Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Note Inpiron N4030

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Fala pessoal!!!!

Seguinte, peguei um dell Inpiron N4030 q ñ da sinal de vida....

Já troquei a fonte e nada.....

Algm sabe me dizer se esse note tem algum problema cronico???

Estou testando os components da primeira placa (DJ1 CP UMA IO BD - 48.4EK20.011) e me parece estar tudo tranquilo!!!

Desde já agradeço!!!!

Abraço a todos!!!

• Respostas 59
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Postado

Pessoal.....

Estava analisando a placa e percebi q no componente KBC 'Nuvoton NPCE781BA0DX", olhando de frente, tem umas perninhas mais escuras, parece até q a trilha esta chamuscada....

Algm já viu isso????    algm sabe o q poderia ser feito?????

Poderia ser este o problema da placa ñ dar sinal de vida?????

Abraço a todos!!!!

Postado

opa...  fala Roberto!!!!

Segundo o dono do note, eu sou o primeiro a abrir o bichinho, por isso achei estranho a trilha estar dessa forma!!!!

P/ ser sincere, estou meio perdido em relação a como iniciar a busca pelo problema....    a princípio o que verifiquei foi q ñ existe tensão nenhuma chegando ao flat do botão de ligar, ñ sei se isso seria normal.....

Estava tentando buscar no forum, um caminho a seguir, mas ñ encontrei nada.....

??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

abraço a todos!!!!

Postado

opaaaaa.....

Novidades....    eu acho!!!!

hahahahahahahahahahahahaha

Seguinte, testei uma coisa óbvia, mas que ñ tinha feito ainda.....

Chequei a tensão chegando na placa onde se encontra o botão de ligar.....

Encontrei o seguinte....    em 2 polos do botão, chega 3.2v e nos outros 2 nada....

Quando aciono o botão, nos polos onde existiam 3,2v, vai p/ 0,0 e nos outros 2 polos, continuo sem sinal!!!!!

Minhas dúvidas....

1 - O botão funciona assim mesmo e o problema está em outro canto....

2 - O botão foi pro vinagre......

3 - Quando aciono o botão, fecha curto em algum outro canto e corta a tensão de entrada!!!!

Algm da mais?????

hahahahahahahahahhahaha

abraço a todos!!!!

Postado

Fala ninja......

Então...  acabei de fazer  uma busca pelas pernocas do nuvoton.....

Dei uma boa esfregada com isopropilico e me parece q ficou mais clean!!!!

São 4 trilhas q estão "marrons", sem brilho...    parece corrosão, mas colocando o terra na fonte e pesquisando as "pernas", na parte mais alta do CI, dentre essas 4 pernas, encontrei 2 com 3,6v!!!!!!!

Estou bem confuso!!!!!

Algm consegue uma luz??????

Abraço a todos!!!!

Postado

Fala ninja......

São 4 trilhas q estão "marrons", sem brilho...    parece corrosão, mas colocando o terra na fonte e pesquisando as "pernas", na parte mais alta do CI, dentre essas 4 pernas, encontrei 2 com 3,6v!!!!!!!

Estou bem confuso!!!!!

Boa noite meu amigao, beleza? Vamos lá, sobre o power qdo c aperta zera a tensao é normal, fica tranquilo...

te pergunto, veja nas bobinas proximo a regiao do processador se encontra os 5v e 3v, veja tbm c no pino 1 da bios tem 3v e se nos cantos do i/o tem 3v.   

veja isso e me fala por favor...

Abraço a todos!!!!

Postado

Fala ninja......

Estou bem confuso!!!!!

Boa noite meu amigao, beleza? Vamos lá, sobre o power qdo c aperta zera a tensao é normal, fica tranquilo...

te pergunto, veja nas bobinas proximo a regiao do processador se encontra os 5v e 3v, veja tbm c no pino 1 da bios tem 3v e se nos cantos do i/o tem 3v.   

veja isso e me fala por favor...

Abraço a todos!!!!

