Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Gravador de bios com menos de R$10,00

Featured Replies

Postado

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Tente assim:

1-  flashrom --programmer rayer_spi (retorna a informação do chip)

2 - flashrom --programmer rayer_spi --read NOMEDOARQUIVO (faz um backup do conteúdo do chip)

3 - flashrom --programmer rayer_spi --erase (apaga o chip)

4 -spipgm /u (habilita gravação)

5- spipgm /e (apaga o chip)

depois regrave o chip.

spipgm /p ARQUIVODABIOS (programa o chip)

spipgm /v ARQUIVODABIOS (verifica a gravação - se o que tem no chip é o mesmo conteúdo do arquivo)

• 2 semanas depois...
  • Respostas 558
  • Visualizações 178,8k
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Most Popular Posts

• Em complemento ao post:   O endereço base de referência é este Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. No primeiro esquema tira o LED (com ele algumas Micronix dã

• Pode utilizar... spipgm /i (retorna a informação do chip: tipo, tamanho... etc) spipgm /d NOMEDOARQUIVO (faz um backup do conteúdo do chip) spipgm /u (habilita gravação) spipgm /e (apaga o chi

• Olá Eu estou precisando muito de joinha para baixar o arquivo DOS para recuperar uma placa-mãe, e po9starei fotos do meu gravador de bios montado em 24 horas  eu tmbm postarei minhas gambiaras  . 

Imagens Postadas

Postado

E se usar aquele conversor com PL2300, usando um outro programa, será que da certo?

pois via dos é claro que a plaquinha não será reconhecida a não ser pelo linux..

ela ja tem inclusive o ttl 3.3V

• 3 meses depois...
Postado

Muito obrigado a todos, foi de grande ajuda.

Consegui montar o meu com muita paciência.

Praticamente eu olhei todas as mensagens do Post  :) uma por uma.

Acho que eu nunca tinha visto tantas respostas em um fórum.

Segue a foto do meu projeto:

LhC2dIf.jpg?1

Tá na proto-bord ainda, estou vendo se acho um case pra colocar ele para deixar pimposo.

A propósito eu tive que usar dois diodos na alimentação do L78L33 porque a tensão de saída estava dando 4.2, depois de adicionar os diodos caiu pra 3.2 que é bem aceitável.

Agora só falta achar uma bios compatível. Já que eu não tenho tanto joinha pra fazer o download por aqui. :'(

Se puderem me ajudar dando uns joinha eu agradeço  :D

Parabéns, ficou legal... 2 chips que tentei soldar os fios eu quebrei a perna do chip :-(

• 4 meses depois...
Postado

achei o controlador 3.3 em um modem ,já estava desistindo de procurar em sucata 

• 3 semanas depois...
Postado
Em 03/05/2013 às 21:59, Wil... disse:

acho q prefiro o nanobios por apenas 12 obamas rsrs

eu também amigo

• 1 ano depois...
Postado

Uma dica que vou dar de algo que aconteceu comigo, se acaso der erro ao ler/gravar ou qualquer outra operação, desconecte a alimentação de 3v. Não parei pra analisar o porquê, mas tem chip que gravo com a alimentação de 3v e outros que só consigo gravar sem a alimentação.

• 2 meses depois...
Postado
Em 07/01/2016 às 00:59, eric.osowski disse:

rodrigoonlyboy, tive o mesmo problema, no meu caso foi um equivoco ao pegar os pinos da porta paralela, pois o esquema mostrado no site é da conexão fêmea da porta paralela e eu peguei a pinagem do conector macho, contando da direita para a esquerda, foi só fazer a contagem da esquerda para a direita que funcionou perfeitamente, agora só falta encontrar o arquivo da bios, pois os arquivos de bios do site da HP são maiores do que o chip aceita...

Obrigado, Esse era o meu problema, resolvi com sua dica, valeu mesmo. Creio que outros colegas podem ter errado nisso também!

