Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador de Bateira Veicular

Avalie este tópico:

junyroman

Posts em destaque

Ola colegas,

Como não sou expert na eletrônica gostaria da ajuda dos mais entendidos.

Um amigo meu me deu um carregador desses de bateria de carro e moto, e no circuto ele disse que havia invertido os polos ao conectar na bateria, pois estava chapado. Bem todos os diodos retificadores entraram em curto, diodos de 6a1 e ele comprou novos diodos de 6a10 posso utilizar esses diodos de 6a10 no local? Pois tem um  regulador de tensão próximo deles de 12v1a 7812. Ou se eu colocar esses diodos de valores de voltagem maiores vou queimar o regulador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

Pode usar sim um diodo de 1000V no lugar de um de 100V. sem problemas. Essa tensão, é a máxima que o diodo suporta reversamente. nesse carregador, deve dar no máximo uns 35V reverso.

Veja tbm o regulador e o transistor de saída, se estão bons.

Att,

Fábio

Link para o comentário

Boa tarde,

Pode usar sim um diodo de 1000V no lugar de um de 100V. sem problemas. Essa tensão, é a máxima que o diodo suporta reversamente. nesse carregador, deve dar no máximo uns 35V reverso.

Veja tbm o regulador e o transistor de saída, se estão bons.

Att,

Fábio

Então Fábio, eu fiz a instalação seguindo o mesmo jeito, e não sei se é o transistor regulador, mas ao invés de sair os 12v esta dando uma tensão de 20.5v e o regulador é o mesmo. Será que pode ser problema no regulador pra ele estar dando uma tensão alta desse jeito?

Link para o comentário

Acho que o regulador está em curto, mas como o colega

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
disse, era pra ter algo em torno de 13,8vdc a 14,2vdc !

Não seria um regulador LM317 ?

Se for um LM7812 haveria a necessidade de elevar o pino 2 através de dois diodos para a tensão subir para os 13,8V como mostra na figura a baixo

LM7812.png

Link para o comentário

, então, carregador se mede com a bateria plugada . ainda mais carregadores genéricos.

tem aquele lance dos capacitores... que sem carga mostra uma voltagem superior.

nos carregadores pró nem adianta medir com multímetro nas garras, alí a amperagem que vai definir a carga lenta , média ou rápida...se medir com o multímetro vai ter hora que vai ter uma baixa voltagem, legal né?  hehe

Link para o comentário

Pois eh

, a tensão varia quando se tem um limitador de corrente.  Será que esse carregador no caso tem algum limitador de corrente ??

Fica até difícil ajudar sem um esquema do dito cujo.

Caro , tenta colocar uma foto da placa desse carregador para facilitar as coisas.

Link para o comentário

A questão aí do regulador, acho que não tem nada a ver com a tensão/corrente de carga nao... ele deve ser só pra estabilizar a alimentação de algum circuito de controle ou algo assim..

Não faz sentido um regulador de 1A máximo e o retificador usar diodos 6A10 (não sei quantos, mas mesmo que fosse só um diodo...).

Também acredito na hipótese de tensão flutuando sem carga, como já dito antes...

Link para o comentário

Extranho o uso de um regulador de 1,5A e diodos para 6A ?!?!?!?!

Agora pela foto parece que o regulador está invertido ou eh impressão minha ?

Willian eu até pensei nessa possibilidade, mas o outro regulador que estava em curto estava nessa mesma posição na placa. Vou testar ele invertido pra ver qual vai ser.

Link para o comentário

, o regulador está certo, veja que os ânodos dos diodos estão ligados no pino 1...

, imagino que esse jumper aí que está errado. Do jeito que está aí ele liga o GND do regulador à linha AC do trafo. Marquei na foto como deveria ser... será que você não ligou esse jumper errado não?!

E esse regulador nesse lugar aí deve ser ser só para os leds, não faz sentido uma retificação de 24A para o regulador se limitar aos 1,5A... A saída para a bateria deve ser antes do regulador...

IMG_20160114_083450755.jpg.c00c35be55b12afa61ff8a7601587108.jpg

Link para o comentário

, o regulador está certo, veja que os ânodos dos diodos estão ligados no pino 1...

, imagino que esse jumper aí que está errado. Do jeito que está aí ele liga o GND do regulador à linha AC do trafo. Marquei na foto como deveria ser... será que você não ligou esse jumper errado não?!

E esse regulador nesse lugar aí deve ser ser só para os leds, não faz sentido uma retificação de 24A para o regulador se limitar aos 1,5A... A saída para a bateria deve ser antes do regulador...

Estranho Deus, pois eu nem cheguei a mexer nesse jumper!!

Link para o comentário

William_R, muito bem observado, tem razão! E parece que não são todos que estão invertidos...

, favor confere isso aí pra gente.

Link para o comentário

,  caraca o  willian matou a charada...tá tudo invertido ae, só o cap.eletr. parce estar de acordo com o silk da placa...

eu comprei esse carregador pro 50ah , tá barato pra caramba na casa dos 300 contos  esse tem uma placa e trafo de gente gde...hehe

Link para o comentário

Pessoal muito obrigado pela ajuda, mas essa é a foto que meu amigo havia tirado antes de me entregar, ele disse que não havia mexido em nada. Só abriu para ver o que tinha acontecido. E mesmo pelo desenho estar com os diodos invertidos, ele disse que funcionava normalmente. Carregando baterias de carrinhos elétricos.

Foto_Placa.jpg.1e8214381602eb44840fbace88209ad7.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...