Fala Braym....

seguinte....    no nuvoton eu encontrei 3,6v em 1 canto apenas....

Na região do processador, ñ encontrei tensão em nenhum componente!!!!

Seria uma luz no fim tunel????

hahahahahahahahahahaha

Abraço a todos!!!!!

Postado

:o :o :o :o :o

nova informação....    ñ sei se relevante!!!!

Resolvi tirar o processador e recoloca-lo no soket, p/ desencargo....

Quando tirei o dissipador, percebi que o chipset está com uma coloração diferente!!!

Seria normal????

Da a impressão que o chip ferveu e esquentou a placa...    ao invész de uma placa toda verde, como a do processador, está bem mais escuro perto do chip e vai clareando quando chega na borda!!!!!

Espero que isso ajude em algo....

??? ??? ??? ???

Abraço a todos!!!!!

Postado

Atualizando.......

Depois de tirar o dissipador e encontrar a mancha no chipset, fiz uma bela limpezana região e me parece q era algum tipo de sujeira, sei lá....

A questão é que agora está tudo como deveria ser, bem clarinho.....

Por outro lado, continuo no escuro!!!!

Acho q vou morrer na praia!!!!!

=S

Abraço a todos!!!!!

Postado

Fala Roberto.....

Placa secundária (Com o slot da bacteria e wifi) >> DJ1 CP UMA IO BD 10629-1 // 48.4EK20.011

Embaixo da especificação tem >> E89382 Hannstar J MV-4 94V-0!!!!

Placa principal >> DJ1 Capella UMA MB 10212-1 // 48.4EK19.011

Embaixo da especificação tem >> E89382 Hannstar J MV-4 94V-0!!!!

Espero que ajude em algo!!!!

Detalhe.....

Ñ encontrei nenhum component em curto na regiào do processador, por outro lado, tb ñ encontrei tensão!!!!!

Abraço a todos!!!!!

Postado

Amigo ferro velho.....

Desculpe a ignorancia, mas onde ficam os fets????

Ñ sei se é o mesmo component, mas encontrei 4 pretinhos (4 pernas de um lado e 2 do outro), ficam proximos do trafo R36....

O que encontrei....

2 tem a numeração - K03D4 OK4 62Bl - ñ encontrei tensão em nenhuma perna....

2 tem a numeração - K03B9 OJ4 62OE - nas 4 pernas de um lado, ñ encontrei nada e nas 2 outras, a princípio, encontrei 19,9V.....    depois de alguns segundos, voltei a testar esse ponto e a tensão havia subido p/ 22,3V (achei estranho)....    dei mais uns segundos e olhei novamente, encontrei 25V e me pareceu q subiria mais ainda!!!!!

Isso indica alguma coisa?????

abraço a todos!!!!

Postado

Amigo ferro velho.....

Desculpe a ignorancia, mas onde ficam os fets????

Ñ sei se é o mesmo component, mas encontrei 4 pretinhos (4 pernas de um lado e 2 do outro), ficam proximos do trafo R36....

O que encontrei....

2 tem a numeração - K03D4 OK4 62Bl - ñ encontrei tensão em nenhuma perna....

2 tem a numeração - K03B9 OJ4 62OE - nas 4 pernas de um lado, ñ encontrei nada e nas 2 outras, a princípio, encontrei 19,9V.....    depois de alguns segundos, voltei a testar esse ponto e a tensão havia subido p/ 22,3V (achei estranho)....    dei mais uns segundos e olhei novamente, encontrei 25V e me pareceu q subiria mais ainda!!!!!

Isso indica alguma coisa?????

abraço a todos!!!!

Olá amigão, estes componentes são parecidos com ci's com 8 terminais, sendo o dreno com os 4 terminais ligados juntos na placa, do outro lado tem 3 terminais ligados juntos que são os source e o sozinho é o gate, geralmente são pares que fazem o v-core do processador, veja que perto deles tem uma bobina, para saber se o processador esta em curto coloque a ponta vermelha do multimetro  no terra da placa e com a preta voce coloca na bobina do v-core do processador, se o ponteiro for até o zero isto siguinifica curto no processador, então tire ele e meça de novo, se percistir o curto é na placa se sumir é no processador, escala de x1 no multimetro.

