Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido POSITIVO SIM 1405M - 71R-A14RV4-T840 - Quando liga acende e apaga o led bateria

Avalie este tópico:

XkawagataX

Posts em destaque

• Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

amigo isso ja aconteceu comigo mais nao se preocupe essa placa muito fácil de arrumar.

voce fez os jumper com a bateria da cmos no lugar ai ele faz isso refaça os jumper. e verifique se algum desses componentes abaixo estão esquentando, se nao troque na o primeiro da foto se nao voltar a ligar troque o segundo se ainda assim nao voltar a ligar me informe que te darei outra dica mais nao esqueça de refazer os jumper tanto no u19 quanto no u18

placa-me-notebook-positivo-sim-2560m-71r-c14cu4-t810-202201-MLB20273695322_042015-F.jpg.b6a04da348479f8fcee0c045efee53dc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, recomendo não fazer o jamper no u18 até ter certeza do problema.

Vc não conseguiu nem mesmo identificar o circuito de 5v e 3v.

Se fizer o jamper no u18 o cooler e o hd vai ficar ligado direto. E vai precisar fazer outras modificações na placa pra estabelecer isso.

Então primeiro localize o circuito que quer inicia a análise e post aqui, não saia retirando componente que vc não entende pra que está ali ou como funciona. Pergunte antes, não é feio.

Ainda estou aguardando sua resposta.

, vc está trabalhando com o esquema?

Link para o comentário

Boa Noite! colegas estou tentando aprender a resolver os problemas e não adivinhar,não irei retirar componentes (e nesse caso o u18 e u19 que sei para que servem), Korty agradeço a sua ajuda e a dos demais colegas na resolução dos problemas que tenho postado aqui. Eu estou sim utilizando o esquema

que é o mesmo que o colega everaldo designer postou o link. Nesse esquema pesquisando como o colega voguelcell mencionou eu encontrei o ci OZ8315 como gerador dessas tensões. Preciso de alguém com mais experiência para me confirmar se fiz essa leitura corretamente e de como posso testar essas linhas já que não existem essas tensões na placa.

Link para o comentário

, nessa placa como algumas outras placas shuttle as fontes de 5v e 3v always são divididas em dois controladores sendo um por PWM e outro por um regular "ajustavel".

veja as parte de seu esquema.

3v.png

5v.png

Por logica a fonte de 3.3VA precisa que a fonte 5VA esteja funcionando.

então é por ai que vc vai iniciar sua analise.

teste:

L29:

no U27:

VREF:

VDDA:

ON/SKIP2:

VIN:

Link para o comentário

, Boa tarde. Dá um olhada lá no meu tópico. Fiz as medições que vc me pediu e postei lá.

Link para o comentário

, VDDA estranho deveria ter 5V ai.

verifique também. por favor:

+5VA_LDO creio que não vai ter tambem.

Link para o comentário

, estude esse pwm usando esse datasheet é semelhante.

Link para o comentário

verifiquei e a tensão é 1.19v. outra coisa que reparei é que o ci do esquema é OZ815LN o que tem na placa é o 8153LN são a mesma coisa?

ainda não podemos afirmar que seja esse o problema porque as alimentações estão erradas.

primeiro estabilize essa alimentação.

Link para o comentário

, hora de verificar essa linha.

LDO.jpg.7fe8265a565a7952aa3c28bc1aa2bca9.jpg

Link para o comentário

, pode tentar trocar o PWM verifique se o VDDA e LDO, volta ao normal.

Link para o comentário

, olá.

Lendo e analisando os posts, não deveria injetar tensão de 3,3V no pino 12 do OZ8602, veja que o sinal é de saída, vide seta de indicação. Está correto ter 19V nos pinos 15 e 16, são monitores de corrente do CI. Quando disse que o pino 11 tinha 0V e pino 9 havia 19V, há uma incoerência, pois os pinos são conectados.