Postado

Outra dica que dou para quem usa o gravador alimentado diretamente na porta USB, olhem antes o datasheet do chip que vai gravar, essas bios novas de 1,8v fritam tudo. Eu fiz um recurso muito simples, uma pequena extensão com 1 ponta de cabo usb macho, 1 conector usb fêmea e alguns diodos 1n4148, soldei uma quantidade de diodos em série até reduzir pra 2,5v e liguei no lugar do fio positivo, quando vejo que é chip de 1,8v eu ligo através disso.

Postado
23 horas atrás, Jhones disse:

Outra dica que dou para quem usa o gravador alimentado diretamente na porta USB, olhem antes o datasheet do chip que vai gravar, essas bios novas de 1,8v fritam tudo. Eu fiz um recurso muito simples, uma pequena extensão com 1 ponta de cabo usb macho, 1 conector usb fêmea e alguns diodos 1n4148, soldei uma quantidade de diodos em série até reduzir pra 2,5v e liguei no lugar do fio positivo, quando vejo que é chip de 1,8v eu ligo através disso.

Olá, dessa forma funciona ?  poderia mostrar um esquema ou enviar uma foto de como ficou ?

Postado

Funciona de boas, não mandei foto de como a minha ficou porque não estou em casa e volto só depois do feriado. Mas se precisar ou quiser ver como a encrenca ficou eu mando durante a semana que vem. Mas é basicamente isso aí, os diodos vão nesse sentido e a quantidade vai depender de quanto quer reduzir e quanto o diodo utilizado consegue reduzir, vai soldando 1 por 1, injetando 5v e testando quanto reduziu, até chegar na tensão que quer.

Esquema redutor tensão.jpg

• 2 meses depois...
Postado

beleza. eu havia perguntado em outro topico, mas vou perguntar aqui novamente. ao inves de usar o 5 v da porta usb posso usar uma cr2032 para fazer a gravação? deixo com ou sem os capacitores?

Postado

Pode usar a bateria sim, mas por experiência própria te garanto que não são muito eficientes, nunca consegui gravar com baterias novas de marcas medianas, e as que consegui gravar foram com marcas top, porém gravava umas 2 ou 3 vezes e já não gravava mais, a autonomia é muito pequena.

Postado

Deixo sem os capacitarores então? Tenho aqui aquelas pilhas de 3.6 volts, pode vir a queimar o chip? Se puder ajudar a eu baixar o arquivo, agradeço. Outra dúvida, se eu retirar uma bios de uma placa igual funciona, ou preciso regravar por causa do serial e etc?

Postado

Pode montar com os capacitores mesmo, a pilha de 3,6v também pode ser usada para gravar os chips de 3v, os de 1,8v podem ou não queimar (recomendo que teste antes com um seu, observando se aumenta a temperatura). Se retirar uma bios de outra placa idêntica ela funcionará sim (desde que esteja boa), caso não funcione sempre desconfie e procure outros arquivos para tentar gravar novamente.

Vou te dar um joinha à carater de ajuda para baixar os arquivos necessários

Editado: por Jhones

Postado

bem, esta tudo indo bem ate o momento. consegui ler o chip, fiz backup dele, e então fui gravar o arquivo no chip. porem o arquivo que baixei aqui no site tem 8193kb, e o tamanho da bios é de 8192. baixei o arquivo errado ou estou fazendo algo errado?

Postado

baixei direto do site da dell um executável para atualizar a bios. então extrai o arquivo desse executável. posso usar esse arquivo?

acabaram meus créditos para baixar outro....

Postado

então, esses arquivos que eu baixei do site da dell dão erro quando eu tento gravar no chip. já o próprio backup que eu fiz do chip grava sem problemas, acredito eu então que o problema não é no gravador

olha ai como ficou minha criatura..=)

e a tela de erro dos arquivos que extrai da dell para gravar. o arquivo que baixei aqui no fórum, tem meia dúzia de bytes a mais que o original...

bicho.jpg

erro2.jpg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.