Postado

Opa....    Fala Dr.!!!!

Seguinte....

Acho q encontrei os fets....    seriam 2 pares q ficam na parte de baixo da placa e próximos do CI 51125A????

Eles são da forma que vc reportou, 4 pernas juntas + 3 pernas juntas + 1 isolada......

Encontrei o trafo no lado oposto ao conjunto de CIs (Trafo 3R3 118 9KE)

1 - Meu multimetro é digital e ñ tem escala 1x....    (desculpe a ignorancia!!!!)

2 - Verifiquei a tensão do conjunto e tenho 24,5V no dreno e de apenas um dos CIs que fazem par, ñ sei se isso /e normal!!!!

do outro lado da placa, nada de tensão....

Acho q as coisas só estão piorando!!!!!

Ajudou em algo?????

Desde já agradeço!!!!!

Abraço a todos!!!!!

Postado

Atualizando.....

Nenhum componente da placa esquentar, indica alguma coisa?????

Algm poderia me dizer se tem algo relevante nesta postagem????

Encontrei na busca, mas ainda ñ tenho o minimo de postagens requeridas p/ poder acessar!!!!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Enfim.....

Já começo a partir p/ o extreme!!!

Vejo 2 soluções.....

1 - Devolver o note e mandar o cliente procurer algm...    :o :o :o :o

2 - Enviar a placa p/ algm do forum q esteja em SP!!!!!!!

Complicado!!!!

Abraço a todos!!!!!

Postado

Nesse tópico citado, o amigo encontrou 1 capacitor NEC JJ8 em curto, bem próximo aos LED's da Placa, verifica ai e posta resultado. Se está chegando os 3v no botão power e não está ligando, pode ser um problema de bios também, a solução seria regravar e testar.

Postado

Fala VLira!!!!

Seguinte......

Na minha placa, tem 2 components que parecem diodos, estão bem próximos dos 3 leds....  enfim....    Especificação - NEb jJ8!!!!

Eles não estão recebendo tensão e tb ñ estão em curto!!!!

Em relação a tensão no power....

Tenho 3,3V no botão!!!!

No caso, a bios seria o ci próximo ao conector do botão power???  especificação - TAIMAG HD-081-A 1117

Se for...    ñ estou recebendo tensão em nenhuma perna!!!

Abraço a todos!!!!

Postado

Olá amigão, voce disce que não tem um multimetro analogico, compra um (com escala x10k) que vai ser nescessario para este tipo de reparos, pricipalmente para curtos pois digitais não servem, (quero dizer, não são muito confiaveis).

Postado

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Uploaded with

Amigão, sua placa é assim, se for veja proximo ao soquete do processador, tem dois pares de ci's mosfet duas bobinas e dois capacitores de filtro, é ai que vai aparecer os 19 volts da fonte lado de fora dos ci's, e nas bobinas tem que ter uma tenção de mais ou menos 1,2, 1,4 volt que é a tenção de v-core.

Postado

Blz amigo!!!!

1 - É essa placa sim, acredito q seja exatamente a mesma!!!!

Encontrei os components e já verifiquei, ainda que seja com o multimetro digital......

Partindo da perspectiva da sua imagem, encontrei tensão apenas nos contatos do lado direito (de fora) dos mosfets das pontas (Especificação - K03B9 OJ4 620B)...    encontrei 25V....    ñ sei se é precisão do meu multimetro ou algum problema no component.....

For a isso, ñ tem tensão nos outros components...    tudo zero!!!!!!!

2 - Vc ou algm poderia me recomendar um multimetro analogico????

Já que vou investor, gostaria de um bacana!!!!!

Abraço a todos!!!!!

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...