Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Monitor Samsung 732N PLUS não liga

Avalie este tópico:

voRX

Posts em destaque

Também estou com a placa do monitor lcd  Samsung 732N Plus, ela está com a tensão de 15v baixa e não tensão para as lampadas pelos conectores CN301 a CN304.

Segue algumas imagens da placa frente e trás, o ci drive, conectores e dados do modelo:

283_zps0abyghkk.jpg

290_zpss5bgyz1t.jpg

289_zps78nqp9im.jpg

284_zpsiouiu4nn.jpg

291_zpsjqscvtte.jpg

O ci drive de 8 pinos é o CD632H. O SEM2005 está embaixo da placa.

Os testes:

A tensão de 5.1v nos pinos 6 e 7 estão normais. a tensão de 15v no pino 2 está em 13,47v.

No SEM2005:  pino 8 - 0,3v

pino 9 - 13,33v

pino 10 - 13,47v

pino 16 - 0v, deveria ter 5V/10mA reference voltage output

demais pinos sem tensão

Na placa não sai os 650V dos conectores CN301 a CN304 que vai alimentar as lampadas, não sei se é por causa do trafo inverter ou o ci drive, ou outro componente.

O fusivel F301 estava aberto e troquei por outro.

Onde pode estar o defeito? agradeço qualquer ajuda!

Editado: por William_R
Adição de prefixo Devolvido
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

up!

Aqui no forum não se recomenda o uso de "up"  ou artificios similares para subir seus tópicos e ou torná-los visíveis!

Procure retornar com algo adicional do que já foi feito das dicas sugeridas e os pontos avançados item a item dizendo o pode ou não ser realizado já que a sua fonte (BN44-00124E) eh diferente da fonte do autor do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
(BN44-00124J).

Alias o ideal eh nunca pegar carona num topico aberto, pois as causas e soluções nem sempre são as mesmas.  Abra um novo topico para o seu aparelho e quando muito faça uma citação (link) de algum topico que lembre o seu aparelho/problema.

Vou separ o seu topico para ver se ele avança e você faça um resumo de tudo que já foi visto até aqui.

Link para o comentário

Até agora troquei os seguintes componentes:

F301 - fusivel 125V  T3.0AL

Todos os capacitores eletroliticos

PC101 - 817C

IC102 - TL431

IC101 - DM0465R

R102 - 1k5 (troquei por um de potencia maior)

R341 - 390k (troquei por um de potencia maior)

Tenho o esquema dessa fonte em mãos vou testar outros componentes que não havia testado por falta desse esquema.

Link para o comentário

Remova o trafo T301 (TM-1017) e meça os secundario dele e veja se ambos medem aproximadamente 980 ohms na escala de resistencia do multimetro.

TM-1017 Schematic.jpg

Teste as lampadas ou pendure outras 4 (quatro) lampadas externamente.

Uma pergunta, o LED Power ON chega a acender ?

No conector da fonte CN2 #1, #8 e #9 aparece que tensões ?

Link para o comentário

William, testando o trafo encontrei o seguinte:

PRI  =>  0,3 ohms

os dois SEC  =>  1.040 ohms em cada um

a indutância eu não medi por falta de um indutimetro.

já falo de antemão que testei ci drive U301, são dois mosfets P-ch e N-ch no memso ci.

constatei que ele não está bom, vejo que o problema pode estar aí.

sobre as tensões nos pinos 1, 8 e 9 retorno depois com os valores.

Link para o comentário

Realmente o U301 (AOP610) estar em curto pode ter sido a causa do fusivel F301 estar aberto !

Uma pergunta não respondida, o LED Power ON chega a acender ?

Outra pergunta, por que o resistor R341 foi trocado ?  Ela so super-aquece quando as lampadas estão acesas e existe um desequilíbrio nas correntes das lampadas.

Link para o comentário

testei os pinos 1, 8 e 9 e estão 0V cada um.

Eu troquei o R341 por manut preventiva mesmo, porque na hora que ele esquentar a potencia dissipada vai estar bem abaixo da potencia máx, aumentando sua vida util.

Tenho aqui um banco de varios resistores e achei um de mesmo valor e pot maior.

William na verdade eu estou só com essa placa aqui parada um bom tempo, não tenho mais nenhuma outra peça, então não vai dar para checar com o led.

O que pretendo é fazer a placa voltar com suas tensões normais e pôr à venda.

Era de um antigo cliente que me pediu para ver o que o monitor tinha que não estava funcionando, achei num preço bom outra placa igual e comprei para ele, aí ele deixou essa comigo. Ele precisava rapido do monit aí comprei outra placa.

Vou seguir com a aquisição de outro AOP610.

Link para o comentário

testei os pinos 1, 8 e 9 e estão 0V cada um.

.........

William na verdade eu estou só com essa placa aqui parada um bom tempo, não tenho mais nenhuma outra peça, então não vai dar para checar com o led.

O que pretendo é fazer a placa voltar com suas tensões normais e pôr à venda.

Era de um antigo cliente que me pediu para ver o que o monitor tinha que não estava funcionando, achei num preço bom outra placa igual e comprei para ele, aí ele deixou essa comigo. Ele precisava rapido do monit aí comprei outra placa.

Vou seguir com a aquisição de outro AOP610.

As tensões sobre os pinos 1, 8 e 9 estão zeradas devido a falta da Main Board e sem elas eh obvio que as lampadas NUNCA acenderão  :)

Para poder testar a placa IP-BOARD (Fonte/Inverter) em separado, utilize o circuito da figura abaixo e lembre-se de colocar as 4 (quatro) lampadas nas saidas.

SAMSUNG_732N_Plus_Power_Service.jpg.abc7c020236489d5cb183b1a849e0bec.jpg

• Legal 1
Link para o comentário

William agradeço suas orientações mas vai ficar muito caro continuar investindo para tentar arrumar essa placa e colocar à venda. Prefiro passar ela para frente no estado.

as lampadas eu não tenho para testar, teria que compra-las.

mas uma duvida sobre esse circuito samsung power service, onde encontro esse CN600? o que quer dizer o X vermelho? como tenho que fazer as ligações?

Link para o comentário

• 2 anos depois...
Em 09.12.2015 às 14:57, William_R disse:

Yerleştirilen son tasarım CN2 YES !!!

Eh, tasarım birkaç cihaz içindir, TEK ve belirli bir cihaz için değil.

CN2.jpg.9ed9614c50db1e0c0c86cdd0cbba95c6.jpg

tenha um bom dia.  Estou escrevendo da Turquia.  Eu escrevi usando o google tradutor.  Eu tenho essa fonte de alimentação.  Para outro circuito preciso de 650 volts.  Como posso obter saída de 650 volts com esta fonte de alimentação.

Link para o comentário

@Murat Kaya Coloque um resistor de 1Kohm entre os pinos 6 e 8

740NPowerONLamp.png.e0585a03e984df69d25f1be0db94fde3.png

Nas saidas das lampadas tera os 650V @ 45KHz

650V.png.e9f191a995940cf0cd7e3670d10aeeaf.png

Todas as saidas tem que estar carregadas, se não o IC controlador desliga as saidas.

(Tüm çıkışların yüklenmesi gerekir, aksi takdirde kontrolör IC'si çıkışları kapatır.)

InverterDummy_Loaded.thumb.jpg.51cb63ca5b0d12d3ec09d3d667c9dfee.jpg

InverterDummy_Load.JPG.08f04c8db8a3d02eb26203ac8afa6e46.JPG

Editado: por William_R
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...