Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook DELL N4110 MB DAV02AMB8F0 não liga

Avalie este tópico:

anderhodel

Posts em destaque

Fala galera! To com este notebook na bancada Dell! Quando eu liguei ele o cooler rodou a milhão com os leds acessos, eu acho que deve ser bios, no caso ele tem duas bios u1 e u12 eu resolvi gravar a u12 com uma bios que baixei, no casso fiz um bkup dela e regravei com a que baixei, ai o cooler ligou sem as luzes, voltei a gravar de novo com a que salvei e agora não liga, tem todas as tenções, na bios u1 que esta perto do AIO tem as tenções normais de uma bios, mas a u12 não tem nada, que no caso creio que apenas vai ter tenção quando startar a máquina, estou numa briga para retirar do executável, a que baixei da Dell, lembrando que esta com bateria da bios nova e esta apenas a placa na bancada, tem alguns que não ligam se estiverem com a tela plugada, não sei se e o caso, alguém tem ideia de qual e a bios da u12? Se for bios né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

e sempre bom ter eprom de teste assim vc teria regravado a do cliente apenas se o arquivo que baixou tivesse dado certo na sua eprom de teste.

bom amigo verifique aqui pelo forum se não tem o arquivo desse seu aparelho. qual é o seu gravador ? como fez o backup da bios do cliente?

Gravador TL866CS Airton! Fiz no gravador mesmo o save da bios.

Link para o comentário

Bom pessoal! Regravei a u12 e voltou a ligar novamente agora com os dois leds do power ligados e um  led da placa ligado, e o cooler rodando a mil, vou regravar a bios U1 para ver o que acontece, medi as tenções da placa e tem todas. O U12 agora com tenções de 3,3v o que era obvio se a placa ligase, o ite com as tenção básica 3.3v a principio fiz medições por cima, não verifiquei comandos lógicos para ver se tem algum problema maior.

Link para o comentário

Regravei a U1 e o cooler continua a mil e os leds acessos, mas nada de imagem no monitor externo! Não encontrei nenhum tipo de tenção embaixo da ponte norte? Estou desconfiado de ser o vídeo, pois quando desmontei o notebook os pads estavam rachados provavelmente devido ao super aquecimento, vou montar ele todo e testar com a tela dele e depois verificar se tem alguma peça em curto antes de partir para um bga.

Link para o comentário

Bom! Depois de ter gravado a bios, resolvi retirar tudo e deixar apenas a placa, verifiquei o que parece ser um curto no pc162 então medi outros capacitores da linha e estavam em curto também, antes tinha pesquisado outros posts parecidos, inclusive de um colega nosso aqui no fórum com problema parecido, um que deixou o post aberto relatando que a ponte norte não estava sendo alimentada e um que verificou um curto se não me engano no pq34, pode ser que seja a mesma situação que a minha, ou algum capacitor na mesma linha, o que praticamente descarto na situação, se for alguns dos pqs, pode provar que deve ser um problema crônico deste modelo, vou injetar uma tenção para verificar.

pag_50_Linha_em_Curto.jpg.23f2a21067bc5a9b39d0099770959d33.jpg

Link para o comentário

Verificando um dos quatro mosfets em teste de diodo, o source e dreno ( anodo e catodo ) ponteira vermelha no anodo e preta no catodo, vejo que o pq34 e 35 mede valores nos dois lados, enquanto o pq37 e 36 apenas um dos lados como o diodo, então eu acho que um dos dois pqs 34 e 35 estão em curto. Vou ter que retirar um dos dois para ver se elimina o curto da linha.

Link para o comentário

Olá caro amigo caso queira ligar o equipamento sem esse mosfet que você relata na sua Resposta #13 não e aconselhável plugar o carregador e tentar ligar o equipamento corre risco de queimar o PWM

Como essa linha de VCC_GFX_CORE tem um consumo muito alto (I) possui uma resistência baixa ® em sua linha.

Link para o comentário

O certo e aferir a sua resistência na escala de 200Ω ou 2kΩ mas sempre lembrando que ao aferir a resistência em 200Ω você tem que subtrair o valor da sua resistência de sua ponta de prova  ou retirar a  PL4 do circuito e verificar se as tensões se restabelece.

Mas isso sempre e bom ver  no manual de seu multímetro informado se a necessidade ou não de fazer essa subtração das ponta de prova na escala de 200Ω na escala de 2KΩ o valor aferido pode ser lido diretamente.

