Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak APC UPS600, funciona mas não carrega a bateria

Avalie este tópico:


PMATECH

Posts em destaque

boa tarde!

chegou em minha assistência esse nobreak APC 600, com o seguinte problema:

não funciona. Bem, a bateria estava muito estufada, substituí e voltou a funcionar parcialmente, pois não carrega a bat nova. Ao medir a tensão que chega nos terminais da bateria, verifico 9.58V, que oscila pouco, chegando a 9.9V. Encontrei um mosfet em curto total, um IRF630, que fica "fundo com fundo" de um IRF540Z, que está funcionando. Bem, iria fazer a trocas dos dois mas só encontrei o primeiro...

Não surtiu nenhum efeito, a tensão continua a mesma e não encontro nada aberto ou em curto...

 

obs: dos terminais que alimentam a BAT saem do transformador e tem uma derivação que acredito ir para o circuito que monitora a bateria...

Quando retiro essa derivação, a tensão que chega na bateria muda de 9.58V para 15.6V.

 

Ja fiz: Ressoldas em pontos de solda fria, a troca da bateira e do mosfet IRF630.

 

Depois desses procedimentos, o equipamento está ligando e fica com led amarelo aceso constantemente, indicando que a BAT não foi carregada... mas tem tensão de saída de 115V e quando simulamos a falta de tensão AC entra em modo bateria numa boa...

 

Peço a ajuda para desvendar esse problema... desde já agradeço

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá

Tem um resistor SMD R82 de 10R (2220 é o encapsulamento), já peguei muitos aberto e outra dá uma olhada no fusível da fonte auxiliar ele pode estar aberto.caso esteja bons troca os LM324 q controla o circuito inversor.

 

Pois estou com um no-break do mesmo modelo que quando retiro da rede fica apitando constate. Já troquei bateria

 

se puder me ajudar tbm.

 

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  bom dia. Agradeço a ajuda... esqueci de fechar o tópico pois já consertei o nobreak. Mas vamos lá...

 

O meu caso, tinha 4 resistores de baixo valor que polarizam um transístor que carrega a bateria. Como o mesmo não estava sendo polarizado corretamente, a tensão era de 9.8v.  Substitui os 4 resistores  e voltou a funcionar. Estavam alterados...

 

No seu caso já trocou a bateria e mesmo quando sai do modo de rede não funciona, fica apitando, certo?

 

Verifica se em rede tem tensão nos terminais que carregam a bateria, 13,43V. Caso tenha está ok o circuito de carga. Se não tiver, verifica os dois transístores que estão juntos na linha de carga.

No caso de ter a tensão e não identificar,  pode ser o circuito de presença de rede danificado.

 

Faça os testes e poste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa a tarde,

Então nos terminais da bateria tem tensão 13,5v (com a bat. desconectada e ligado na rede), está carregando, quando retiro da rede entra modo bateria e o circuito inversor funciona normalmente com 100v na saida, mas fica apitando direto, o correto ele da um bipe e depois de alguns segundo ele bipa novamente.

 

Vc sabe me dizer  o circuito q mede amostra de tensão da bateria, pois esse sintomas acontece quando a bateria está esgotando.

 

Esse sintomas de ficar apitando acontece mas só quando a bateria está esgotando, mas no meu caso a Bateria está boa, até ja fiz um teste em outro no break do mesmo modelo. Essa amostra de tensão o microcontrolador q deve medir e mandar para o oscilador , mas não estou conseguindo visualiza esse circuito.

 

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

@javarine ,

Abra um novo topico com a sua duvida

No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito.

Na descrição relate o que voce ja fez.

Como criar seu tópico na área correta?   

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tentaremos ajudar

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Nobreak MCM 600VA UPS0210 Mono Ups One quando entra em modo bateria ele não fornece os 127V da rede. Já testei o LM317, os mosfet e estão todos perfeitos. Refiz todas as soldas mas ele não entra em modo bateria. Gostaria que me dessem uma ajuda pois não tenho nenhuma prática em nobreak.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@javarine 

Abra um novo tópico com a sua duvida, este tópico é sobre um APC e no seu caso um MCM

Novo topico :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No titulo siga o padrão do forum : marca, modelo,nº da placa, defeito.

Na descrição relate o que voce ja fez.

Como criar seu tópico na área correta?   
/

Tentaremos ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...