalmente se a tensão some depois q vc forçou um jumper ali é porque tem um curto no circuito na linha do VIN. Talvez o fusível esteja bom, mas o curto mata a tensão, portanto, 1° passo) Verificar o fusível smd fora da placa. (se não souber verificar post que lhe ensinamos) Continuando.... se o fusível estiver ruim seria bacana vc arrumar um fusível smd para essa placa com as mesmas características elétricas do fusível que vc tirou , nem q pra isso vc gaste um pouco.

Sobre fazer o jumper, vc citou que não sabia, um dos colegas ai lhe sugeriu usar 3 trilhas de um flat cable de HD e ou gravadora. Pega o flat que normalmente tem 80 vias, os antigos tem 40 vias , separe 3 daquelas vias e solde as pontas dos fios nos terminais onde está o fusível.

Procure na linha VIN, depois do fusível que deve ter um curto matando a tensão. Poste os resultados que vamos pouco a pouco verificando com vc o reparo dessa placa.

Fiz o Jumper exatamente dessa maneira.  Peguei os 3 cabelinhos do flat,enrolei e soldei uma ponta no 19v do jack e a outra na saída do fusível.

Só que quando eu faço isso,todas as tensões desaparece.    Testei o mesmo procedimento em uma placa Acer e aconteceu exatamente a mesma coisa.  Antes do Jumper tem tensão até o fusível.  Depois com o jumper desaparece todas as tensões.

Deve estar fazendo algo errado.  Nesses casos não creio que seja a placa.

Help me,please....rrsr

Link para o comentário

era isso mesmo amigo, jumper somente entre o 1 e 2, pode ser por isso que esta sumindo as tensoes, vc esta fazendo um superrrrr jumper hehehe, pulou ate outro componente ali...

correto ----> jumper <----

errado -----> smd <---- -----------------------componente-------->

:D

creio que desenhando fica mais facil entender...

Link para o comentário

O fusível realmente não estava funcionando.  Acabei de fazer um jumper nos pontos 1 e 2 e continua a mesma coisa.  O primeiro jumper que eu fiz com os 3 "cabelinhos" do flat enrolado,estavam passando 2,5v.  Agora eu fiz com apenas um "cabelinho" e a voltagem caiu para 0,5 v. Está dando continuidade nos testes,mas muito abaixo dos 19v necessários.    Não tenho esse fusível aqui nas sucatas e não achei pra comprar.  ele tem a parte de cima branca,é pequeno e tem o numero 7 no corpo dele.

Tá muito estranho.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...