Outra coisa, retirar o OZ da placa, a mesma não irá ligar, veja porquê. Ao retirar o OZ8602, não haverá gate no Q85, assim o CHG_VCC não chegará a alimentar VCHG. Sem VCHG não há VIN.

Outro fator é que a tensão de 5VA só é suspend se a fonte não estiver conectada, ou seja, somente com a bateria esta tensão será suspend. Portanto, ao colocar a fonte, imediatamente deverá haver 5VA na placa.

Agora, como você não tem nem LDO como o colega Korty mencionou, perceba que há algum problema já na entrada, causada por até mesmo por não haver os 19V corretamente, ou seja pode ser que o fusível B63 está em aberto ou danificado.

Então analise a partir daí, o B63, as tensões no U23, encontre o diodo D29, assim como no D31 e veja se está saído ao menos nos seus catodo os 19V.

[]'s

Link para o comentário

, olá.

Lendo e analisando os posts, não deveria injetar tensão de 3,3V no pino 12 do OZ8602, veja que o sinal é de saída, vide seta de indicação. Está correto ter 19V nos pinos 15 e 16, são monitores de corrente do CI. Quando disse que o pino 11 tinha 0V e pino 9 havia 19V, há uma incoerência, pois os pinos são conectados.

Outra coisa, retirar o OZ da placa, a mesma não irá ligar, veja porquê. Ao retirar o OZ8602, não haverá gate no Q85, assim o CHG_VCC não chegará a alimentar VCHG. Sem VCHG não há VIN.

Outro fator é que a tensão de 5VA só é suspend se a fonte não estiver conectada, ou seja, somente com a bateria esta tensão será suspend. Portanto, ao colocar a fonte, imediatamente deverá haver 5VA na placa.

Agora, como você não tem nem LDO como o colega Korty mencionou, perceba que há algum problema já na entrada, causada por até mesmo por não haver os 19V corretamente, ou seja pode ser que o fusível B63 está em aberto ou danificado.

Então analise a partir daí, o B63, as tensões no U23, encontre o diodo D29, assim como no D31 e veja se está saído ao menos nos seus catodo os 19V.

[]'s

Essas medições eu já fiz e todos os diodos e o u23 estão ok. O u23 está liberando 5.53v no gate.

Link para o comentário

Essas medições eu já fiz e todos os diodos e o u23 estão ok. O u23 está liberando 5.53v no gate.

Está correto. Então, você tem 19V no catodo do D29? Se não tem tensão no gate do Q100, o Q102 está com defeito ou com falta de tensão. No gate do Q102 deve haver aproximadamente 9,5V (1/2 de VIN).

[]'s

Link para o comentário

, então sabendo que tem tensão no gate do Q102, e havendo apenas 1,2V no gate do Q100, poderia o Q101 estar danificado, apesar de achar não muito provável. Veja que os 5VA_LDO vem da saída do R1335 (9,5V/47K). Pra matar a dúvida e provar que este circuito está OK, retire o R1335, se a tensão estabilizar (9,5V) no dreno do Q100, o problema está para frente de 5VA_LDO.

[]'s

Link para o comentário

, tem ainda a tensão de VB, pode ser que haja algum problema nesta linha, derrubando os 9,5V. Experimente trocar o Q102, após o Q101, existem problema nestas linhas, pois deveria haver 9,5V no gate do Q100.

[]'s

Link para o comentário

, é preciso analisar por completo. Veja que a tensão VB também está na mesma linha, por lógica o problema pode estar aí.

[]'s

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Boa Noite! Galera vou reiniciar essa análise e verificar linha por linha. Vou começar com a tensão de 19v até chegar nas fontes de 3.3v e 5v e vou postar os resultados para que possam me ajudar a identificar e solucionar esse problema. Irei fazer uma mapeamento e posto o resultado e espero com a ajuda de vocês conseguir resolver isso.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Boa tarde,

estou com esse mesmo problema com uma placa igual a essa, quando aperto power somente pisca o led de bateria, vc conseguiu resolver o problema?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...