Exemplo abaixo:

tecgessexe.jpg.5c211149d4b370e96c48f4b38bca3e3c.jpg

Link para o comentário

Ola caro tecgess! To vendo que não foi curtir o carnaval? Ficou na bancada que nem eu? kkkk Obrigado pela ajuda como sempre, eu estava verificando justamente as tenções na resistência no pr42 porque o pwr vem pelo dreno (se estiver errado me corrija) com 3v e saindo 900mv no source +- e claro chegando ao pr42 e só indo 348mv no pu2 pino 16 com 348mv para ser exato, estava baixando o esquema do pu2 agora mesmo para ver se estava correto no pino 16, estou usando a fumegator para não queimar o pwm, pois não fiz isto no HP LA 4117 queimando o pwm da entrada! Como vc estava me auxiliando e deixei ele de lado por enquanto e que vou mexer novamente. Mas voltando a este problema, eu injetei 5v na linha e não vi nenhum aquecimento dos componentes desta linha, pelo menos os mosfets e pwm não esquentaram, os capacitores e resistores não não tem como ver se aquecem, pelo menos no toque, mas vc acha que esta correto chegar 348mv no pino16  do pu2?

Link para o comentário

O certo e aferir a sua resistência na escala de 200Ω ou 2kΩ mas sempre lembrando que ao aferir a resistência em 200Ω você tem que subtrair o valor da sua resistência de sua ponta de prova  ou retirar a  PL4 do circuito e verificar se as tensões se restabelece.

Mas isso sempre e bom ver  no manual de seu multímetro informado se a necessidade ou não de fazer essa subtração das ponta de prova na escala de 200Ω na escala de 2KΩ o valor aferido pode ser lido diretamente.

Exemplo abaixo:

Eu tenho um minipa  ET-2110 automático, eu acho que ele compensa a resistência. Pelo que estava olhando no esquema da pu2 ( RT8208AGQ ) no pino 16 tem que chegar 900mv esta correto? Injetei 5v PC26

Link para o comentário

Olá tudo bem.....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
esse está sendo meu  sábado de carnaval pulando no bloco dos técnico kkkkkkkk

Sobre ter  348mv no pino 16  do PU2 Resposta #16, ele e um controlador de corrente existe uma equação para você ter um resultado, isso de acordo com datasheet  de RT8208AGQW pagina 10.

Correto não está porque no próprio esquema considerando  a sua saída como (S1)  que e no carregamento  PC185 PC162 e de 0,900 ~ 1.1 Volt (+VCC_DGFX_CORE).

Acho que o mais correto e verificar com osciloscópio a sua freqüência mas para isso temos que ter alguns parâmetro para jogar na formula  que seria o RTon ,Vout  e o VIN.

PR42=RTon

Vout=pino 1 da PU2

Vin =dreno do PQ37 ou PQ36

Mais creio que seu problema não se encontra ai afere todo os pinos da PU2 para poder analisar o circuito como um todo.

Qual a resistência da linha da PL4?

Link para o comentário

Sobre ter injetado tensão no PC26 referente ao pino 9 da PU2 não e um teste muito valido porque no proprio diagrama em bloco do RT8208AGQW você injetou tensão no source do mosfet interno isso de acordo com diagrama em bloco.

O teste seria valido se tivesse com o carregador plugado na placa, tendo verifica se há falta de tensão no pino 9 da PU2  e isolando o pino 9 PU2 no PQ22, porque você estaria injetando (simulando) o sinal de +5V_RUN na placa manualmente.

tecgess3232.jpg.90bbe517826e19d61815129d2bf65e4b.jpg

Link para o comentário

Olá tudo bem.....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
esse está sendo meu  sábado de carnaval pulando no bloco dos técnico kkkkkkkk

Sobre ter  348mv no pino 16  do PU2 Resposta #16, ele e um controlador de corrente existe uma equação para você ter um resultado, isso de acordo com datasheet  de RT8208AGQW pagina 10.

Correto não está porque no próprio esquema considerando  a sua saída como (S1)  que e no carregamento  PC185 PC162 e de 0,900 ~ 1.1 Volt (+VCC_DGFX_CORE).

Acho que o mais correto e verificar com osciloscópio a sua freqüência mas para isso temos que ter alguns parâmetro para jogar na formula  que seria o RTon ,Vout  e o VIN.

PR42=RTon

Vout=pino 1 da PU2

Vin =dreno do PQ37 ou PQ36

Mais creio que seu problema não se encontra ai afere todo os pinos da PU2 para poder analisar o circuito como um todo.

Qual a resistência da linha da PL4?

No bloco dos técnicos foi boa kkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

Você aferiu na escala de 200Ω com referencia para GND , afere em 2KΩ e post os digito depois da virgula.

Teria que dar +ou- 0,055KΩ pelo valor que você passou creio que há curto, essa linha e complicada analisar curto.

Tem razão! Injetar o valor de 5v e a mesma coisa de simular o funcionamento, meu multimetro não tem escala, eu vou retirar a PL4  posto aqui o valor dela.

Link para o comentário

Medindo apenas a PL4 4.0 Ohms ou 0,40k hms esta correto? Medindo em teste de continuidade o pc162 ainda consta como curto! Estou saindo da bancada tecgess, vou buscar minha esposa na cidade, obrigado pela grande ajuda, amanhã eu vou continuar com ela na bancada, bom descanso meu velho.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...